A GRANDE BARREIRA DE CORAIS: COMO CHEGAR E O QUE FAZER

A Grande Barreira de Corais, ou em inglês The Great Barrier Reef situada na Austrália, é uma das sete maravilhas do mundo, patrimônio mundial da humanidade e uma das maiores estruturas vivas do planeta. Ela é tão imensa que pode ser vista do espaço. E para descrevê-la com mais autenticidade, poderíamos dizer que é um dos lugares mais deslumbrantes do mundo, sem exageros. Nenhuma foto ou vídeo conseguirá transcrever a beleza desse local.

Austrália – Grande Barreira de Corrais

A Barreira estende-se por mais de 2.300 km e esta localizada no estado de Queensland (nordeste da Austrália), é composta por mais de 3 mil recifes de corais; 600 ilhas, incluindo umas das mais famosas a Whitsunday, 300 ilhotas de coral e ilhas costeiras de mangue.

Por ser tão grande, existe a possibilidade de ver e acessar a barreira de muitos locais, mas as principais cidades e pontos de saída dos passeios turísticos são: Cairns, Port Douglas, Airlie Beach e Hamilton Island.

O QUE FAZER?

Partindo dos locais mencionados acima essas são os #10 melhores passeios eleitos pelo Site Oficial de Turismo da Austrália:

  • Mergulhe com snorkel na Ilha Magnetic, na Grande Barreira de Corais (veja mais);
  • Sobrevoe o Heart Reef de avião ou helicóptero (veja mais);
  • Observe tartarugas no Reef HQ Aquarium (veja mais);
  • Pegue uma lancha até a Grande Barreira de Corais (veja mais);
  • Faça um cruzeiro pelo recife Michaelmas Cay e pratique snorkeling em Paradise Reef (veja mais);
  • Sobrevoe as Ilhas Whitsunday de asa-delta (veja mais);
  • Hospede-se em um catamarã de luxo na Grande Barreira de Corais (veja mais);
  • Presencie o nascimento das tartarugas no Heron Island Resort (veja mais);
  • Relaxe na exclusiva Ilha Hayman (veja mais);
  • Fique cara a cara com arraias na Ilha Daydream (veja mais).

Os passeios desta lista são apenas algumas das aventuras que você pode aproveitar na Grande Barreira de Corais.

PRINCIPAIS PONTOS?

QUANDO IR?

Não há tempo “ruim” para visitar a Grande Barreira de Corais. As águas quentes de Queensland são ideais para mergulho o ano todo, no entanto, o clima é melhor entre junho a outubro. Esta alta temporada oferece algumas vantagens importantes para os viajantes. Dezembro a março pode ser desconfortavelmente quente e úmido, especialmente em Whitsundays, Cairns e Port Douglas. Nos meses de inverno (junho-agosto), a água pode ser um pouco fria, mas raramente fica abaixo de 22°C.
A melhor época para mergulho liveaboard é de julho a novembro, embora em Osprey Reef e Horn Norte, os picos de visibilidade são durante junho e setembro. A temporada de baleias é de junho a agosto. (Fonte)

Melhores meses para visitar a Grande Barreira de Corais

Temperaturas na Grande Barreira de Corais

Meses mais populares para visitar a Grande Barreira de Corais

(Fonte)

Dentro deste cenário da Grande Barreira, montamos um roteiro completo partindo de Airlie Beach (veja mais aqui), nossa cidade base, e aproveitamos 8 dias incríveis na região. No sétimo e oitavo dia, consecutivamente, aproveitamos para conhecer uma das maiores estruturas vivas do planeta – pelo ar e pelo mar.

Confira abaixo esses dois dias de foco total na Grande Barreira e suas belezas naturais:

Whitsundays 60 minutes Scenic Flight

Que dia maravilhoso e que surpresa linda! Assim descrevo o voo panorâmico pela Barreira de Corais e pela Whitehaven Beach.

O dia começou mais tarde, pois o transfer passaria às 10h no nosso hotel, e de lá seguiríamos para o aeroporto de onde partem os tours de avião e helicópteros de Airlie Beach. E assim foi feito e começamos nosso roteiro do dia.

Seguimos para o aerporto onde pegaríamos o voo panorâmico. Chegamos às 10h30 e às 11h já estavamos devidamente aparelhados e sentados prontos pro passeio.

O avião de pequeno porte possuía 8 lugares (contando com o piloto e o acompanhante) e estava lotado!

