Atenas
Roteiro de 1 dia pela capital grega
Quando decidimos fazer um roteiro na Grécia, escolhemos como foco central as ilhas gregas Santorini e Mykonos (somente estas duas, pois o tempo era curto, mas a Grécia é, com certeza, muito mais). E, obviamente, sentimos a necessidade de conhecer a capital deste país, mesmo porque numa pesquisa de preço de passagens era vantajoso, também, financeiramente passar por Atenas.
Nosso roteiro começa num voo entre Madri e Atenas pela Aegean Airlines. Partimos de Madri por volta da 1 da tarde e a duração do voo foi de, aproximadamente, 3 horas (lembrando que existe uma diferença de fuso entre Espanha e Grécia de 1 hora a mais para a Grécia).
Descemos no aeroporto de Atenas umas 18h, hora local, e nos dirigimos para a estação de metrô, para então seguirmos para o centro da cidade (existe uma estação de metrô dentro do aeroporto, e tem fácil acesso e entendimento).
Preço do metrô: 10 euros por pessoa
Confira, também, nosso roteiro em Santorini e Mykonos.
Primeira noite: arredores de Plaka
O aeroporto de Atenas é bem distante do centro, por isso, levamos um pouco mais de 1 hora até o hostel. A chegada foi tranquila e logo já estávamos prontos para explorar a capital grega.
Escolhemos um hostel bem simples e econômico nos arredores de Plaka (Monastiraki Area), bairro mais famoso e movimentado de Atenas. As opções de hotéis dentro de Plaka são diversas, mas também mais custosas, por isso a alternativa foi ficar “do ladinho”, mas, obviamente, sem perder a facilidade da locomoção.
Deixamos nossos pertences no hostel, pedimos dicas na recepção, pegamos um mapinha local (fato!) e seguimos para conhecer os arredores.
Plaka é o bairro que fica bem embaixo da Acrópole de Atenas, a principal atração da cidade, e por lá existe muita vida (lojas, bares, restaurantes, mercados, etc.). Caminhar por este local é fácil e muito prazeiroso. E como chegamos num sábado, a praça de Monastiraki (praça central de Plaka) estava lotada.
Percorremos o bairro, selecionamos algumas ruazinhas para explorar, aproveitamos o anoitecer e tiramos belas fotos de Atenas, bem do alto de uma enorme pedra onde locais e turistas vão para ver o por do sol (local chama-se Anfiotika).

Depois que a noite caiu seguimos em direção à Apotolou Pavlou, uma rua que margeia o complexo da Acrópole, Aciente Agora é o Philopapou Hill.
Nesta rua existem muitos bares e uma feirinha de artesanato que estende-se por suas laterais. Uma caminhada agradável, que nos permitiu conhecer mais um pouco dos arredores de Plaka e da Acrópole.
Depois de uma bela caminhada seguimos para nosso primeiro jantar grego. E que comida gostosa nos surpreendeu.

Antes de sair do Brasil já havia lido sobre a culinária grega, e já tinha tido bastante contato com informações sobre ela, mas testar e saborear na Grécia é muito melhor, né!
Sentamos em um dos vários restaurantes típicos que ficam ao lado da Ancient Agora e pedimos um “menu do dia” grego (entrada: salada grega, pratos principais: mousaka – uma espécie de bolo de batata de beringela – e um prato com frango picado com um molho específico e uma cerveja local).

