
Roteiros em Maui
6 dias na ilha mais cara do Havaí
Aloha! Bem-vindo à Maui, a ilha mais cara do Havaí.
Maui, também conhecida como “The Valley Isle”, devido ao grande vale que fica entre seus dois principais vulcões, é a segunda maior ilha havaiana.
Esta ilha é reconhecida por suas praias mundialmente famosas, o sagrado Iao Valley, as visitas ilustres das baleias jubarte (durante os meses de inverno), a culinária, a encantadora cidadezinha histórica de Lahaina, a estrada panorâmica para Hana e o magnífico nascer e pôr do sol de Haleakala. Não é surpresa que Maui tenha sido eleita a “Melhor Ilha dos EUA” há mais de 20 anos (fonte).
Como chegar?
O Aeroporto Kahului (OGG) é o principal aeroporto de Maui. Há também dois aeroportos menores: o Aeroporto de Kapalua (JHM) em West Maui e o Aeroporto de Hana (HNM) em East Maui.
Muitas companhias aéreas oferecem vôos diretos para Maui. Você também pode voar para o Aeroporto Internacional de Honolulu (HNL) em Oahu antes de ir para Maui em um vôo de 30 minutos. Há também serviço de balsa diário de e para a ilha vizinha de Lanai.
Quando ir?
O tempo em todas as ilhas havaianas é consistente, oferecendo apenas pequenas alterações de temperatura ao longo do ano. Há realmente apenas duas estações: os meses de verão que se estendem de Maio à Outubro e os meses de inverno que vão de Novembro à Abril.
Veja mais informações sobre o tempo e condições em Maui acessando este link.
Maui contém vários microclimas. Em geral, é mais seco ao longo da costa oeste, onde você encontrará as espetaculares praias e resorts de Kapalua, Kaanapali, Lahaina, Kihei e Wailea. No lado mais úmido, você encontrará o exuberante Iao Valley e a estrada panorâmica para Hana.
A alta temporada é a época de verão na parte continental dos Estados Unidos, portanto entre Junho e Setembro. Nesta época a incidência de turistas é maior nas ilhas.
Qualquer época do ano é um bom momento para visitar Maui. Localizada ao nível do mar, a temperatura média do verão é de 30º Celsius e 25º Celsius no inverno. A temporada de observação de baleias vai de Dezembro à Maio, com meses de pico de observação de baleias entre Janeiro e início de Abril.
Onde ficar?
Nós optamos por hospedagem em um condo (apartamento) na região de Kihei, área costeira ensolarado com 6 quilômetros de belas praias.
Essa área tem uma gama enorme de acomodações para todos os bolsos. Você também pode achar pequenos shoppings, um movimentado mercado de agricultores e uma dezenas de restaurantes, que atendem a residentes e visitantes. A vida noturna e movimentada é possui locais de karaokê, clubes de dança e bares.
Como locomover-se?
Os viajantes que chegam em Maui podem pegar um táxi para a maioria dos destinos, e os traslados privados para o aeroporto também podem ser reservados com antecedência. Alguns hotéis em áreas de resort maiores como Kaanapali oferecem transporte gratuito para cidades e atrações próximas, mas o transporte para o aeroporto normalmente custa mais.
Os visitantes que estão ansiosos para sair e explorar podem alugar um carro no Aeroporto de Kahului ou no Aeroporto de Kapalua, onde a maioria das principais empresas de locação estão localizadas. As reservas devem ser feitas com antecedência (fonte).
Confira nosso roteiro completo no Havaí acessando este link.
Depois de uma boa explicação sobre alguns pontos importantes de Maui vamos ao nosso roteiro de 6 dias. Confira abaixo:
Maui

#1 Dia
Logo após explorarmos a Big Island, seguimos para nossos 6 dias em Maui.
No roteiro original ficaríamos mais um dia inteiro em Big Island para visitar os vulcões próximos a Hilo, porém como expliquei antes devido a uma tempestade tropical os parques estavam fechados e não pudemos acessar.
