Barcelona
Roteiro de 3 dias
Uma das cidades mais valorizadas e visitadas do mundo, também, era meu sonho. Dentre alguns locais do planeta, Barcelona, estava em minha wish list (lista de desejos).
E, finalmente, pude conhecê-la.
O planejamento para visitá-la começou depois da compra de uma passagem promocional Guarulhos – Madrid, pela AirChina, que por sinal não é uma das melhores companhias aéreas do mundo, nem muito menos uma das melhores que já voei, mas o que vale é a promoção e lá fomos nós para “riscar” mais um local do mapa.
Após quase duas semanas na Grécia pegamos um voo de Santorini para Barcelona. Este foi um voo um pouco confuso devido à cancelamento e atrasos (veja mais em Roteiro de 5 dias em Santorini), mas, depois da confusão, numa quarta-feira de maio, conseguimos embarcar para a capital da Catalunha.
1º dia: chegada e walking tour Ciutat Vella
Chegamos à Barcelona por volta das 14h. Logo identificamos no aeroporto como iríamos nos locomover para o hostel. Existe um ótimo sistema de ônibus que faz o trajeto El Prat – Centro feito pela empresa Aerobús e foi com ele que nos dirigimos para o início de nossa mini temporada catalã.
Informações Importantes:
- Valor do ônibus: 5,90 euros por pessoa
- Horários:
Barcelona – Aeroporto
5h às 6h40: a cada 10 minutos
6h50 às 21h45: a cada 5 minutos
21h50 às 00h30: a cada 10 minutos
Aeroporto – Barcelona
5h30 às 6h50: a cada 20 minutos
7h05 às 22h25: a cada 10 minutos
22h40 às 00h30: a cada 20 minutos
Pontos mais famosos na rota do Aerobus: Plaça Espanya, Plaza Universitat e Plaça Catalunya.
Existem, também, outras opções como: trem (0,99 euros;), táxi (em torno de 30 euros) e metrô (4,50 euros). Verifique as vantagens e desvantagens de cada um.
Chegando ao hostel, fizemos o check in, nos informamos com o staff do local, pegamos mapinhas e partimos para muita andança.
Escolhemos a região da Plaça de Catalunya e El Eixample, pois em nossas pesquisas verificamos que seria um local central e bom para locomoção a pé. Ficamos hospedados na rua Gran Vía de les Corts Catalanes, local muito próximo à Pg de Gràcia, Las Ramblas, Plaça de Catalunya, Arc de Triomf e muitos pontos de interesses da cidade. Foi uma ótima escolha!
Depois de colocarmos as malas no hostel partimos para o tour do dia.
Iniciamos o walking tour pela Gran Vía, seguimos pela Pg de Gràcia e nos dirigimos para a Plaça de Catalunya. Por lá foi o início do festival de fotos, e como o dia está lindo e com um céu, tudo fico ainda mais encantador.
Da praça para a rua mais famosa de Barcelona é um “pulo”, então, seguimos em direção à La Rambla. Iniciamos o percurso e a primeira parada foi no Mercat Boqueria, um antigo mercado da cidade onde encontramos a diversidade e as cores. Com a aura dos mercados europeus, encontramos por ali, frutas, alimentos típicos e muita gente circulando. Comemos uma empanada (salgado típico – um pastel de forno) e seguimos pela La Rambla.
O próximo ponto de interesse foi o Teatro Liceu, depois passamos pelo Palau Güell e fomos em direção ao Mirador de Colón.
Este mirador é um dos ícones de Barcelona. A construção da homenagem ao navegador fez parte da grande reforma da orla desta cidade, motivada pela Exposição Universal de 1888. A estátua de Colombo mede 7 metros de altura e foi feita em bronze pelo escultor Rafael Atché.

Neste ponto chegamos à região do Port Vell, por ali encontram-se o Museu Marítimos de Colom, o World Trade Center, a Torre de Jaume I e uma via lindíssima chamada Mall de Bosh i Alsina, com palmeiras e uma agradável rua por onde moradores e turistas podem caminhas e praticar esportes.
