A Grande Barreira de Corais, Austrália
Como chegar e O que fazer na Grande Barreira de Corais, Austrália
A Grande Barreira de Corais, ou em inglês The Great Barrier Reef situada na Austrália, é uma das sete maravilhas do mundo, patrimônio mundial da humanidade e uma das maiores estruturas vivas do planeta. Ela é tão imensa que pode ser vista do espaço. E para descrevê-la com mais autenticidade, poderíamos dizer que é um dos lugares mais deslumbrantes do mundo, sem exageros. Nenhuma foto ou vídeo conseguirá transcrever a beleza desse local.
- – Como chegar: Por ser tão grande, existe a possibilidade de ver e acessar a barreira de muitos locais, mas as principais cidades e pontos de saída dos passeios turísticos são: Cairns, Port Douglas, Airlie Beach e Hamilton Island, Austrália.
- – O que fazer: Whiteheaven Beach – Hill Inlet, Scenic Flight – Whitsundays Islands, Airlie Beach e Grande Barreira de Corais, Austrália
- – Quanto custa? $ 219,00 pp (1 hora de voo)…
- Veja mais detalhes em nosso conteúdo abaixo

A Grande Barreira de Corais Australiana estende-se por mais de 2.300 km e esta localizada no estado de Queensland (nordeste da Austrália), é composta por mais de 3 mil recifes de corais; 600 ilhas, incluindo umas das mais famosas a Whitsunday, 300 ilhotas de coral e ilhas costeiras de mangue.
O que fazer na Grande Barreira de Corais, Austrália?
Partindo dos locais mencionados acima essas são os #10 melhores passeios eleitos pelo Site Oficial de Turismo da Austrália:
- Mergulhe com snorkel na Ilha Magnetic, na Grande Barreira de Corais, Austrália (veja mais);
- Sobrevoe o Heart Reef de avião ou helicóptero (veja mais);
- Observe tartarugas no Reef HQ Aquarium (veja mais);
- Pegue uma lancha até a Grande Barreira de Corais, Austrália (veja mais);
- Faça um cruzeiro pelo recife Michaelmas Cay e pratique snorkeling em Paradise Reef (veja mais);
- Sobrevoe as Ilhas Whitsunday de asa-delta (veja mais);
- Hospede-se em um catamarã de luxo na Grande Barreira de Corais, Austrália (veja mais);
- Presencie o nascimento das tartarugas no Heron Island Resort (veja mais);
- Relaxe na exclusiva Ilha Hayman (veja mais);
- Fique cara a cara com arraias na Ilha Daydream (veja mais).
Os passeios desta lista são apenas algumas das aventuras que você pode aproveitar na Grande Barreira de Corais, Austrália.
Quais os principais pontos?
- De cima, passeio pelas ilhas (veja mais);
- Com pés-de-pato e traje de mergulho (veja mais);
- Com vento nas velas (veja mais);
- Respirando o ar da floresta tropical (veja mais);
- Com a adrenalina bombando (veja mais).
Quando ir para Grande Barreira de Corais, Austrália?
Não há tempo “ruim” para visitar a Grande Barreira de Corais. As águas quentes de Queensland são ideais para mergulho o ano todo, no entanto, o clima é melhor entre junho a outubro. Esta alta temporada oferece algumas vantagens importantes para os viajantes. Dezembro a março pode ser desconfortavelmente quente e úmido, especialmente em Whitsundays, Cairns e Port Douglas. Nos meses de inverno (junho-agosto), a água pode ser um pouco fria, mas raramente fica abaixo de 22°C.
A melhor época para mergulho liveaboard é de julho a novembro, embora em Osprey Reef e Horn Norte, os picos de visibilidade são durante junho e setembro. A temporada de baleias é de junho a agosto. (Fonte)
(Fonte)
Dentro deste cenário da Grande Barreira, montamos um roteiro completo partindo de Airlie Beach (veja mais aqui), nossa cidade base, e aproveitamos 8 dias incríveis na região. No sétimo e oitavo dia, consecutivamente, aproveitamos para conhecer uma das maiores estruturas vivas do planeta – pelo ar e pelo mar.
Confira abaixo esses dois dias de foco total na Grande Barreira e suas belezas naturais:
Whitsundays 60 minutes Scenic Flight
Que dia maravilhoso e que surpresa linda! Assim descrevo o voo panorâmico pela Barreira de Corais e pela Whitehaven Beach, Austrália.
O dia começou mais tarde, pois o transfer passaria às 10h no nosso hotel, e de lá seguiríamos para o aeroporto de onde partem os tours de avião e helicópteros de Airlie Beach. E assim foi feito e começamos nosso roteiro do dia.
Seguimos para o aeroporto onde pegaríamos o voo panorâmico. Chegamos às 10h30 e às 11h já estavamos devidamente aparelhados e sentados prontos pro passeio.
O avião de pequeno porte possuía 8 lugares (contando com o piloto e o acompanhante) e estava lotado!
Lugares na janela estavam mais que garantidos, mesmo porque neste tipo de avião todos vão sentadinhos nas janelas para aproveitar tudo (não existe lugares de meio assento).
O avião levantou voo e as belezas começaram a se revelar. Sobrevoamos durante 1 hora todo o percurso entre Airlie Beach, Great Reef Barrier (Barreira de Corais), as demais ilhas do entorno, Hamilton Island e Whitsundays Islands (conjunto de ilhas que abriga Whitehaven Beach, uma das praias mais lindas do mundo e que visitamos dias antes).
O sobrevoo na Barreira de Corais é algo que nunca vi na vida! Um local único e espetacular! Uma verdadeira pintura e que do alto fica ainda mais lindo de ver!