Desta forma, antecipamos nosso voo para Maui e aproveitamos esta ilha já no nosso sexto dia de Havaí.
Chegamos no aeroporto de Maui próximo das 10h da manhã e nos direcionamos para pegar nosso carro alugado.
Seguimos para um check in antecipado no condo que reservamos (este tipo de acomodação e bem comum em Maui, condomínios de apartamentos que são postos para locação em grandes sites) e ficamos por lá para nos refazermos e também para decidirmos os próximos passos.
Em torno das 14h saímos para explorar uma praia próxima e acabamos optando por parar na Kama’ole Beach I. Ficamos por lá até às 17h30 e depois decidimos seguir para o mercado para fazer nossas compras da estadia (todos os locais que escolhemos tinham estrutura de apartamento e, portanto, possuíam cozinha para cozinharmos).
Retornamos ao condo e fechamos o dia com um jantar preparado por um dos amigos que nos acompanhava na viagem.
Review de hotel: Maui Vista Condomínio (4 estrelas)
Boa estrutura de apartamento com infraestrutura interessante (piscina, quadra de tênis, dependências de estacionamento e etc.) e com um preço mais alto, se comparado com os outros hotéis, para 4 pessoas (nesta viagem estávamos em 4, um casal e dois amigos)
$1.001,18 (dólares americanos) para um apartamento de 2 quartos (cama de casal e duas de solteiro), sala, cozinha, dois banheiros e varanda.
#2 Dia
Para o nosso segundo dia em Maui e sétimo no Havaí decidimos conhecer as praias do sul de Kihei. Acordamos relativamente cedo, tomamos nosso café e seguimos de carro para algumas paradas e enfim a praia que iriamos passar nosso dia. Passamos antes em Kalama Park para verificar valores de snorkeling e dive, seguimos para Po’olenalema Beach Park onde estacionamos somente para algumas fotos, descemos mais um pouco até Makena Bay e por fim paramos no Makena State Park para aproveitar a Big Beach.
Ficamos neste local até às 15h e deste ponto partimos para conhecer as demais praias e pontos de interesse que existem até a pontinha sul de Kihei.
Chegamos então ao destino final, La Perouse Bay. Por lá encontramos um belo contraste de natureza. A praia com a água bem azul e os rochedos de lava vulcânica. Ficamos no local por mais ou menos 30 minutos e depois seguimos para o centrinho de Kihei para almoçarmos. Escolhemos um dos restaurantes a beira mar de Kihei e recuperamos nossas forças por ali.
Depois do almoço nos dirigimos a loja de scuba dive para fechar o passeio de sábado (Molokini Crater). A escolha foi feita com base nas lojas de tour que achamos em Kihei (próximo aos restaurantes e galerias na rua principal da praia existem algumas). Para o scuba dive foi feito dessa forma, porém para o passeio de snorkeling, escolhemos baseado nos folhetos que pegamos no aeroporto. Fechamos o passeio para fazer snorkel pelo site oficial da empresa (obtivemos 10% de desconto porque compramos online – fique atento a essa dica!).
Seguimos então para o nosso retorno ao condomínio e fechamos o dia.
#3 Dia
Neste dia reservamos os esforços para conhecer a parte oeste de Maui e seus pontos de interesse.
Saímos de Kihei as 10h da manhã e dirigimos em direção a nossa primeira parada, o Papawai Point (scenic lookout). Tiramos algumas fotos e continuamos o percurso.
Próximas paradas foram:
- Papalua Beach
- Ukumehame Beach
- Launiupoko Wayside State Park
Nesse último ponto paramos e ficamos por alguns minutos tirando fotos e curtindo a paisagem.
Após essa parte da estrada passamos por Lahaina, uma cidadezinha toda charmosa. Não paramos, pois, a intenção era retornar no dia seguinte após nosso snorkeling e mergulho. E foi o que fizemos. Porém, caso você esteja com tempo apertado, pare nela e curta. Merece a atenção!