Seguimos por esta via e fomos em direção a outro monumento, o “Cap de Barcelona”, uma estátua de 14 metros super colorida feita pelo artista Roy Lichtenstein. Este nome quer dizer “cabeça de Barcelona”.
Passamos pela “Cap” e subimos a Via Laietana, entramos na Pg. Isabel II e seguimos em direção à Igreja de Santa Maria del Mar, que fica na Pla de Palau-Parc de La Ciutadella.
Continuamos andados pelas ruelas do centro antigo explorando cada pedacinho, e subimos para o Bairro Gótico (Barri Gótic), depois passamos pelo Mercado de Santa Caterina, mas estava fechado, passamos pelo Palau de la Música e pegamos a direção do Arc de Triomf. No Arc foram algumas fotos e retornamos ao centrinho histórico. Passamos pela Muralha Romana e continuamos “nos perdendo” pelas ruelas e monumentos da Ciutat Vella. Passamos pela Plaça Nova onde existe um letreiro no chão escrito Barcelona e depois visitamos a Catedral.
Findo alguns pontos e bastante caminhada continuamos desbravando o centro histórico e finalizamos o passeio por volta das 19h/20h.
Depois de muito andar queríamos mesmo é aproveitar a culinária local e comer muitas tapas. Fomos até um restaurante muito específico de tapas na Plaça de Catalunya e por ali ficamos em torno de 2 horas.

Muito interessante este estilo de restaurante, ou bar melhor dizendo, existe uma vitrine de tapas e você vai escolhendo e comendo. Tapas de todos os tipos e sabores! E pra acompanhar nada melhor que uma sangria, bebida típica espanhola (a sangria é uma bebida ou coquetel feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, sumo de fruta, pedaços de frutos e açúcar. Pode levar outras bebidas como aguardente. Deve ser bebida bem fresca, recorrendo, se necessário, a gelo. – Fonte: wikipedia).
Retornamos ao hostel e nos preparamos para um outro dia.
2º dia: City sightseeing Barcelona Bus Turístic
O segundo dia havia começado e logo cedinho saímos para um café na esquina do hostel e nos dirigimos para Pg de Gràcia, onde o tour do dia iria se iniciar.
Começamos pela Casa Batlló e depois fomos em direção à La Pedreira. As duas casas foram concebidas pelo arquiteto Antoni Gaudí (um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão – as obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona).
Essas duas “casas” ficam uma do ladinho da outra, percorra a rua e logo após a Casa Battló é fácil encontrar a La Pedreira.
Depois de escolher estes dois pontos de partida pensamos que seria melhor contratar um serviço de ônibus turístico, pois tínhamos pouco tempo para conhecer Barcelona. E foi o que fizemos! Logo em frente à Casa Battló havia um ponto do Barcelona Bus Turistic e adquirimos os tickets para um passeio completo pela cidade a bordo de um ônibus.
Então vamos ao roteiro com a Barcelona Bus Turistic:
Antes uma pequena explicação antes de começar a detalhar a rota.
Este tipo de serviço funciona da seguinte forma em todo mundo: o cliente adquire o ticket por 1, 2, 3 dias ou mais (depende da cidade e empresa) e anda de ônibus turístico pelos principais pontos desta cidade. A empresa traça algumas rotas que se interligam, e nas paradas você consegue facilmente trocar de rota, caso tenha acabado esta ou caso queira simplesmente trocar por algum motivo específico.
Valor do serviço por pessoa: 28 euros (caso adquira pelo site oficial tem 10% de desconto – 25,20 euros –, mas lembre-se você pagará IOF quando realizar a transação).
Site oficial para adquirir o ticket, clique aqui.
A Barcelona Bus Turístic trabalha com 3 rotas:
- Rota azul
- Rota vermelha
- Rota verde
Para que você entenda porque eles separam por cor é fácil: para que você identifique rapidamente no mapa sua rota e para que você identifique rapidamente os pontos e os ônibus que estão chegando no seu ponto (existem diversos pontos espalhados pela cidade de Barcelona, pontos estes que sempre estão em frente ou bem próximos dos locais turísticos.
Veja o mapa das rotas e cores e entenda.
Depois de explicar o sistema, voltemos a nossa rota e passeio turístico.
