
Adelaide, Austrália: Explore o Roteiro de Final de Semana : Atrações
Explore o Roteiro de Final de Semana. Adelaide a cidade é vibrante e possui uma cultura rica e cheia de Atrações.
Localizada na costa sul, Adelaide é a 5ª cidade mais populosa da Austrália com cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Capital do estado de South Australia, a cidade é vibrante e possui uma cultura rica e cheia de atrações. Em 2017, South Australia foi nomeada a quinta região mais amável do mundo pelo guia de viagens Lonely Planet. Este estado australiano foi a única “convict-free” colônia, sendo estabelecida como um assentamento populacional de imigração voluntária.
Adelaide rapidamente tornou-se conhecida como a “Cidade das Igrejas”, pois possui um grande número de igrejas erguidas na cidade.
Adelaide também é conhecida como “the opal mining capital of the world” (a capital mundial de opala – uma conhecida pedra preciosa).
South Australia foi nomeada a quinta região mais amável do mundo em 2017 pelo guia de viagens Lonely Planet.
Clima
Adelaide tem invernos suaves e um verão quente e seco. Tem temperatura máxima média de 29° C no verão e 15 – 16 ° C no inverno.
Verão (dezembro a fevereiro)
Durante o verão, as temperaturas médias variam de 16,7 a 28,6° C e a chuva é esparsa. Ocasionalmente, as temperaturas podem subir até 40° C. Adelaide desfruta da umidade mais baixa de qualquer cidade australiana.
Outono (março a maio)
No outono, o clima é agradável, com temperaturas médias entre 12,7 – 22,7° C e muito pouca chuva. A cidade e o campo assumem um tom vermelho, laranja e dourado.
Inverno (junho a agosto)
No inverno, as temperaturas médias caem para entre 8 – 16° C, e as geadas são comuns nas proximidades de Adelaide Hills. Junho é o mês mais chuvoso, no entanto Adelaide é a mais seca de todas as capitais australianas.
Primavera (setembro – novembro)
Primavera vê o clima aquecer com temperaturas médias entre 11,8 – 22° C. A precipitação é baixa, mas as noites podem ser bastante rápidas, uma vez que as temperaturas caem rapidamente. (fonte)
Os locais próximos para visitar em Adelaide e proximidades:
- Adelaide Hills: 20 minutos
- Barossa Valley: 1 hora
- Clare Valley: 1 hora e 50 minutos
- Eyre Península: 7 horas e meia
- Fleurie Peninsula: 40/50 minutos
- Kangoroo Island: 30 minutos de avião ou 45 minutos de ferry (saída de Cape Jervis na Fleurie Peninsula)
- McLaren Vale: 40 minutos
- Yorke Península: 1 hora e meia
Confira todos os mapas e brochuras acessando o site oficial de South Australia.
E depois de uma breve explicação sobre a cidade e seu estado, vamos ao nosso roteiro de 2 dias e meio. Confira as dicas de locais para visitar em uma das cidades que mais gostamos de conhecer na Austrália.
# 1 dia: Chegada, City Centre, Central Market e Chinatown
O primeiro dia começou com a nossa chegada num voo que deixou Sydney às 3 da tarde e aterrissou na capital do estado de South Australia, aproximadamente, às 17h. Pegamos nosso carro alugado e partimos para o hotel no centro da cidade. Levamos mais ou menos 15 minutos até o estacionamento do hotel. Deixamos o carro, fizemos chack in e partimos para o reconhecimento da cidade.
Como havíamos escolhido um hotel bem central (North Terrace), saímos a pé e todos os pontos que percorremos estavam a no máximo 15/20 de caminhada. Nossa rota do primeiro dia foi:
— Saímos da North Terrace, onde está a universidade e também os principais museus da cidade, e seguimos para o Rundle Mall;
— Percorremos a Rundle Mall, shopping ao ar livre com mais de mil lojas, e a passamos pela loja e fábrica de chocolates Haigh’s, uma das mais famosas no país;
— Seguimos pela rua King William, uma das artérias da cidade, observando a arquitetura de Adelaide até a Victoria Square.
— Passamos pela Victoria Square, praça considerada o coração de Adelaide. Neste local está a Catedral de São Francisco Xavier.
— Terminamos o dia na Gouger Street, que é um dos hubs gastronômicos de Adelaide, principalmente entre os restaurantes com influência asiática assumida. Lá encontramos a ChinaTown de Adelaide e também o mercado central da cidade, o Central Market.
Depois de percorrer esses pontos principais do centro retornamos para perto do nosso hotel e fechamos o dia com um jantar em um dos pubs locais.
Review de hotel: Ibis Styles Adelaide Grosvenor
Hotel simples e com estrutura compacta, porém com uma ótima localização. O estacionamento não é gratuito e eles cobram $20 por noite. O quarto é pequeno e relativamente confortável.
Pagamos $139 (dólares australianos) para um apartamento com cama de casal e banheiro por duas noites.
#2 dia: Península Yorke e Pôr do Sol em Glenelg
Como bons exploradores e ansiosos por ver tudo num único final de semana, partimos no nosso segundo dia para conhecer umas das muitas penínsulas que a região de Adelaide possui. Havíamos lido ótimos reviews e comentários da Península Eyre, porém como está a 6 horas de carro da cidade de Adelaide, optamos por uma mais próxima, a Península Yorke.
Saindo da capital de South Austrália até a pontinha extrema desta península o tempo estimado é de 3 hora e meia. Mas como queríamos conhecer o litoral e não ir direto para o final desta península acabamos demorando mais do que este tempo.