Que jantar gostoso! Ali senti de fato o quão boa era a culinária grega. E o melhor era que só estava começando a nossa viagem, e viria muito mais pela frente.
Depois do jantar era hora do descanso para então conhecermos, de fato, os principais pontos turísticos da cidade.
Segundo dia: walking tour
Acordamos cedinho, tomamos um café rápido no hostel e saímos para conhecer a cidade. A primeira parada, lógico, ficou para a atração principal, a Acrópole de Atenas.
Chegamos à bilheteria principal e compramos dois tickets (30 euros por pessoa) que dava direito à acesso a outras atrações nos arredores.
Entramos na Acrópole por volta das 10h e permanecemos lá dentro até umas 11h30, quando então decidimos que já tínhamos visto tudo e tirado muitas fotos.
Seguimos pela Dion Areopagitou, uma rua paralela à Acrópole, e fomos parando em alguns pontos importantes: Herod Atticus Theatre, Monyssos Theatre, Acropolis Museum e, finalmente, chegamos ao Hadrian’s Arch e Temple of Olympian Zeus.
Todos esses pontos turísticos históricos ficam no complexo próximo à Acrópole e têm fácil acesso à pé.
Depois de mais fotos é muita história “bem em frente aos nossos olhos”, subimos novamente a Dion Areopagitou, retornamos para a “região” da Acrópole, e seguimos para o Philopapou Hill.
Este local é um parque onde podemos encontrar um observatório e algumas outras atrações, como o Dora Stratou Theatre e o Philopappou Monument, mas nós nos contentamos, somente, com a subida ao observatório e a vista linda da cidade e da acrópole. A vista de lá é bem bonita e as fotos da Acrópole merecem um destaque.
Findo o passeio para o observatório, descemos o parque e fomos em direção à Aciente Agora, complexo onde estão localizados o Templo de Hephaestus e o Museu de Aciente Agora. Este local é um centro arqueológico com “destroços” da Grécia antiga e por ali você encontra também um museu. O Aciente Agora fica do ladinho da Acrópole, descendo pela Dioskouroun ou pela Dion Areopagitou (duas ruas paralelas) você consegue acessar o local.
Passamos alguns minutos por lá, mais fotos foram tiradas e seguimos para uma das ruas principais de bares e restaurantes (Ermou) para então almoçarmos. Ficamos com uma deliciosa salada grega, uma cerveja local e permanecemos algum tempo por lá aproveitando o dia ensolarado e o movimento naquele local.
E já era hora de “levantar acampamento” e seguir para a segunda etapa do city tour.
Pegamos a Ermou e seguimos em direção à Praça Syntagma. Passamos pela Ermou Walkway, que é uma rua somente para pedestres e que possui diversas lojas de grife e comércio local, aproveitamos um pouco do local e continuamos, pois nosso objetivo era ver o Parlamento Grego, que fica localizado nesta praça, a Syntagma.

Finalmente chegamos ao Parlamento e paramos no local para vermos a troca da guarda, uma famosa exibição local. Os turistas ficam bem em frente ao parlamento e os guardas fazem uma coreografia específica e após esse momento é possível tirar fotos com eles, sem tocá-los ou fazer qualquer gesto!
E assim o fizemos, assistimos toda a apresentação e ao final tirei uma foto bem “turisteira”. A cada hora, ocorre a troca da guarda, que é na verdade uma troca de lado dos evzones, e segundo dizem ocorre para que eles “descansem” após ficarem parados no mesmo local por tanto tempo. A cerimônia oficial de troca ocorre aos domingos às 11h, com presença de banda militar e tronou-se uma das grandes atrações turísticas de Atenas.
Continuamos nossa caminhada pelas ruas gregas e seguimos em direção à Omonia Square. Seguimos pela rua Eleftheriou Venizelou (Panepistimiou), passamos pela Academia de Atenas, Universidade de Atenas, Biblioteca Nacional e finalmente à Praça Omonia. De lá pegamos a rua do nosso hostel, a Athinas Street, e fizemos uma parada técnica no hostel, ficamos por alguns minutos e seguimos para mais andanças.
Permanecemos na região de Plaka e fomos atrás de alguns suvenires e lembrancinhas para a família e amigos.
Andamos pelas diversas ruelas de comercio local, localizamos muita prataria, artigos em couro, souvenires locais, lojinhas de comida típica, tais como azeites e etc., passeamos um pouco, tiramos mais algumas fotos para recordação e finalmente decidimos que nosso dia de city tour tinha se encerrado. Voltamos ao hostel e decidimos descansar, uma vez que nosso voo para as ilhas gregas seria muito cedo e teríamos que madrugar.

A última atividade na capital grega foi uma pequena descida do hostel para a Praça Monastiraki para comer uma bela pita, comida típica local.
Na Grécia este lanche equivale aos hambúrgueres das lojas de fast food. O pão utilizado é o pão pita, que é um pão parecido com o pão sírio no formato, mas diferente em sabor e textura. Os acompanhamentos, ou recheios, são tradicionais: batata frita, tzatziki (pasta grega feita a base de iogurte e pepino, que normalmente é aromatizado com alho e endro), tomate e cebola fatiados. A forma de montar o sanduiche também é especial. No caso do gyro, faz-se um cone com o pão e coloca-se carne fatiada e os recheios dentro do cone.
Foi com o um dos pratos mais típicos deles que encerramos nossa visita à capital da Grécia.
Surpreendi-me bastante com as belezas e com a simpatia do povo nessa cidade. Foi somente um dia cheio e conhecemos somente a zona mais turística e famosa de Atenas, mas o gostinho bom ficou, sem dúvida, na boca e na lembrança.
Links Importantes
Roteiros Recentes
Confira viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.