Hunter Valley e Newcastle
Roteiro de final de semana
Lar das vinícola mais antiga da Austrália, com mais de 150 estabelecimentos (vinícolas), 65 restaurantes e 180 lugares para ficar, a região de Hunter Valley situa-se a 2 horas de carro ao norte de Sydney.
Esta região abrange cidades e aldeias encantadoras, vinhedos e olivais dignos das mais belas fotos e esplêndidos parques nacionais. Você degustará bons vinhos nas adegas, incluindo o aclamado Hunter Valley Semillon.
Os tours guiados para as vinícolas são uma ótima maneira de experimentar Hunter Valley.
Boa comida e vinho são uma combinação deliciosa nesta região. Os solos férteis cultivam uma rica variedade de produtos além das uvas. Nos restaurantes, chefs talentosos criam pratos requintados com produtos locais frescos. Você também encontrará produtos sazonais e outras delícias em mercados e estabelecimentos gourmet. (fonte)
Além dessa belezura de região, existem também lugares bem peculiares no entorno para curtir o final de semana. Locais próximos e que num bate-volta saindo de Sydney é super possível incluir no roteiro. Um desses locais é Newcastle, a segunda maior cidade do estado de New South Wales.
A cidade fica numa Península, no rio Hunter, e conta com cerca de meio milhão de habitantes.
O porto recebe tanto embarcações de recreio, como comerciais, incluindo navios e transatlânticos de grande porte, sendo protegido de um lado por um quebra-mar. Na ponta da Península, fica o farol de Nobby’s (um pitoresco lugar turístico com bonito visual) onde a praia do mesmo nome atrai muita gente nos fins de semana, e do outro lado temos a área portuária gramada (veja foto no final dessa página).
Vamos então para nosso roteiro de final de semana em Hunter Valley e Newcastle.
Vale lembrar que este tour foi contratado e todo o roteiro desenvolvido pelo motorista/empresa que nos guiou neste passeio. Os contatos são:
All Hunter Wine Tours and Transfers
Tel.: 0405 542 025
Site: www.allhunterwinetours.mysite.com

O roteiro foi baseado na visita as vinícolas e o domingo em Newscatle. Portanto, a seguir você vai encontrar de forma cronológica os locais que passamos em Hunter Valley durante um sábado de outono na Austrália.
#1 Dia: Hunter Valley Region
Briar Ridge Mount View
Nossa primeira parada do tour de full day foi nesta vinícola renomada da região. As vinhas plantadas em 1972 estão localizadas no Lower Hunter, na pitoresca região de Mount View, perto da cidade de Cessnock.
De todas as vinícola que passamos nesse dia, esta foi a que me passou a impressão de ser mais “profisional”, profissional no sentido de ter um negócio grande e não tão somente familiar ou regional. Ainda sim é uma vinícola bem pequena, mas com uma boa carta de degustação. No decorrer do processo de apresentação dos vinhos não nos foi oferecido mais nenhum complemento (petiscos, pães, azeite e ect), somente as taças com degustação dos itens do menu. A degustação aconteceu num belo deck com vista para os jardins da vinícola.
Os destaques desta vinícola foram: 2017 “The Dam” Verdelho e 2016 Limited Realese Tempranillo (opinião do SOUL Viajero)
Briar Ridge Vineyard and Winery
593 Mount View Road
Mount View NSW 2325
Site: https://www.briarridge.com.au/
Hanging Tree Wines Pokolbin
Nossa segunda vinícola do tour foi uma pintura para os olhos. Essa em especial me surpreendeu pela natureza e detalhes em sua composição. Um local com jeitinho de sítio e um ar rústico. No decorrer do processo de apresentação dos vinhos não nos foi oferecido mais nenhum complemento (petiscos, pães, azeite e ect), somente as taças com degustação dos itens do menu. A degustação aconteceu na varanda do casarão com vista para os jardins da vinícola.
O destaque desta vinícola foi: NV Sárkling Moscato (opinião do SOUL Viajero)
294 O’Connors Road, Pokolbin,
Hunter Valley
NSW 2320
Site: https://hangingtreewines.com.au/
Tinklers Family Farm Pokolbin
Nossa terceira vinícola do tour foi um pouco mais simples e caseira. Chegamos em um casarão rústico e com ar de casarão de filme americano. Com varanda de madeira, aquelas que vemos em filmes com a senhorinha chaqualhando sua cadeira de balanço e fazendo tricô. Parecia mesmo um cenário montado. No quesito apresentação e degustação dos vinhos esse local me deixou decepcionada. Não pela qualidade do produto, mas sim pelo serviço. Fomos servidos com muita pressa e por isso não ficamos muito satisfeitos. Inclusive até um pouco enjoados, pois os vinhos passavam muito rápido pelos nossos copos.