Seguimos então para Ka’anapali, uma praia quase particular que fica no ponto com mais resorts luxuosos dessa estrada. A praia está listada em um guia que encontramos como uma das mais bonitas de Maui, porém não achamos isso tudo não! Ela parece particular pois fica cercada por muitos hotéis, mas não é. Não tenha receio e acessa-la!
Uma curiosidade que descobrimos com um dos passeios e explicações de guias é que nenhuma praia no Hawaii pode ser particular. Então entre e aproveite todas que quiser e puder.
Depois deste ponto seguimos para a praia que seria nossa parada do dia: Kapalua.
Neste local estacionamos o carro e resolvemos aproveitar a areia e o sol do dia. Ficamos por lá de 11h30 da manhã até umas 14h.
Depois desse momento praiano seguimos para uma das estradas mais sinuosas do Hawaii, o trecho Kapalua – Wailuku. Esta e uma estrada cênica com muitas curvas e cenários de penhascos. Levamos aproximadamente 1h e meia a 2 horas para atravessa-la. Depois desse trecho seguimos para o almoço em Kihei e, em torno das 18h, preparamos o retorno para nossa acomodação.
Encerramos nosso dia de atividades nesse momento.
#4 Dia
Nosso dia oito no Hawaii foi marcado por muitas atividades. Acordamos as 5h da manhã e saímos para o tour de barco que nos levou para Molokini.
Este ponto do Hawaii trata-se de uma cratera no meio do mar onde os barcos atracam e levam os turistas para mergulhos de profundidade e snorkeling.
Nesta nossa viagem de quatro integrantes, três seguiram com um barco e um com outro. As atividades diferenciadas nos dividiram nesse dia.
O barco com os rapazes foi para o local que tinha como principal atividade o mergulho de profundidade. O barco que eu fui foi para snorkeling.
Review de Tour: Pacific Whale Foundation
Ótima estrutura do barco e a loja para atendimento com perfil bem profissional. O preço bem bom para o que foi oferecido, se comparado com os outros passeios mais baratos. Atendeu muito bem a expectativa.
$105 (dólares americanos) para o passeio de meio dia (7h até 12h). O que estava incluso:
- Café continental, almoço com churrasco, e bebidas variadas, incluindo vinho, cerveja e coquetéis tropicais;
- Equipamentos de snorkel, equipamento de flutuação (macarrão e coletes salva-vidas) e instrutores.
Saímos as 7h da manhã em ponto do Porto de Ma’alaea e o barco atracou em Molokini por volta das 7h45. Ficamos por lá fazendo snorkeling umas 2 horas e depois deste ponto seguimos para a segunda parada a Turtle Arches. Este ponto fica bem em frente a Kihei e as praias desta costa. Nesse momento a água estava bem mais cristalina, pois o sol apareceu, e também mais calma. Aproveitei mais o snorkeling neste ponto.
Às 10h45 o almoço começou a ser servido aos poucos e por volta das 11h15 o barco retornou ao porto de origem. Nesse momento estava findo o passeio.
Depois de uma manhã intensa e ao mesmo tempo relaxante no barco, seguimos de carro para conhecer a pequena cidade de Lahaina.
No dia anterior tínhamos feito a costa oeste e passamos por ela, porém não paramos.
Desta vez ela entrou no nosso roteiro oficial do dia. E valeu muito a pena!
Dos pontos visitados em Maui esta cidadezinha merece destaque. Por lá o visitante encontra muitos bares, lojinhas, e uma orla muito charmosa.
Caminhamos pelo centrinho todo, entramos em muitas lojas e seguimos até o nosso ponto final, o templo budista japonês Jodo Mission.
Por lá encontramos um espaço muito especial e único no Hawaii. Algo muito diferente do que havíamos encontrado até aquele momento.