Saímos de Adelaide por volta das 10h30 da manhã e depois de quase 2 horas rodando pelas estradas chegamos na entrada da península. Durante todo o dia percorremos pontos importantes do mapa e alguns extras que encontramos no decorrer do percurso. Nossa rota foi a seguinte:
Durante nossa rota na Península Yorke percorremos os seguintes pontos e cidades:
- Port Clinton
- Prince
- Ardrossan
- Port Vincent
- Stansbury
- Edithburgh (local onde almoçamos)
- Sturt Bay
- Foul Bay
- Pink Lakes
- Marion Bay
- Innes National Park
E retornamos pela Yorke Spencer Highway cortando a parte interna da Península. Na ida fizemos o trajeto todo pela costeira.

E como bons aventureiros, ainda não estávamos satisfeitos, queríamos mais. Depois de retornamos à cidade de Adelaide, seguimos para ver o pôr do sol no píer da mais famosa praia desta cidade, Glenelg Beach. Depois de caminharmos e aproveitamos o final do dia com um lindo céu, seguimos para a Jetty Road, um dos palcos da cena gastronômica da região, com uma variedade tentadora de restaurantes. Foi por lá que encerramos nosso dia intenso e aproveitando de um ótimo jantar.
Algumas praias famosas em Adelaide para o visitante aproveitar:
- Glenelg Beach: principal e mais conhecida, esta praia é cheia de entretenimento e restaurantes)
- Brighton Beach: se o visitante está procurando por algo mais calmo)
- Henley Beach: foi recentemente reformulada, conta com uma gama grande de lojas, cafés e bares)
- Grange Beach: tem o clima de vila
- Semaphore Beach: uma praia segura e em períodos mais quentes possui uma feira com atrações














#3 dia: Barossa Valley, Adelaide Hills e Hahndorf
O último dia em Adelaide dedicamos ao pecado da gula e fomos conhecer a região de Barossa Valley, Adelaide Hills e Hahndorf – um bairro tipicamente alemão.
Deixamos o hotel em Adelaide por volta das 10 da manhã e seguimos para o Barossa Valley, uma hora, aproximadamente, de viagem de carro. Seguimos estrada a fora e logo já estávamos nos deleitando com as vistas mais lindas desta região.
Percorremos algumas estradinhas de terra no entorno dos vinhedos e logo já estávamos acessando a Seppeltsfield Road, rua ladeada de palmeiras que tem dez quilômetros e 15 vinícolas abertas ao público. A nossa primeira parada foi na vinícola que dá nome à estrada, Seppeltsfield Winery.
Após conhercemos a requintada vinícola partimos para a próxima atração: a Saltram Wine Estate. Por lá encontramos um cellar door mais simples, porém tão lindo quanto a primeira vinícola. Neste local ficamos um pouco mais pois aproveitamos para um café com pedaço de bolo.
Depois de alguns minutos, seguimos caminho agora para mais um local de interesse: Barossa Sculpture Park. Este local vale menos pelas esculturas em pedra e mais pela vista do topo de uma das colinas para os vinhedos abaixo.
Satisfeitos com a vista, continuamos nossa rota e dirigimos em direção à última vinícola do dia, e também uma das mais antiga: Jacob’s Creek. Esta é uma das maiores vinícolas da região, com garrafas de bom custo-benefício. Por lá também é possível fazer piqueniques e passeios de bicicleta pelos vinhedos. O local é realmente lindo!
Como não tínhamos muito tempo, percorremos somente 3 vinícolas e elencamos estas as mais importantes da região. Procuramos opiniões sobre alguns locais interessantes e estas foram as escolhidas para o tempo que tínhamos. Caso você tenha mais dias, visite mais pontos de interesses, a região é muito bonita e acreditamos que tenham muitos outros locais igualmente interessantes para ver.
Após a visita à Barossa Valley, seguimos em direção à Adelaide Hills e o bairro de Hahndorf. Nossa última parada neste final de semana e local escolhido para almoçarmos.
Levamos aproximadamente 1 hora entre Barossa e o bairro alemão – Hahndorf. Paramos nosso carro numa rua adjacente e percorremos o centrinho (Main Street), para sentir o clima local. Depois de satisfeitos com a caminhada seguimos para um restaurante alemão e nos deleitamos com uma bela cerveja de mesma origem e um prato típico.
Depois dessa visita estava finalizada nossa rota intensa de 2 dias e meio em Adelaide e região. Seguimos nosso caminho para o aeroporto e retornamos à Sydney.
O que fazer em Adelaide Hills segundo o guia oficial do local:
- Ver coalas
- Fazer passeios para colheita de frutas
- Mount Lofty Summit, Crafers
- Amy Gillett Bikeway
- Ver as folhas de outono
- The Cedars, Hahndorf
- Hahndorf – Main Street
- Festival de Vinhos e Vinhedos
- National Motor Museum, Birdwood
- Village of Stirling
Outros locais interessantes para visitar
Por termos somente um final de semana, não conseguimos visitar todas as atrações que a cidade e arredores têm para oferecer, porém abaixo indicamos alguns pontos que nos parecem interessantes e podem complementar o roteiro:
- Port Adelaide
- Limestone Coast
- McLaren Vale
- Eyre Peninsula
- Kangaroo Island
Links Importantes
Lugares para visitar na Yorke Península
Lugares para visitar na Eyre Península
Site Oficial da Região de Adelaide Hills
Passeio de balão em Barossa Valley
Site Oficial da Cidade de Adelaide
Transporte Público em Adelaide
Site Oficial do Estado de South Australia
Site Oficial do Adelaide Central Market
Site Oficial da Fábrica de Chocolates Haigh’s
Shark Cage – Calypso Star Charters
Swim with Sea lions – Calypso Star Charters
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar porque esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.