Lugares na janela estavam mais que garantidos, mesmo porque neste tipo de avião todos vão sentadinhos nas janelas para aproveitar tudo (não existe lugares de meio assento).

O avião levantou voo e as belezas começaram a se revelar. Sobrevoamos durante 1 hora todo o percurso entre Airlie Beach, Great Reef Barrier (Barreira de Corais), as demais ilhas do entorno, Hamilton Island e Whitsundays Islands (conjunto de ilhas que abriga Whitehaven Beach, uma das praias mais lindas do mundo e que visitamos dias antes).

Whitsundays Airport – De onde partem os voo turísticos

Avião que nos transportou para o voo panorâmico na Grande Barreira de Corais – Tickets em mãos

Avião que nos transportou para o voo panorâmico na Grande Barreira de Corais

Voo panorâmico – Região de Whitsundays Islands, Airlie Beach e Barreira de Corais

Voo panorâmico – Região de Whitsundays Islands, Airlie Beach e Barreira de Corais

Voo panorâmico – Barreira de Corais

Voo panorâmico – Barreira de Corais

Voo panorâmico – Região de Whitsundays Islands, Airlie Beach e Barreira de Corais

O sobrevoo na Barreira de Corais é algo que nunca vi na vida! Um local único e espetacular! Uma verdadeira pintura e que do alto fica ainda mais lindo de ver!

O pilota sobrevoa os principais pontos duas vezes para que todos os passageiros possam ver com clareza os pontos de interesse do percurso (passageiros da direita e da esquerda do avião).

Foram os dólares mais bem gastos dessa viagem!

Definitivamente é um tour que não pode ser deixado de lado numa eventual visita à região.

Barreira de Corais

Barreira de Corais

Barreira de Corais

Barreira de Corais

Barreira de Corais

Depois de muito contemplarmos esse local lindo, seguimos para o retorno e passamos pelo Hill Inlet, outro ponto espetacular que visitar por terra dias antes.

Whiteheaven Beach

Whiteheaven Beach – Hill Inlet

Whiteheaven Beach – Hill Inlet

Whiteheaven Beach – Hill Inlet

Voo panorâmico – Região de Whitsundays Islands, Airlie Beach e Barreira de Corais

Voo panorâmico – Região de Whitsundays Islands, Airlie Beach e Barreira de Corais

Cenários do voo panorâmico

Cenários do voo panorâmico

Aproximadamente 12h estávamos pousando no aeroporto e seguimos novamente de transfer para nosso hotel. Foi um tour curto, e de menos de meio dia, mas inesquecível! Às 13h já estavamos sentados num restaurante aproveitando o dia e comendo bem.

Retornamos para o hotel e por lá passamos o resto do dia num ócio criativo na piscina.

Estava fechado mais um dia perfeito em Airlie Beach.

Dicas importantes:

  • Tente fazer o passeio próximo do horário de 12h, pois o sol estará no alto e a visibilidade é melhor;
  • Escolha o que melhor couber no seu bolso e gosto. Nós optamos pelo passeio de avião pois era de 1 hora de duração e passava nos dois principais pontos desta região (Barreira de Corais e Whitehaven Beach). Os demais passeios que vi eram mais caros ou com menor tempo de duração no ar;
  • Leve todas câmera que puder (gopro, celular e câmera fotográfica), as imagens lá de cima são espetaculares. Não perca um detalhe se quer!

Como chegar? Existem várias empresa que fazem passeios de avião de pequeno porte e helicópteros (busque informações nas diversas agências do centrinho de Airlie Beach ou veja na recepção do seu hotel/hostel).

Quanto custa? $ 219,00 pp (1 hora de voo –  empresa parceira do hotel) com a empresa GLS Aviation


Great Barrier Reef Half Day Tour

Para o oitavo e último dia de atividades em Airlie Beach fomos conhecer de novo só que agora de perto e pelo mar a barreira de corais (no dia anterior fizemos um voo panorâmico). O tour saiu às 7h do Porto de Airlie Beach e rumou em direção à barreira.

Levamos aproximadamente 2 horas até a base da empresa (Cruise Whitsundays – é a única empresa que opera esse passeio) dentro da Barreira de Corais e assim que chegamos todos já foram direcionados para as atividades que se pre dispuseram a fazer. Uns foram para mergulho avançado, outros para mergulhos de batismo, alguns para o tour no submarino para ver os peixes e corais e muitos foram para o snorkeling.

