Siena
Roteiro de bate-volta saindo de Florença
Os deslocamentos na Europa são feitos de maneira muito tranquila e organizada. Então, pensar em fazer roteiros de bate e volta pelas cidades é algo muito fácil.
Na Itália, na região da Toscana, o ideal é ficar em Firenze (Florença) e fazer essas day trips organizando os dias e os melhores transportes.
Um bate e volta interessante à partir de Firenze é para a cidade de Siena!
A visita à esta cidade pode ser feita de carro, trem ou ônibus. Vale avaliar o que é melhor para você e para grupo, caso esteja com um. E para quem não está de carro e vai usar o transporte público a melhor opção é o ônibus.
Primeiro porque o ônibus para bem no centro histórico e o turista não precisa pegar outro transporte, ao contrário do trem que para um pouco mais longe, e segundo porque é muito tranquila a viagem e é mais barata que o trem ou o carro.
Valor do ônibus para Siena: 15,60 euros ida e volta (andata e ritorno em italiano).
São muitas opções de horários, então não é necessária uma reserva ou compra prévia. Basta ir a estação de ônibus (Autostazione BusItalia) que fica ao lado da principal estação de trem de Firenze (Firenze S. Maria Novella) e compre na hora o ticket para Siena. As bilheterias aceitam dinheiro e cartão.
Após a compra informe-se de onde sai o ônibus, lembrando que é super fácil achar, porque a estação é bem pequena.
Existem dois tipos de ônibus para Siena: o rápido (1h10) e o mais lento (1h40). Fica a critério do viajante saber o que prefere. Pergunte no guichê na hora da compra. Caso não tenha preferência por nenhum, faça como eu, chegue e compre o primeiro que estiver saindo!
Eu peguei o ônibus das 9h40 e cheguei à Siena às 11h20. O ônibus saiu na hora marcada, pontualmente às 9h40!
Chegando à Siena é ainda mais fácil se localizar e achar o centro histórico, ou melhor o ponto central da cidade: a Piazza del Campo.
Desça do ônibus e siga em direção ao fluxo de pessoas, logo encontrará a Via Bachi di Sotto. Nesta via você vai encontrar muitas lojas e é através de suas transversais que você acessa a Piazza principal da cidade de Siena.

Ande um pouco por ela e logo verá placas indicativa dos pontos turísticos principais.

“Desça” em direção e a Piazza del Campo por uma das muitas “ruelas” que fazem a ligação da via com a praça e comece seu roteiro do dia.
Sempre que chego a uma cidade para roteiros de 1 ou mais dias, vou ao escritório de turismo e informações e pego um mapa. Desta vez também fiz isso mas pra minha surpresa o mapa da cidade custava 1 euro. Caso queira adquira, caso não queira pagar sugiro que baixe na internet algum mapa turístico e leve consigo.
Sugestão: Passeios na Toscana (baixe o mapa de Siena e outros diversos que têm neste site)
Depois de situado e com mapa na mão comece a explorar cada cantinho desta cidade linda.
Meu roteiro começou na Piazza del Campo e percorri os seguintes pontos: Palazzo Pubblico, Torre del Magia e Fonte Gaia. Todos esses locais ficam na praça.
Não entrei nem no Palazzo nem na Torre, por escolha mesmo, mas caso queira entrar muitos blogs sugerem comprar um passe chamado OPA Pass. Verifique a melhor opção para você e compre antecipadamente.
Passaporte de museus em Siena:
OPA SI PASS – válido por 3 dias, dá acesso ao Duomo, Libreria Piccolomini, Museo dell’Opera, Battistero di San Giovani, Cripta e Oratorio di San Bernardino. Custa 12 euro entre março e outubro e 8 euros entre novembro e fevereiro;
SIA ESTATE – esse passaporte de verão inclui as entradas do Museo Civico, Complesso Museale Santa Maria della Scala, Museo dell’Opera, Battistero di San Giovanni, Oratorio di San Bernardino e Chiesa di San Agostino. Custa 7 euros e é válido por 7 dias entre 15 de março e 31 de outubro;
SIA INVERNO – dá acesso ao Museo Civico, Complesso Museale Santa Maria della Scala, Museo dell’Opera e Battistero di San Giovanni. Custa 14 euros e é válido por 7 dias entre 1 de novembro e 14 de março.
Outros dois ingressos combinados estão disponíveis: Museo Civico e Torre del Mangia (13 euros) e Museo Civico e Complesso Santa Maria della Scala (11 euros, váçido por 2 dias).
O OPA SI Pass pode ser comprado com antecedência pelo site oficial. Os outros passaportes e ingressos são vendidos nos museus.
Essa praça em declive é o centro cívico e social de Siena desde que foi erguida em meados do século 12. O desenho do piso da Piazza é em forma de fatias de bolo e é dividido em 9 setores, que representam o número de membros do conselho.
Em 1346, a água jorrou pela primeira vez da Fonte Gaia (fonte feliz) na parte alta da praça.
Da Piazza segui para o Duomo de Siena. Guiei-me pelas placas e cheguei ao Batistério. Caminhei até chegar a Piazza del Duomo e por ali fiquei uns bons minutos tirando fotos e admirando a beleza da catedral.
A construção do Duomo começou em 1215 e as obras prosseguiram até o século 14. A magnífica fachada de mármore branco, verde e vermelho foi projetada por Giovanni Pisano. Também existe a possibilidade de entrar no Duomo, e para isso veja as opções no cartão turístico do OPA.
Depois de muito apreciar o Duomo parti para visitar outro ponto de interesse: a Chiesa (igreja) de Sant’Agostino. Tirei algumas fotos no local e decide voltar para a Piazza del Campo uma vez que já estava começando a “bater a fome”.
Nas ruas de Siena existem muitas opções de alimentação, desde mais em conta, como pizzarias até restaurantes mais sofisticados. Escolha o que você mais gosta e aproveite a culinária italiana. Eu optei por uma fatia de pizza na praça central.
Depois de alimentada e refeita fui em direção à Basilica di San Domenico e a Casa de Santa Catarina. Passei uns minutos por ali, tirei umas fotos e voltei caminhando lentamente e sentindo esta cidade.
Fui em direção à Pizza del Campo e continuei andando pela via paralela, a Via di Cittá que depois se transforma em Via Banchi di Sotto. Caminhei, caminhei e caminhei!
Olhei lojas, olhei as pessoas, olhe a arquitetura e por fim retornei à praça central.
Finalizei meu dia em Siena literalmente deitada na praça principal da cidade. Senti o coração deste local!

Depois de muita andança e muitas fotos já era hora de partir. Voltei para a mesma praça onde havia descido do ônibus e com a passagem já comprada entrei no primeiro que saiu para Firenze e retornei ao meu destino inicial.
Confira, também, os demais posts sobre cidades e dicas na Itália:
> ROTEIO DE 1 DIA EM PISA E LUCCA
> ROTEIRO DE BATE-VOLTA À CINQUE TERRE
> ROTEIRO DE BATE-VOLTA À FORTE DEI MARMI
> ROTEIRO DE 1 DIA EM SAN GIMIGNANO
> ROTEIRO DE 1 DIA EM CORTONA E AREZZO
> ROTEIRO DE 1 DIA E MEIO EM MILÃO
Links Importante
- Escritório de Turismo de Siena
- Complexo de Museus do Duomo de Siena
- OPA Pass
- Tours na Itália
- Opera em Siena
- Complesso Museale Santa Maria della Scala
- Oratorio di San Bernardino
- Il Palio de Siena (maior evento da cidade que ocorre em julho e agosto)
Roteiros Recentes
Confira viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.