No decorrer do processo de apresentação dos vinhos não nos foi oferecido mais nenhum complemento (petiscos, pães, azeite e ect), somente as taças com degustação dos itens do menu. A degustação aconteceu na parte de dentro do casarão, num espaço bem simples e com uma mesa grande de madeira.
Pokolbin Mountains Road
Pokolbin 2320 NSW Australia
Site: https://www.tinklers.com.au/
Hunter Valley Gardens Shopping Village
Nesta parada do tour fomos convidados a almoçar em um pequeno vilarejo com um grande restaurante principal e muitas lojinhas de suvenirs e afins. O almoço com bebida estava incluso no pacote que fechamos com a All Hunter Wine Tours and Tranfers. No momento que entramos na van pela manhã nos foi oferecido um cardápio onde podíamos escolher algumas opções (em sua maioria hambugers).
2090 Broke Road Pokolbin
NSW 2320
Site: Oscar Café
Pokolbin Village Gourmet Foods
Neste ponto do passeio, fomos levados a um complexo de lojas para degustação de queijos, e também para conhecer uma loja de chocolates da região.

2188 Broke Road
Pokolbin, NSW 2325
Site: https://pokolbinvillage.com.au/
Lucy`s Run Rothbury
Nossa quarta vinícola do tour foi a familiar Lucy´s Winery. Este realmente foi um local bem pequeno e super simples que visitamos. Um galpão onde nos foram apresetandos os vinhos fabricados neste local.
A vinícola tem esse nome em homenagem a uma cadela que era parte da família. Eles possuem um premiado Shiraz (2 troféus). Possuim também os vinhos denomidos de Woof Woof, criados para apoiar um projeto de Pet Rescue.
No decorrer do processo de apresentação dos vinhos nos foi oferecido alguns complementos (pães e azeites). A degustação aconteceu na parte de dentro do galpão, num espaço bem simples e com cadeiras dispostas para o ambiente de produção.
O destaque desta vinícola foi: Woof Woof Red (opinião do SOUL Viajero)
1274 Wine Country Drive
Lovedale NSW 2325
Site: https://www.lucysrunwines.com.au/
Blueberry Hill Pokolbin
Nossa quinta vinícola do tour foi um belíssimo espaço na região de Hunter Valley. Um local para fecharmos com chave de ouro o tour do dia. Esta vinícola também é utilizada como espaço de intereção e confratenização, tanto que chegamos no ambiente e tinham muitos jovens bebendo e festejando. O ar deste local é bem bucólico e por lá encontramos um ambiente estilo uma grande fazenda com vinhedos.
No decorrer do processo de apresentação dos vinhos não nos foi oferecido mais nenhum complemento (petiscos, pães, azeite e ect), somente as taças com degustação dos itens do menu. A degustação aconteceu na parte de fora do casarão, na varanda do local.
O destaque desta vinícola foi: Semillon Savignon Blanc Dessert Wine (opinião do SOUL Viajero)
999 Mc Donald’s Road
Pokolbin NSW 2320
Site: https://blueberryhillwines.com/
#2 Dia: Newcastle
Uma das dez cidades no “Best in Travel” de Lonely Planet, Newcastle está coladinha na costa leste da região de Hunter, junto a um porto movimentado e belas praias. A cidade transformou-se ao longo dos anos, e está se tornando rapidamente uma local moderno e contemporâneo.
Praias belíssimas, arquitetura histórica e um clima ensolarado são apenas parte dos encantos desta cidade. Há bons restaurantes, bares da moda e lojas. Sim! Newcastle definitivamente vale um dia ou dois do seu tempo.
A área metropolitana de Newcastle é a segunda mais populosa do estado de New South Wales. Localizada à 162 km ao norte de Sydney, Newcastle é o maior porto exportador de carvão do mundo.
E foi nesse cenário que passamos nosso domingo de um final de semana intenso. Saímos de Cessnock, cidade que usamos como base para a visita a região de Hunter Valley, e seguimos em direção à Newcastle.