Descemos nos seguintes pontos:
- Sagrada Família (como entramos no ponto da Casa Battló já fomos direto para a próxima parada, mas esta rota – a rota azul – inicia-se na Plaça de Catalunya);
- Park Güell (não entramos no parque pois não havia mais horário, somente para entrada às 19h30);
- Tramvia Blau – Tibidabo (valor do funicular – bonde – para subir até o parque e conseguir ver Barcelona do alto 6 euros por pessoa – ida e volta no bonde);
- Futbol Club Barcelona (valor da entrada 21,90 euros por pessoa);
- Francesc Macià – Diagonal (local de troca para a rota vermelha).
Todavia passamos, também, pelos seguintes pontos da rota azul:
- Gràcia;
- Sarrià
- Reial Monestir de Santa Maria de Pedralbes;
- Palau Reial – Pavellons Güell;
- Diagonal – Les Corts.
Como estávamos com tempo curto e já havíamos feito o centro histórico à pé no dia anterior, resolvemos não fazer a rota vermelha por completo, fazer somente a rota fora do centro e mais toda a rota verde, que se concentra na zona litorânea de Barcelona. Região que ainda não tínhamos visto.
Descemos na estação Diagonal (junção entre rota azul e vermelha), seguimos para a rota vermelha no setido Estaciò de Sants e seguimos de ônibus até o ponto do Port Olímpic (local de junção da rota vermelha e verde) e lá entramos na rota verde.
Os pontos que percorremos da rota vermelha foram:
- Diagonal;
- Estaciò de Sants;
- Creu Coberta;
- Plaza D’Espanya;
- CaixaForum – Pavelló Mies van der Rohe;
- Poble Espanyol;
- MNAC;
- Anella Olímpica;
- Fundació Joan Miró;
- Telefèric de Montjuïc;
- Miramar – Jardins Costa i Llobera;
- Worl Trade Center;
- Colom – Museu Marítim;
- Port Vell;
- Museu d’Història de Catalunya;
- Port Olímpic.
Descemos no Port Olímpic e passamos nos seguintes pontos da rota verde:
- Port Olímpic;
- Platja del Bogatell – Cementeri del;
- Parc Diagonal Mar;
- Fórum.
Feito o percurso retornamos à um dos pontos principais deste ônibus de turismo, a Plaça de Catalunya e finalizamos o dia com um jantar no centro histórico.
3º dia: Praias de Barcelona e Fonte Mágica do Montjuic
O último dia dedicamos à zona de praias de Barcelona e ao espetáculo de água e luzes da Plaça de D’Espanya.
Começamos cedo com um café e depois uma caminhada por Barcelona passando pelo Arc de Triomf em direção ao Parc de la Ciutatella. Atravessamos a área do Zoo de Barcelona e logo estávamos na Platja (praia) Somorrostro, onde inciamos o tour pela orla catalã.
Caminhamos pela Plantja (praia) Barceloneta, e finalizamos na Plantja Sant Miquel, quase chegando no Hotel W Barcelona (um perfil famoso da cidade – um hotel requintado em forma de vela.
Fizemos uma caminhada desde o Arc até as praias por quase todo o dia. Fechamos a região litorânea por volta das 18h e seguimos para a Plaça de D’Espanya. Pegamos um ônibus próximo a Barceloneta e descemos em frente à praça onde aguardaríamos para ver o espetáculo de água, música e luz do Montjuic.
Aproveitamos para turistar na praça e depois subimos para o Museu Nacional de Arte da Catalunya. Assistimos uma apresentação de rua e aguardamos o horário do espetáculo nos chafarizes – Fonte Mágina do Montjuic.
Este espetáculo acontece somente às sextas e sábados, confira o horário de acordo com a época do ano no link.
A duração é de mais ou menos 15 minutos e existe uma multidão para ver esse show.
Dica: chegue cedo com pelo menos 1 hora antes do espetáculo, porque consegue aproveitar para passear pela praça e pelo museu.
Findo o espetáculo e o dia, retornamos de metrô para o hostel e encerramos o passeio por Barcelona.
No dia seguinte era hora de pegar estrada para Madri com uma pequena parada em Valência.
Links Importantes
Roteiros Recentes
Confira viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.