San Gimignano
Bate-volta saindo de Florença
San Gimignano é o estilo de cidadela que foi feita pra o viajante passar um belo sábado ou domingo em meio à paisagem da Toscana.
Um pedacinho de mundo medieval, cercado de natureza, com um ar familiar e com arquitetura única.
Se você estiver por um tempo maior em Firenze (Florença), definitivamente, vá conhecer San Gimignano!
As 15 torres desse morro, rodeado por uma muralha, dá a impressão que você está numa Manhattan Medieval.
Então vamos conhecer um pouco dessa Manhattan italiana.
O bate-volta para San Gimignano começa na estação de ônibus regional, a mesma estação que saem os ônibus pra Siena (veja também post sobre um dia em Siena).

Aliás é a mesma estação de ônibus e o mesmo ônibus, pois este passa antes numa cidade chamada Poggibonsi que é a “base” para o transporte público para San Giminagno.
Quando você compra a passagem de bus para esta picola (pequena) città (cidade) este passe te dá direito a dois trajetos de ônibus, o primeiro de Firenze até Poggibonsi e o segundo de Poggibonsi até San Gimignano.

Você vai de bus até Poggibonsi e depois lá na estação de trem você pega um outro ônibus pra San Gimignano.
O mesmo trajeto é feito para o retorno.

São aproximadamente 2 horas pra ir e 2 horas pra voltar, contando todo o trajeto.
Valor da passagem de ônibus: 6,80 euros ida e 6,80 euros volta
Chegando em San Gimignano você “desce” do ônibus no ponto em uma das portas de entrada da cidade, a porta San Giovanni. Por ser uma cidade murada, existem várias “portas” no entorno da cidade.

Chegando à cidade entrei pelo portão citado e logo comecei a me ambientar.
De cara a cidadezinha já encanta. A primeira rua a percorrer é a Via San Giovanni, via de mesmo nome da porta de entrada. Nessa rua você já dá de cara com dezenas de lojinhas é restaurantes.
Subi a rua admirando cada pedacinho e tirando muitas fotos.
Fui andando junto com o fluxo de pessoas e logo já estava na Piazza della Cisterna, uma praça central e que também tem alguns restaurantes, lojas e gelaterias.
Continuei em direção à Piazza del Duomo. Nesse momento eu tentava encontrar um centro de informações turísticas para pegar um mapa e continuar o passeio. Encontrei o centro de infos nesta praça.
Coletei um mapa, aliás um belo mapa, com muita informação e comecei a conhecer os principais pontos de interesse de San Gimignano.

Comecei pela Piazza del Duomo e percorri alguns dos seus pontos, com o Palazzo Comunale, Museo D’Arte Sacra e o Duomo. Depois parti para algumas fotos na Piazza della Cisterna e segui “me perdendo pelas ruas da cidade”.
Segui pela Via del Castello e entrei em uma pequena rua onde levava para o Punto Panorâmico, um belo local para tirar algumas fotos da região da Toscana e sua bela natureza.

Caminhei despretensiosamente e cheguei à Porta dele Fonti. Caminhei mais um pouco e logo estava novamente na Piazza dela Cisterna, porque nesse momento a fome havia chegado e era hora de uma parada técnica para o almoço.
Um descanso merecido de 1 hora mais ou menos e logo já estava na ativa, pronta para mais caminhada pela cidade medieval murada.
Voltei a Piazza del Duomo e passeios pelos seguintes pontos: Torre Salvucci Maggiore, caminhei pelas ruas até chegar ao Museu del Vinho, e continuei passeando e curtindo as ruas e cenários da cidadela até chegar à Porta S. Jacopo, algumas fotos mais e segui para uma passeggiata (passeio) pelo caminho que contorna o muro. Que por sinal aconselho muito! Não fique somente dentro das dependências da mura, faça, também, um passeio do lado de fora. Algumas belas paisagens se revelam.

Contornei grande parte e retornei ao centro da cidade por uma das portas. Segui para a Piazza del Duomo novamente e fiquei por ali alguns minutos até sentir que já era hora de partir.
Nesse passeio por San Gimignano com o mapa em mãos consegui ver muitos pontos de interesse indicados pelo mapa oficial da cidade. Veja abaixo os pontos indicados:
- Palazzzo Comunale;
- Musei D’Arte Sacra;
- Duomo o Basílica di Santa Maria Assunta;
- Chies adi S. Lorenzo in Ponte;
- Casa di S. Fina;
- Palazzo Vecchio del Podesta;
- Propositura;
- Rocca di Montestaffoli;
- Chiesa do S. Bartolo;
- Chiesa di S. Agostino;
- Chiesa di S. Pietro in Forliano;
- Fonti Medieval;
- Ex Convento di S. Chiara;
- Resti della Chiesa di S. Francesco;
- Museu Ornitologico;
- Chiesa e Convento di San Girolamo;
- Museu del Vino;
- Celtis Australias, Celtide e Bagolaro;
- Taxus baccata, Tassoo Nasso, Intasso;
- Passeggiata lungo le Mura 2º Cinta Muraria;
- Arte Contemporanea in Città.
Findo o passeio fui para o ponto de ônibus na Porta San Giovani. O único problema para voltar foi o horário do ônibus, pois como escolhi um domingo para visitar a cidade, eram poucas opções de horários. Fiquei esperando mais de 1 hora para que pudesse “descer” a cidade até a estação de Poggibonsi para enfim retornar à Firenze.

Dica: fique atento e informe-se sobre horário dos ônibus de ida e volta no trecho Poggibonsi – San Gimignano.
Via Francigena
Pense em férias diferentes caminhando ou dirigindo por partes dessa rota de peregrinação medieval que liga Cantuária a Roma. Na Toscana central, a rota passa nos arredores ou atravessa San Gimignano, Monteriggioni, San Quirico d’Orcia e Radicófani, entre outras cidades. A Globalmap publica o excelente mapa de caminhada Via Francigena in Toscana, com rotas detalhadas e informações sobre acomodação para peregrinos. Você o encontrará em escritórios de turismo e em livrarias da região. Ou acesse: site para mapas e coordenadas de GPS. (Fonte: Lonely Planet – Itália)

Confira, também, os demais posts sobre cidades e dicas na Itália:
> ROTEIO DE 1 DIA EM PISA E LUCCA
> ROTEIRO DE BATE-VOLTA À CINQUE TERRE
> ROTEIRO DE BATE-VOLTA À FORTE DEI MARMI
> ROTEIRO DE 1 DIA EM CORTONA E AREZZO
> ROTEIRO DE 1 DIA E MEIO EM MILÃO
Links Importantes
Roteiros Recentes
Confira viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.