Nos hospedamos num local bem simples no meio da cidade e de lá partimos para conhecer mais uma cidade australiana. Levamos aproximadamente 1 hora até o local escolhido para nossa caminhada e almoço do dia, a região do porto – Newcastle Harbour Side.
Escolhemos a The Squires Maiden, uma das seis James Squire Brewhouses que existem na Austrália, para almoçarmos neste dia. E pelo entorno exploraríamos a área do porto e um pouco da cidade. Foi o que fizemos nesse domingo de maio.

Chegamos, estacionamos nosso carro e seguimos caminhando por toda a região do Wharf. Ficamos nesse perímetro da cidade até nosso horário marcado para o almoço, 13h. Retornamos para o início do Wharf e aproveitamos o restinho do dia com uma bela cerveja e comida deliciosa.
Depois do almoço seguimos para mais algumas poucas paradas na cidade. Dirigimos até o Farol e a Praia de Nobbys, tiramos algumas fotos e então finalmente seguimos para um último destino de reconhecimento, a Newcastle Beach.
Findo nosso dia, seguimos de volta à Sydney. Neste percurso levamos uma média de 3 horas até a capital do estado de NSW. Fechamos nosso final de semana com mais uma bela cidade pra conta.
O que fazer em Newcastle?
O Sítio Histórico de Fort Scratchley é sem dúvida um dos pontos mais espectaculares de Newcastle e vale a pena a visita para admirar as vistas.
Com vista para a Praia Nobbys e o farol, o Forte ostenta vistas panorâmicas do oceano, litoral, porto e da cidade.
A Newcastle Memorial Walk foi construída para comemorar o centenário da ANZAC.
Desfrute de fantásticas ondas e praias de areias brancas na espectacular costa de Newcastle, incluindo a icónica Merewether Beach. O Surfest é o maior festival de surfe da Austrália e acontece todo mês de fevereiro.
Com ondas de classe mundial, o maior festival de surfe da Austrália e as enormes dunas de areia, Newcastle e arredores são perfeitos para aventuras ao ar livre.
Dê um passeio ao longo do Newcastle Harbor Breakwall e continue subindo a colina até Nobbys Lighthouse, para ter uma vista deslumbrante da bela cidade. A entrada para o farol é grátis.
O Honeysuckle é um vibrante parque aquático, onde o porto encontra a cidade. Não há muitos lugares no mundo onde você pode sentar, relaxar e apreciar as incríveis vistas de um porto de carvão; Newcastle é um deles.
Faça um tour pela Christ Church Cathedral e descubra sua rica história.
Sobrevivente do ataque submarino japonês da Segunda Guerra Mundial e do terremoto de Newcastle em 1989, a Christ Church Cathedral é agora uma obra-prima totalmente restaurada. Ela foi construído em um local com vista para a cidade.
Dê um mergulho no Bogey Hole, uma piscina natural cortada nas rochas oceânicas. O Bogey Hole foi construído por ordem do comandante Morisset por volta de 1820 para seu uso pessoal.
A Reserva Blackbutt ocupa aproximadamente 182 hectares. Está à 6 km do centro da cidade de Newcastle. Oferece aos visitantes muitas oportunidades de atividades de recreação, educação ambiental a programas de conservação e pesquisa.
Blackbutt Reserve é um ambiente onde os visitantes podem fazer piquenique com churrasqueiras elétricas e a lenha. Possui também trilhas ecológicas e uma diversidade de habitats e ecossistemas.
Estendendo-se desde o farol de Nobbys Headland até a Glenrock Reserve, o Newcastle’s Bathers Way é um passeio costeiro de 5 km incrível a ser explorado.
Fonte: Explore The Hunter
Links Importantes:
- Download do mapa da região
- Site Oficial Hunter Valley Region
- Hunter Valley Online
- Explore The Hunter Region
- Explore Newcastle
- Site Oficial de Newcastle
- Guia de Hunter Valley – NSW
- Visite NSW – Guia Hunter Region
- Visite NSW – Hunter Tours
- Lonely Planet – Hunter Valley
- Newcastle City Guide
- The Adventure Centre – Activities
- Passeio de Balão em Hunter Valley
- Hunter Valley Chocolate Company
- Cheese Factory
- Tours em Hunter Valley
- Guided Winery Tours
- Tours & Transfers – Hunter Valley
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.