Para finalizar esse dia intenso seguimos para um pôr do sol de doer os olhos. Curtimos uma praiana na Baby Beach, uma pequena praia no finalzinho de Lahaina. E por ali, mais uma grata surpresa, muitas tartarugas neste pedaço de mar. Nos divertimos bastante com fotos e mais fotos com elas e, claro, do pôr do sol.
Depois deste ponto, retornamos para a acomodação e fechamos dessa forma as atividades do nosso dia.










#5 Dia
Este dia foi repleto de estrada, pontos de interesse para visitar, cachoeiras, praias escondidas e muitas curvas pelo nosso caminho.
Escolhemos nosso dia dez para a road trip para Hana, e começamos por volta das 9h30 da manhã. Saímos de Kihei, local onde estávamos hospedados, e dirigimos até o início da trilha na route 36 em Paia. Nesse pedaço a rodovia marca a milha 0 e torna-se route 360.
Durante o percurso até Hana fizemos muitas paradas e encontramos vários pontos pelo nosso caminho. Abaixo listamos alguns:
- Ho’okipa Lookout and Beach Park (praia – paramos para fotos)
- Twin Falls (cachoeira – paramos para fotos)
- Waikamoi (cachoeira – não conseguimos ver devido às barreiras pelo caminho causadas pela tempestade tropical dos dias anteriores)
- Garden of Eden (espaço com jardins e cachoeiras privadas – não entramos)
- Keanae Peninsula (vista com pedras e o mar – paramos para muitas fotos)
- Puaa Kaa (parque com cachoeira – não entramos)
- Red Sand Beach (praia escondida – paramos para fotos)
- Waianapanapa (praia de areia escura – paramos para fotos rapidamente)
- Oheo Gulch (cachoeiras – não fomos)
- The Pipiwai Trail (trilha e floresta de bambus – não fomos)
Outros pontos interessantes:
- Kaumahina State Wayside Park
- Keanae Lookout
- Waikani Falls
- Pua’a Ka’a State Wayside Park
- Wai’anapanapa State Park
- Hana Town
- Wailua Falls
- Palikea Stream
- Charles Lindebergh’s Grave
Além desses pontos mencionados muito outros podem servir de parada para o visitante, basta gostar do local e querer se aventurar.
Durante todo esse percurso e paradas nos pontos levamos aproximadamente 5 horas e meia a 6 horas para chegar até Hana. Quando chegamos na pequena cidade, procuramos um local para almoçar e por lá ficamos 1 hora mais ou menos. Escolhemos um local com alguns food trucks instalados e aproveitamos o clima local.
Depois desse descanso e com energias repostas, seguimos para fechar nosso dia numa prainha escondida, a Red Sand Beach. Este e sem dúvidas um belo lugar para visitar. Não deixe de conhecer este pedacinho de Hana.
Quando passava das 17h30 da tarde partimos para nosso retorno a Kihei, e como já estava bem tarde decidimos não arriscar e seguir caminho de volta pela mesma estrada.
O caminho de volta
O visitante tem duas opções de retorno: voltar pela mesma estrada que foi, ou continuar pela estrada pelo lado sul da ilha. Se o turista continuar, ele passara pelo Oheo Gulch e conseguira ver o Kaupo Store, Huakini Bay (com o atípico “bluish grey rocks”) e o Pokowai Sea Arch. Essa rota não e necessariamente a mais rápida para voltar, mas levara o visitante pela Ulupalakua, pelos vinhedos de MauiWine, e pelas encostas de Haleakala.
Se estiver chovendo ou você decidir retornar depois das 15h da tarde, este segundo percurso mencionado não é recomendado. A estrada fica localizadas em altos cliffs que beiram o mar e existem seções não pavimentadas de uma só mão. Além disso, muitas agencias de locação de carros proíbem que usem seus carros nessa área (confirme as informações com a sua locadora).
