Forte dei Marmi
Roteiro de bate-volta saindo de Florença
Essa visita a outra praia da Toscana (veja post da primeira visita à uma praia na Toscana) não foi propriamente dita uma escolha natural. Foi uma escolha “forçada”, mas, calma, eu explico!
Quando montei meu roteiro de passeios pela Toscana e Itália pensava em conhecer pelo menos umas 2 cidades praianas e curtir dias de sol e mar. E foi o que fiz com primeira escolha indo para Viareggio. Mas ao desembarcar no país e conhecer melhor cada cantinho, consegui enxergar que as “melhores” praias no entorno da Toscana ficavam um “pouco mais pra cima”, na Ligura, outra região da Itália.
E minha intenção depois de ter conhecido uma praia da Toscana era ir a outra praia, porém agora na região da Liguria.
Infelizmente não consegui.
E por que não “deu” desta vez? Porque as passagens eram mais caras para esse trajeto (Toscana – Liguria) e, também, levaria mais tempo para acessar esses locais (em algumas eu teria que pegar dois trens e um ônibus).
Nada feito!
Fiquei mesmo pela Toscana e fui conhecer Forte dei Marmi, que foi uma indicação de uma amiga.
Vamos então as considerações e ao passeio.
Parti de Firenze (Florença) por volta das 9h50 e cheguei à Forte dei Marmi 11h30.
Peguei um trem regionale que seguia em direção a La Spezia e desci na estação de Forte dei Marmi – Servezza – Querceta.
Da estação até a região da praia são aproximadamente 3 km.
Pronto! Encarei e segui a pé.
Não é um trajeto muito agradável, porque quase todo ele não tem calçada ou é uma ciclovia compartilhada com pedestres. Ou seja, Forte dei Marmi não foi feita pra ser visitada de trem. Ou seja, não é uma praia pra turistas “comuns” ou para o “povão”.
Percorri esses 3 km e, em mais ou menos 30 minutos, estava no centrinho da orla, que por sinal é muito bonito e refinado.
Lojas de grife e uma belíssima organização marcam essa orla.
Andei um pouco, acessei o píer da cidade, e resolvi entrar em um banho para perguntar valores (banhos são como pequenos clubes que “dominam” as areias das praias Toscanas – veja mais sobre eles no post sobre Viareggio).
Entrei em um banho aleatório e o susto foi grande! 160 euros por um espaço na areia com cadeiras, guarda sol e uma infra estrutura de banheiros e lockers (que é, geralmente, o que tem disponível nesses banhos).
Obviamente virei as costas e fui embora, hehe!
Voltei ao centrinho comprei algo para beber e decidi então ficar um pouco no píer admirando a vista e sentada tomando um solzinho. Nesse píer existem bancos públicos e um acesso com escada para o mar. Muita gente fica por ali “tomando sol”, se banhando e pescando. Aproveitei esse espaço público e gratuito e fiz o mesmo.

Fiquei por ali umas 2 horas, regatando energias, sentada sob o sol da Toscana e vendo pescadores e surfistas.
Achei esta praia bem bonita e agradável, uma pena ser tão cara.
Existem alguns poucos espaços ao lado dos banhos que algumas pessoas que não querem pagar se sentam. Mas desse vez optei pelo píer mesmo.
Como minha passagem de retorno era relativamente cedo, 16h20, fiquei essas duas horas e depois retornei caminhando e cheguei na hora exata para pegar o trem em direção à Firenze.
Conclusão: não foi bem aquilo que queria e esperava, mesmo porque queria ir a uma praia na Liguria, e achei tudo muito caro neste local, mas se você está de carro e quer conhecer uma orla bonita e passar uma bela tarde passeando por uma praia, vá conhecer Forte dei Marmi.
A cidade é uma fofura. Muito limpa, organizada e requintada, e fica aos pés das montanhas onde extraem os famosos mármores italianos (mármore de carrara).

Vale a pena um passeio de carro pra aproveitar uma cidadezinha charmosa e praiana da Toscana, ou se você não se importa em caminhar um pouco entre a estação de trem e a orla, vá de trem
E caso tenha 160 euros pra gastar vá a praia e aproveite o mar, que me pareceu ser bem interessante (bem mais límpido que o de Viareggio).
Para quem tem bastante tempo na Itália, principalmente na região da Toscana, e quer algo diferente do que centros históricos e cidades medievais, acho uma boa ideia visitar esta orla.
Confira, também, os demais posts sobre cidades e dicas na Itália:
> ROTEIO DE 1 DIA EM PISA E LUCCA
> ROTEIRO DE BATE-VOLTA À CINQUE TERRE
> ROTEIRO DE 1 DIA EM SAN GIMIGNANO
> ROTEIRO DE 1 DIA EM CORTONA E AREZZO
> ROTEIRO DE 1 DIA E MEIO EM MILÃO
Links Importantes
Roteiros Recentes
Confira viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.