O pilota sobrevoa os principais pontos duas vezes para que todos os passageiros possam ver com clareza os pontos de interesse do percurso (passageiros da direita e da esquerda do avião).
Foram os dólares mais bem gastos dessa viagem!
Definitivamente é um tour que não pode ser deixado de lado numa eventual visita à região.
Depois de muito contemplarmos esse local lindo, seguimos para o retorno e passamos pelo Hill Inlet, outro ponto espetacular que visitar por terra dias antes.
Aproximadamente 12h estávamos pousando no aeroporto e seguimos novamente de transfer para nosso hotel. Foi um tour curto, e de menos de meio dia, mas inesquecível! Às 13h já estavamos sentados num restaurante aproveitando o dia e comendo bem.
Retornamos para o hotel e por lá passamos o resto do dia num ócio criativo na piscina.
Estava fechado mais um dia perfeito em Airlie Beach.
Dicas importantes:
- Tente fazer o passeio próximo do horário de 12h, pois o sol estará no alto e a visibilidade é melhor;
- Escolha o que melhor couber no seu bolso e gosto. Nós optamos pelo passeio de avião pois era de 1 hora de duração e passava nos dois principais pontos desta região (Barreira de Corais e Whitehaven Beach). Os demais passeios que vi eram mais caros ou com menor tempo de duração no ar;
- Leve todas câmera que puder (gopro, celular e câmera fotográfica), as imagens lá de cima são espetaculares. Não perca um detalhe se quer!
Como chegar? Existem várias empresa que fazem passeios de avião de pequeno porte e helicópteros (busque informações nas diversas agências do centrinho de Airlie Beach ou veja na recepção do seu hotel/hostel).
Quanto custa? $ 219,00 pp (1 hora de voo – empresa parceira do hotel) com a empresa GLS Aviation
Great Barrier Reef Half Day Tour
Para o oitavo e último dia de atividades em Airlie Beach fomos conhecer de novo só que agora de perto e pelo mar a barreira de corais (no dia anterior fizemos um voo panorâmico). O tour saiu às 7h do Porto de Airlie Beach e rumou em direção à barreira.
Levamos aproximadamente 2 horas até a base da empresa (Cruise Whitsundays – é a única empresa que opera esse passeio) dentro da Barreira de Corais e assim que chegamos todos já foram direcionados para as atividades que se pre dispuseram a fazer. Uns foram para mergulho avançado, outros para mergulhos de batismo, alguns para o tour no submarino para ver os peixes e corais e muitos foram para o snorkeling.
Este local, que pertence à única operadora que leva até a Barreira de Corais, chama-se Pontoons, e por lá o turista encontra uma estrutura com pontos para todas as atividades que mencionei anteriormente.
O espaço é grande e confortável. Porém se você não faz mergulho de cilindro ou gosta da prática do snorkeling, não aconselharia comprar este passeio (compramos o de half day), uma vez que as atividades por lá são basicamente estas que mencionei anteriormente.
Permanecemos no local de 9h até às 11h30. Dentro do barco todo o conforto e atendimento merece destaque. Nos foi servido um café (café e leite à vontade, mais biscoitos e frutas). Às 11h30 saímos em direção à Airlie Beach e logo após sairmos do Pontoons, nos foi servido um belo almoço. Tudo muito caprichado e farto.
Passamos pelas Whitsundays Islands novamente e em torno das 14h já estávamos no Porto de Airlie Beach desembarcando. Seguimos, então, a pé até o centrinho, perdemos um tempo por lá olhando lojas e continuamos até nosso hotel. Como era noite de virada de ano, fomos descansar para a noite retornar ao centro e ver os fogos na praia.
Ainda aproveitamos os últimos minutos de piscina e cerveja no hotel. Chegada à noite, jantamos no restaurante do próprio hotel, pois quase tudo já estava fechado e seguimos de bus até o centro. Vimos os fogos tímidos da virada do ano e depois da festa retornamos ao hotel para fechar nosso roteiro na região.
Como chegar na Great Barrier Reef Australiana pelo mar? Empresa Cruise Whitsundays (única que opera nesta rota)
Quanto custa? $199 pp (half day) ou 245,00 (full day)
Links Importantes
- Great Barrier Reef (site oficial Austrália)
- Dicas úteis sobre turismo na Austrália (site oficial)
- Great Barrier Reef Website
- Hamilton Island (site oficial)
- Cruise Whitsundays
- Tour Whitsundays (site oficial)
- Reef Star Cruises (tours de barco em Airlie Beach)
- Depto de Transporte de Queensland
- Airlie Beach e Proserpine – Bus Services
- Airlie Beach – Turismo
- Whitehaven Beach – Turismo
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.
Parabéns pelo artigo!!! Muito útil, prático e como ainda não conheço o lugar, pra mim supriu todas as minhas dúvidas e curiosidades!!! Espero conseguir planejar uma viagem em breve para esse lugar incrível!!! Certamente entrarei em contato com você Grazi!!! ?
Olá Greice. Muito obrigada pelo comentário. Espero mesmo ter ajudado na sua escolha. Quando precisar de mais informações, só entrar em contato. Grande abraço.
Oi, Graziela
O submarino tá incluso no valor do barco? Fiquei com essa dúvida. Obrigada
Olá Andressa. Obrigada pelo comentário. Sim, o submarino (passeio para ver os corais através de um barco com chão de vidro) está incluso no tour até o Pontoons. Essa é uma atividade extra que quando você chega no local é oferecida (e você faz se quiser). Se tiver mais dúvidas só nos mandar mensagem. Grande abraço