#6 Dia
Os dias no Hawaii estavam chegando ao fim, mas ainda tínhamos algumas rotas para percorrer. E para este decimo primeiro dia, seguimos em direção ao ponto mais alto de Maui, o vulcão Haleakala.
Partimos as 10h da manhã em direção ao ponto mais alto deste vulcão. Dirigimos de Kihei até a entrada principal do parque (Centro de Informações ao Visitante) e lá chegamos as 11h30. Deste local até o ponto mais alto ainda existe mais estrada e o percurso dura aproximadamente 30 minutos. Seguimos a estrada bem pavimentada e sinalizada (não existe necessidade de usar carro 4×4 nesta rota).
Chegamos ao topo e logo nos ambientamos para muitas fotos. Exploramos o local e ficamos por lá até umas 13h da tarde.
Dica importante a ser seguida. Quando fizer visita a este tipo de local (picos de vulcões – isso aplica-se também ao vulcão de Big Island, o Mauna Kea) leve ou vá vestido com roupas mais quentes, pois a temperatura no alto fica até 20 a 30 graus mais baixa.
Pegamos nosso caminho de volta e seguimos em direção a Paia, a penúltima parada em Maui. Nesta pequenina cidade de Maui escolhemos um ótimo local para nosso almoço, nos refizemos da manhã com “pouco ar” no alto do vulcão e após tudo isso saímos para andar um pouco pelo local.
Estávamos quase fechando nosso roteiro nesta ilha havaiana, mas ainda precisávamos de mais um pouco de ar puro e sol. Seguimos então para a última parada, Ho’okipa Beach Park. Neste local tivemos a grata surpresa de encontrar um grupo enorme (mais de 50) de tartarugas descansando na areia. Foi um final digno de Maui. Um momento lindo de viver e ver!
Depois deste ponto seguimos para o aeroporto pois nosso voo para Oahu (Honolulu) já estava marcado para sair.
As 20h embarcamos rumo a Honolulu e a nossa última ilha no Hawaii.
Links Importantes
MAUI
- Haleakala National Park Sunrise Tours
- Heavenly Hana Tour
- The Incredible Journey Hana
- Hana & Haleakala Revealed – Temptation Tours
- Old Lahaina Luau – Tradicional hula & feast
- Drums of the Pacific Lu’au – Hyatt Regency
- Maui Diving Scuba Center
- Learn to Surf – GooFy Foot
- Windsurf, Kite and Surf Lessons – Maui’s Windsport School
- Lessons & Board Rentals – Surf, Stand-up and Boogie
- Rivers to the sea – Private surf lessons
- Lanai Ferry – Maui/Lanai Passenger Ferry
- Maui Princess Dinner Cruise
- Dolphins Lanai
- Ultimate Snorkel Lanai Dolphin Excursions
- ATV Tours – Mini Jeeps
- Zipline – Pi’iholo Ranch Adventures
- Northshore Zipline
- Hike Maui – Waterfalls Rain Forests
- Rappel Waterfalls
- Beautiful Maui Tours
- Ziplines Adventures Course
- Pineapple Tours
- Fishing Tour
- Bike Tours
- Maui Ocean Center Aquarium of Hawaii
- Bike Down a Volcano
- Fishing Tours
- Reefdancer – Maui’s Ultimate Reef Viewing Adventure
- Jet ski & Fly-board
- Hiking Adventures
- Maui Stargazing
- Parasail in Paradise
- Air Tour Volcano & Air Tour Moloka’i
- Dolphins with the experts
- Bike down the Volcano Haleakala
- Maverick Maui Helicopters Excursions
- Boss Frog’s – Snorkel, bike & beach rentals
- Sail Maui – Molokini & Lanai
- Molokini with the experts
- Experience Molokini in Solitude – Ki Kanani
- Alii Nui Snorkel & Sailing
- Snorkel Snuba Molokini & Turtle Town
- Maui Dive Shop Hawaii
- Parasail in Paradise
- Molokini Rafting
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar porque esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.