Área de snorkeling – Grande Barreira de Corais

Passeio de submarino – Grande Barreira de Corais

Passeio de submarino – Grande Barreira de Corais

Este local, que pertence à única operadora que leva até a Barreira de Corais, chama-se Pontoons, e por lá o turista encontra uma estrutura com pontos para todas as atividades que mencionei anteriormente.

O espaço é grande e confortável. Porém se você não faz mergulho de cilindro ou gosta da prática do snorkeling, não aconselharia comprar este passeio (compramos o de half day), uma vez que as atividades por lá são basicamente estas que mencionei anteriormente.

Pontoons

Pontoons

Pontoons

Pontoons

Permanecemos no local de 9h até às 11h30. Dentro do barco todo o conforto e atendimento merece destaque. Nos foi servido um café (café e leite à vontade, mais biscoitos e frutas). Às 11h30 saímos em direção à Airlie Beach e logo após sairmos do Pontoons, nos foi servido um belo almoço. Tudo muito caprichado e farto.

Dependências do barco – Grande Barreira de Corais

Almoço no barco – Grande Barreira de Corais

Passamos pelas Whitsundays Islands novamente e em torno das 14h já estávamos no Porto de Airlie Beach desembarcando. Seguimos, então, a pé até o centrinho, perdemos um tempo por lá olhando lojas e continuamos até nosso hotel. Como era noite de virada de ano, fomos descansar para a noite retornar ao centro e ver os fogos na praia.

Ainda aproveitamos os últimos minutos de piscina e cerveja no hotel. Chegada à noite, jantamos no restaurante do próprio hotel, pois quase tudo já estava fechado e seguimos de bus até o centro. Vimos os fogos tímidos da virada do ano e depois da festa retornamos ao hotel para fechar nosso roteiro na região.


Como chegar na Great Barrier Reef pelo mar? Empresa Cruise Whitsundays (única que opera nesta rota)

Quanto custa? $199 pp (half day) ou 245,00 (full day)


Links Importantes:

Great Barrier Reef  (site oficial Austrália)

Dicas úteis sobre turismo na Austrália (site oficial)

Great Barrier Reef Website

Hamilton Island (site oficial)

Cruise Whitsundays

Tour Whitsundays (site oficial)

Reef Star Cruises (tours de barco em Airlie Beach)

Depto de Transporte de Queensland

Airlie Beach e Proserpine – Bus Services

Airlie Beach – Turismo

Whitehaven Beach – Turismo


Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você nos ajuda a cobrir os custos do blog SEM GASTAR NADA A MAIS POR ISSO, já que receberemos parte da comissão desses afiliados. Todos ganham! 

Reserve seu hotel pelo Booking ou Decolar

Alugue seu carro com a RentalcarsRentcars ou Decolar

Compre sua passagem aérea com o VoopterLatam ou Decolar

Adquira seu seguro viagem com a Seguro Viagem Allianz ou Decolar

Adquira seu chip internacional com a Travel Mobile

Faça seu roteiro personalizado com nossa consultoria

Saiba mais em: Contato SOUL Viajero

CONFIRA OUTROS POSTS

ROTEIRO DE 3 DIAS EM QUIOTO E NARA Kinkakuji Temple ( The Golden Pavilion) Se eu incluísse um ranking dos locais que visitei no Japão e que mais gostei, com certeza, no topo da list...
ROTEIRO DE 2 DIAS EM OSLO Oslo é a capital e maior cidade da Noruega. Está localizada no sudeste do país. Foi fundada em 1048 e em 1624 a cidade foi imensamente destruída p...
ROTEIROS EM SALVADOR Ritmos da Diversidade em 3 dias e 2 noites: Para começar, nada melhor do que um delicioso banho de mar em uma das mais famosas praias de Salvad...
OS 10 MELHORES PASSEIOS DA ILHA – MORRO DE S... O sol brilha para todos, mas em Morro ele brilha muito mais! Confira abaixo os 10 melhores passeios em Morro de São Paulo: Um pouco de h...

FORMULÁRIO DE CONTATO/CONTACT FORM

Fields marked with an * are required

2 ideias sobre “A GRANDE BARREIRA DE CORAIS: COMO CHEGAR E O QUE FAZER

  • Parabéns pelo artigo!!! Muito útil, prático e como ainda não conheço o lugar, pra mim supriu todas as minhas dúvidas e curiosidades!!! Espero conseguir planejar uma viagem em breve para esse lugar incrível!!! Certamente entrarei em contato com você Grazi!!! 😘

    • Olá Greice. Muito obrigada pelo comentário. Espero mesmo ter ajudado na sua escolha. Quando precisar de mais informações, só entrar em contato. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *