Roteiros no Havaí
Big Island, Maui e Oahu
Aloha! Seja muito bem-vindo ao nosso roteiro de 2 semanas no Havaí.
Não poderíamos deixar de começar com esta saudação havaiana, porque este é um dos mais importantes valores da cultura deste estado norte-americano. Aloha pode significar olá ou tchau, mas é também um conceito de altruísmo e unidade.
O Havaí é um lugar que o abraça enquanto você curte o clima tropical. Belas praias e uma mistura de culturas: asiática, havaiana, européia, norte-americana e polinésia fazem parte deste cenário único do nosso planeta. Este local é um ponto de encontro de beleza, cultura e descoberta. Você saberá que chegou ao Havaí e já faz parte dele quando ouvir-se falando as seguintes palavras “aloha”, “mahalo” (obrigado) e “ma kai” (em direção ao oceano) sem pensar duas vezes.
É fácil ver porque o Havaí se tornou sinônimo de paraíso. Basta olhar para suas praias com águas azuis, seus recifes de coral espalhados por todos os cantos e os vulcões acenando para espíritos aventureiros.
Tempo de voo de Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye (Honolulu) (HNL) para Oahu (fonte):
- Aeroporto Lihue (LIH), Kauai: 30 minutos
- Aeroporto de Kahului (OGG), Maui: 30 minutos
- Aeroporto de Kapalua-West Maui (JHM), Maui: 30 minutos
- Aeroporto Molokai (MKK), Molokai: 20 minutos
- Aeroporto de Lanai (LNY), Lanai: 25 minutos
- Aeroporto Internacional de Hilo (ITO), island of Hawaii (Big Island): 50 minutos
- Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona em Keahole (KOA), island of Hawaii (Big Island): 45 minutos
Confira muito mais detalhes das ilhas do Havaí que visitamos e também das que não visitamos:
Big Island

#1 Dia
Nosso primeiro dia no Havaí já começou intenso e com muitas paisagens novas. Como o fuso horário nos ajudou nessa vinda de Sydney para o Havaí (saímos da capital australiana no dia 07 às 18h30 e chegamos no mesmo dia 07 as 8h da manhã), conseguimos aproveitar a sexta-feira com uma programação já completa. Chegamos no aeroporto, seguimos para fazer o pick up do carro na locadora Atenção, aí vai uma dica importante! Em Big Island e importante alugar um carro 4X4 caso você queira subir o vulcão Mauna Kea. Depois da entrada principal do parque – o Centro de Informação ao Visitante – até o pico, só carros com este tipo de tração estão autorizados a seguir. Depois de pegar nosso meio de transporte oficial desta ilha, dirigimos em direção ao nosso hotel para o check in. Fizemos todos os trâmites, deixamos as malas e já seguimos para reconhecimento local.
Como estávamos hospedados na região central de Kona, próximo ao centrinho, escolhemos a Magic Sand Beach para esta tarde de primeiro dia. Sentamos na areia e por lá aproveitamos a tarde com muito sol, areia e aquela vibe havaiana.
Depois da praiana do dia, seguimos de volta para o hotel e aproveitamos o pôr do sol com a vista maravilhosa do local. Relaxamos na piscina e brindamos a viagem com aquela cervejinha especial.
Para o final do dia, reservamos nossas forças para um jantar num pub local e fechamos assim nosso primeiro dia.
Review de hotel: Kona Coast Resort (5 estrelas)
Excelente hotel com infraestrutura completa (piscina, quadra de tênis, dependências de estacionamento e etc.) e com um preço muito bom para 4 pessoas (nesta viagem estávamos em 4, um casal e dois amigos)
$508 (dólares americanos) para um apartamento de 2 quartos (cama de casal e duas de solteiro), sala, cozinha, dois banheiros e varanda.
#2 Dia
Neste segundo dia a ideia era fazer a parte norte (partindo de Kona) do lado oeste da Big Island, e foi o que colocamos em pratica.
Saímos do hotel e seguimos em direção a nossa primeira parada Kekaha Kai State Park. Neste local encontramos uma paisagem de cair o queixo. No início da rota, depois de sair da highway principal, percorremos uns quilômetros por uma estradinha de terra, pedras e um solo vulcânico incrível de ver.
Logo já estávamos no estacionamento do local e seguimos para as praias deste parque. A Makalawena Beach e Mahai’ula Beach duas praias que impressionam! Agua cristalina, temperatura muito agradável, areia mais grossa e uma vista com palmeiras de deixar qualquer ser humano com queixo caído.
Decidimos ficar na parte mais à direita do estacionamento principal, pois a praia era mais sossegada e muito mais bonita. Por lá vimos muita vida marinha com snorkeling e algumas tartarugas nos cercavam no mar. Ficamos no local mais ou menos 2 horas e depois seguimos para nossa rota.
Nossa próxima parada foi em Hapuna Beach, a praia mais popular da Big Island, segundo os guias de viagem que consultamos. Encontramos por lá uma boa infra para turistas e moradores (churrasqueiras, área de lazer e lanchonete), mas decidimos somente tirar algumas fotos e seguir, uma vez que tínhamos vindo de uma outra praia e estávamos com fome. Depois de alguns minutos no local seguimos novamente nossa rota. Valor de entrada no parque: $5 dólares.
Nesse momento já passava das 13h da tarde e decidimos almoçar em um restaurante próximo, mais precisamente, dentro de um resort. Ficamos no local em torno de 1 hora e meia. Após o descanso e reposição de energia, continuamos o passeio para os próximos pontos de interesse do dia.
Dirigimos, então, em direção a Hawi, a cidade mais ao norte de Big Island. De lá seguimos para o Pololu Valley Overlook, um local com uma bela vista e uma trilha. Aproveitamos para mais algumas fotos (não seguimos pela trilha) e continuamos nossa saga do dia.
Deste ponto mais ao norte, começamos nossa viagem de volta em direção ao sul. Retornamos para a cidade de Hawi e acessamos a estrada (rota 250) que nos levou até Waimea. Esta rota e muito especial! Por lá encontramos um belo cenário com uma mistura de muita natureza ao redor e uma bela vista panorâmica de Big Island. A Kohala Mountain Road tem 32 km e nela o viajante percorre sinuosas e belas paisagens. Não perca essa rota e suas vistas completas desta ilha do Hawaii.
Nesse momento estava fechado nosso roteiro de segundo dia. Seguimos nesse momento pela Highway principal da parte oeste e dirigimos para nosso merecido jantar no centrinho de Kona. A pedida da noite foi um belo e suculento Outback. Fechamos o dia!
#3 Dia
E o terceiro dia de Big Island havia chegado. Neste dia reservamos uma road trip para parte sul da costa oeste da Big Island. Saímos do hotel em torno da 10h da manhã, e seguimos para o extremo sul – Ka Lae. Esta e considerada a parte mais ao sul dos Estados Unidos.
A viagem durou aproximadamente 1 hora e meia e foi recheada de múltiplos cenários, situação bem comum nesta ilha do Havaí. Percorrer ela de ponta a ponta e, sem dúvidas, vivenciar diferentes climas e vegetações num período muito curto de estrada. Em um determinado momento o viajante se depara com um cenário vulcânico, porém só um pouco mais a frente uma vegetação bem tropical e chuvosa já se revela. Sem dúvidas, uma experiência única.
Chegamos ao ponto mais ao sul ao meio dia. Por lá encontramos a trilha para a Green Sands Beach (olivine sand), uma famosa praia composta por uma mistura de areias branca, preta e pequenos cristais esverdeados. Porém, infelizmente, devido a programação de mergulho de outros integrantes do grupo de viagem, não pudemos acessa-la. Tínhamos que naquele momento voltar para Kona.
Green Sands Beach: e uma praia que fica a 4 km a noroeste da pontinha sul de Big Island e conta um cenário singular. Sua estrutura não é composta por areia e mar como as praias “comuns”, e sim por grama e o mar a sua frente.
Dica: só é possível acessa-la a pé ou com um carro com tração 4X4. Existe um estacionamento no início da trilha para os carros de passeio e para as pick-ups que fazem o trajeto caso você queira pagar para ser levado até esta praia.
Uma pena não termos conseguido tempo para acessar esse local, porem aconselho o viajante a reservar um tempo para o local.
Após andarmos um pouco pela trilha que leva até essa praia, decidimos voltar e aproveitar um somente a pontinha da ilha. Fomos até o cliff e por lá encontramos alguns locais e turistas aproveitando o espaço. Alguns turistas pulam o cliff e aproveitam o mar, porem no espaço existe uma placa com referência que não e permitida essa pratica. Mesmo assim muitos fazem.
Após essa viagem até a ponta sul, retornamos pra Kona e seu centrinho cheio de restaurantes. Estava na hora do almoço. Sentamos em um local a beira mar e aproveitamos o tempo.
Depois do almoço foi hora de deixar alguns integrantes desta viagem na marina para o mergulho do dia.
O final da tarde para outros foi de sol, piscina, sossego e música aproveitando o pôr do sol.
O terceiro dia estava fechado!
#4 Dia
Nosso dia quatro na Big Island foi todo focado na saída de Kona para Hilo (saímos do oeste e migramos para o leste desta ilha) e na subida ao ponto mais alto do Hawaii, e um dos mais altos do mundo.
Acordamos cedo, tomamos nosso café no hotel (reservamos um hotel com estrutura de apartamento, portanto tinha cozinha) e fizemos o check out. Seguimos, então, para a estrada e para o Mauna Kea.
De Kona até a base da montanha/vulcão levamos aproximadamente 1 hora e meia pela estrada. Chegamos no local em torno das 11h30 da manhã. Logo nos identificamos no Centro de Informação ao Visitante e pedimos informações.
Mauna Kea: o que você precisa saber para subir até o ponto mais alto do Hawaii e um dos mais altos do mundo
- Você precisa ter um veículo 4X4 (quando visitamos o local vimos alguns carros que não tinha este tipo de tração, porem na base todas as instruções foram que precisávamos ter este recurso, portanto não hesite em lugar um veículo como este indicado, principalmente no período de inverno);
- Não pode estar grávida;
- Não pode ter problemas no coração;
- Não pode ter feito mergulho com cilindro nas últimas 24 horas antes de subir o vulcão;
- Crianças menores de 13 anos não podem subir;
- Pessoas com problemas respiratórios não podem subir;
A estrada não tem condições muito extremas, mesmo porque uma parte dela e pavimentada, porem a indicação e sempre ter um veículo com tração. Respeite as regras!
Mauna Kea: saiba um pouco mais
Mauna Kea significa “Montanha Branca” no idioma havaiano, uma referência ao seu cume que regularmente está coberto de neve no inverno. Este e o ponto mais elevado do arquipélago e um dos mais proeminentes do mundo! Se considerarmos a medição desde a base até o pico, o vulcão tem 10.105 metros a partir do fundo do Oceano Pacifico. Portanto a montanha mais alta do mundo. Porem se consideramos a medição da base em terra até o pico, o mais alto do mundo será o Everest (00.000 metros).
De acordo com sua elevação, qualidade do ar e abstinência de luz e poluição, este e o melhor ponto de observação do mundo!
No alto desta montanha/vulcão existe uma base de pesquisa espacial e diversos países possuem telescópios por lá, dentre eles: USA (NASA e Universidade of Hawaii), Canada, Franca, Reino Unido, entre outros.
Depois das devidas informações e instruções, seguimos de carro para o topo. Levamos aproximadamente 30 minutos do centro de informações até a base mais alta.
Por lá o que encontramos foi mesmo de outro mundo. Um local totalmente diferenciado, e que lembra muito os filmes que mostram o solo lunar e de Marte. Uma experiência realmente inexplicável.
Foram muitas fotos e muitos suspiros com o cenário, e depois de 1 hora e meia retornamos a base. Foi sem dúvida um momento especial.
Depois desse tour, seguimos para o nosso almoço e depois para a nova hospedagem na parte leste de Big Island, Hilo.
Fizemos check in, deixamos malas, nos refizemos e a noite fechamos o nosso dia com um jantar típico americano, Taco Bell, rs.
Review de hotel: Shaka Shak (2 estrelas)
Hotel com cara de pousada bem simples. Estrutura antiga de uma casa de madeira com dependências razoáveis. Quarto pequeno e com varanda reservado para 4 pessoas (uma cama de casal e 2 de solteiro).
Local muito quente, cheio de mosquitos e sem ar condicionado (não recomendo).
$365,95 (dólares americanos) para as dependências que mencionei acima.
#5 Dia
Neste último dia de passeios na Big Island, reservamos um retorno ao topo do Manau Kea e mais alguns pontos de interesse da região norte de Hilo.
Retornamos ao ponto mais alto do mundo, pois dois dos integrantes da nossa viagem não puderam subir no dia anterior, devido ao mergulho com cilindro. Mas, desta vez com um toque todo especial, fomos para ver as estrelas e o nascer do sol.
Acordamos as 3 da manhã e seguimos de carro novamente para o Mauna Kea. Chegamos no topo as 5h da manhã e ficamos durante um pouco mais de 30 minutos vendo a beleza das estrelas num céu ultra limpo e lindo de viver.
Em torno das 6h da manhã o sol já estava no horizonte e nós o admirando até onde pudemos. Ainda ficamos no local por 1 hora para mais fotos e, aproximadamente, as 8h já estávamos na base.
Deste ponto dirigimos para o próximo local de interesse do dia: Waipio Valley. Este e um vale que abriga uma natureza bem particular e onde também pudemos encontrar a Black Sand Beach.
O Waipio Valley pode ser avistado de um mirante, e por lá o visitante consegue ótimas fotos. Porém para ir até a Black Sand Beach, é preciso ter um carro 4×4. Neste caso não “seria opcional” como a subida do Mauna Kea no verão. Para acessar a praia descemos um caminho bem estreito, íngreme e cheio de buracos.
Levamos em torno de 20 minutos para descer e aproveitamos a Black Sand Beach para muitas fotos. Seguimos então para nosso retorno e nos direcionamos para o penúltimo ponto de interesse do dia, Akaka Falls.
Dirigimos rumo ao sul da Big Island no lado de Hilo até a entrada do parque que abriga a cachoeira.
Estacionamos o carro na estrada anterior ao estacionamento oficial e seguimos caminhando por um pedacinho da estrada (cerca de 100 metros).
Neste local existe uma taxa de $1 dólar para entrar e caso você estacione no local paga mais $5 dólares.
Dentro do parque a trilha e leve e pavimentada. Descemos no sentido indicado pelas placas, encontramos uma cachoeira no primeiro mirante e logo em seguida, andando mais uns metros, encontramos a Akaka Falls.
Algumas boas fotos e nos dirigimos para nosso retorno a Hilo.
Chegamos a cidade e procuramos uma praia para fechar nosso dia. Escolhemos o Carlsmith Beach Park. Este local não é necessariamente uma praia como costumamos ver, e sim um parque com pedras e uma estrutura para lazer. Por lá ficamos quase 2 horas. Neste local encontramos uma reserva de tartaruga (green turtle). Conseguimos inclusive ver uma enorme perto das pedras onde estávamos.
Fechamos nesta etapa nosso roteiro do último dia de Big Island.
Observações finais:
Percorremos a ilha quase toda por suas estradas principais e secundária. A única parte que não conseguimos acessar foi o parque dos Vulcões (Hawai‘i Volcanoes National Park e o seu Vulcão Kilawea) e o Maona Loa, um dos maiores vulcões do mundo. Não fomos nesses pontos devido a uma tempestade tropical que se aproximou desta ilha na época que fomos. Os parques da costa leste fecharam por conta deste problema. Mas caso você queira visitar, sugiro duas formas: primeira seria com seu carro alugado e ir explorando os locais, e a segunda através de um passeio de helicóptero (existem várias empresas que fazem tours na ilha, e as duas mais famosas são a Blue Hawaiian Helicopters e a Paradise Helicopters).
Maui

#1 Dia
Logo após explorarmos a Big Island, seguimos para nossos 6 dias em Maui.
No roteiro original ficaríamos mais um dia inteiro em Big Island para visitar os vulcões próximos a Hilo, porém como expliquei antes devido a uma tempestade tropical os parques estavam fechados e não pudemos acessar.
Desta forma, antecipamos nosso voo para Maui e aproveitamos esta ilha já no nosso sexto dia de Hawaii.
Chegamos no aeroporto de Maui próximo das 10h da manhã e nos direcionamos para pegar nosso carro alugado.
Seguimos para um check in antecipado no condo que reservamos (este tipo de acomodação e bem comum em Maui, condomínios de apartamentos que são postos para locação em grandes sites) e ficamos por lá para nos refazermos e também para decidirmos os próximos passos.
Em torno das 14h saímos para explorar uma praia próxima e acabamos optando por parar na Kama’ole Beach I. Ficamos por lá até às 17h30 e depois decidimos seguir para o mercado para fazer nossas compras da estadia (todos os locais que escolhemos tinham estrutura de apartamento e, portanto, possuíam cozinha para cozinharmos).
Retornamos ao condo e fechamos o dia com um jantar preparado por um dos amigos que nos acompanhava na viagem.
Review de hotel: Maui Vista Condomínio (4 estrelas)
Boa estrutura de apartamento com infraestrutura interessante (piscina, quadra de tênis, dependências de estacionamento e etc.) e com um preço mais alto, se comparado com os outros hotéis, para 4 pessoas (nesta viagem estávamos em 4, um casal e dois amigos)
$1.001,18 (dólares americanos) para um apartamento de 2 quartos (cama de casal e duas de solteiro), sala, cozinha, dois banheiros e varanda.
#2 Dia
Para o nosso segundo dia em Maui e sétimo no Hawaii decidimos conhecer as praias do sul de Kihei. Acordamos relativamente cedo, tomamos nosso café e seguimos de carro para algumas paradas e enfim a praia que iriamos passar nosso dia. Passamos antes em Kalama Park para verificar valores de snorkeling e dive, seguimos para Po’olenalema Beach Park onde estacionamos somente para algumas fotos, descemos mais um pouco até Makena Bay e por fim paramos no Makena State Park para aproveitar a Big Beach.
Ficamos neste local até às 15h e deste ponto partimos para conhecer as demais praias e pontos de interesse que existem até a pontinha sul de Kihei.
Chegamos então ao destino final, La Perouse Bay. Por lá encontramos um belo contraste de natureza. A praia com a água bem azul e os rochedos de lava vulcânica. Ficamos no local por mais ou menos 30 minutos e depois seguimos para o centrinho de Kihei para almoçarmos. Escolhemos um dos restaurantes a beira mar de Kihei e recuperamos nossas forças por ali.
Depois do almoço nos dirigimos a loja de scuba dive para fechar o passeio de sábado (Molokini Crater). A escolha foi feita com base nas lojas de tour que achamos em Kihei (próximo aos restaurantes e galerias na rua principal da praia existem algumas). Para o scuba dive foi feito dessa forma, porém para o passeio de snorkeling, escolhemos baseado nos folhetos que pegamos no aeroporto. Fechamos o passeio para fazer snorkel pelo site oficial da empresa (obtivemos 10% de desconto porque compramos online – fique atento a essa dica!).
Seguimos então para o nosso retorno ao condomínio e fechamos o dia.
#3 Dia
Neste dia reservamos os esforços para conhecer a parte oeste de Maui e seus pontos de interesse.
Saímos de Kihei as 10h da manhã e dirigimos em direção a nossa primeira parada, o Papawai Point (scenic lookout). Tiramos algumas fotos e continuamos o percurso.
Próximas paradas foram:
- Papalua Beach
- Ukumehame Beach
- Launiupoko Wayside State Park
Nesse último ponto paramos e ficamos por alguns minutos tirando fotos e curtindo a paisagem.
Após essa parte da estrada passamos por Lahaina, uma cidadezinha toda charmosa. Não paramos, pois, a intenção era retornar no dia seguinte após nosso snorkeling e mergulho. E foi o que fizemos. Porém, caso você esteja com tempo apertado, pare nela e curta. Merece a atenção!
Seguimos então para Ka’anapali, uma praia quase particular que fica no ponto com mais resorts luxuosos dessa estrada. A praia está listada em um guia que encontramos como uma das mais bonitas de Maui, porém não achamos isso tudo não! Ela parece particular pois fica cercada por muitos hotéis, mas não é. Não tenha receio e acessa-la!
Uma curiosidade que descobrimos com um dos passeios e explicações de guias é que nenhuma praia no Hawaii pode ser particular. Então entre e aproveite todas que quiser e puder.
Depois deste ponto seguimos para a praia que seria nossa parada do dia: Kapalua.
Neste local estacionamos o carro e resolvemos aproveitar a areia e o sol do dia. Ficamos por lá de 11h30 da manhã até umas 14h.
Depois desse momento praiano seguimos para uma das estradas mais sinuosas do Hawaii, o trecho Kapalua – Wailuku. Esta e uma estrada cênica com muitas curvas e cenários de penhascos. Levamos aproximadamente 1h e meia a 2 horas para atravessa-la. Depois desse trecho seguimos para o almoço em Kihei e, em torno das 18h, preparamos o retorno para nossa acomodação.
Encerramos nosso dia de atividades nesse momento.
#4 Dia
Nosso dia oito no Hawaii foi marcado por muitas atividades. Acordamos as 5h da manhã e saímos para o tour de barco que nos levou para Molokini.
Este ponto do Hawaii trata-se de uma cratera no meio do mar onde os barcos atracam e levam os turistas para mergulhos de profundidade e snorkeling.
Nesta nossa viagem de quatro integrantes, três seguiram com um barco e um com outro. As atividades diferenciadas nos dividiram nesse dia.
O barco com os rapazes foi para o local que tinha como principal atividade o mergulho de profundidade. O barco que eu fui foi para snorkeling.
Review de Tour: Pacific Whale Foundation
Ótima estrutura do barco e a loja para atendimento com perfil bem profissional. O preço bem bom para o que foi oferecido, se comparado com os outros passeios mais baratos. Atendeu muito bem a expectativa.
$105 (dólares americanos) para o passeio de meio dia (7h até 12h). O que estava incluso:
- Café continental, almoço com churrasco, e bebidas variadas, incluindo vinho, cerveja e coquetéis tropicais;
- Equipamentos de snorkel, equipamento de flutuação (macarrão e coletes salva-vidas) e instrutores.
Saímos as 7h da manhã em ponto do Porto de Ma’alaea e o barco atracou em Molokini por volta das 7h45. Ficamos por lá fazendo snorkeling umas 2 horas e depois deste ponto seguimos para a segunda parada a Turtle Arches. Este ponto fica bem em frente a Kihei e as praias desta costa. Nesse momento a água estava bem mais cristalina, pois o sol apareceu, e também mais calma. Aproveitei mais o snorkeling neste ponto.
Às 10h45 o almoço começou a ser servido aos poucos e por volta das 11h15 o barco retornou ao porto de origem. Nesse momento estava findo o passeio.
Depois de uma manhã intensa e ao mesmo tempo relaxante no barco, seguimos de carro para conhecer a pequena cidade de Lahaina.
No dia anterior tínhamos feito a costa oeste e passamos por ela, porém não paramos.
Desta vez ela entrou no nosso roteiro oficial do dia. E valeu muito a pena!
Dos pontos visitados em Maui esta cidadezinha merece destaque. Por lá o visitante encontra muitos bares, lojinhas, e uma orla muito charmosa.
Caminhamos pelo centrinho todo, entramos em muitas lojas e seguimos até o nosso ponto final, o templo budista japonês Jodo Mission.
Por lá encontramos um espaço muito especial e único no Hawaii. Algo muito diferente do que havíamos encontrado até aquele momento.
Para finalizar esse dia intenso seguimos para um pôr do sol de doer os olhos. Curtimos uma praiana na Baby Beach, uma pequena praia no finalzinho de Lahaina. E por ali, mais uma grata surpresa, muitas tartarugas neste pedaço de mar. Nos divertimos bastante com fotos e mais fotos com elas e, claro, do pôr do sol.
Depois deste ponto, retornamos para a acomodação e fechamos dessa forma as atividades do nosso dia.
#5 Dia
Este dia foi repleto de estrada, pontos de interesse para visitar, cachoeiras, praias escondidas e muitas curvas pelo nosso caminho.
Escolhemos nosso dia dez para a road trip para Hana, e começamos por volta das 9h30 da manhã. Saímos de Kihei, local onde estávamos hospedados, e dirigimos até o início da trilha na route 36 em Paia. Nesse pedaço a rodovia marca a milha 0 e torna-se route 360.
Durante o percurso até Hana fizemos muitas paradas e encontramos vários pontos pelo nosso caminho. Abaixo listamos alguns:
- Ho’okipa Lookout and Beach Park (praia – paramos para fotos)
- Twin Falls (cachoeira – paramos para fotos)
- Waikamoi (cachoeira – não conseguimos ver devido às barreiras pelo caminho causadas pela tempestade tropical dos dias anteriores)
- Garden of Eden (espaço com jardins e cachoeiras privadas – não entramos)
- Keanae Peninsula (vista com pedras e o mar – paramos para muitas fotos)
- Puaa Kaa (parque com cachoeira – não entramos)
- Red Sand Beach (praia escondida – paramos para fotos)
- Waianapanapa (praia de areia escura – paramos para fotos rapidamente)
- Oheo Gulch (cachoeiras – não fomos)
- The Pipiwai Trail (trilha e floresta de bambus – não fomos)
Outros pontos interessantes:
- Kaumahina State Wayside Park
- Keanae Lookout
- Waikani Falls
- Pua’a Ka’a State Wayside Park
- Wai’anapanapa State Park
- Hana Town
- Wailua Falls
- Palikea Stream
- Charles Lindebergh’s Grave
Além desses pontos mencionados muito outros podem servir de parada para o visitante, basta gostar do local e querer se aventurar.
Durante todo esse percurso e paradas nos pontos levamos aproximadamente 5 horas e meia a 6 horas para chegar até Hana. Quando chegamos na pequena cidade, procuramos um local para almoçar e por lá ficamos 1 hora mais ou menos. Escolhemos um local com alguns food trucks instalados e aproveitamos o clima local.
Depois desse descanso e com energias repostas, seguimos para fechar nosso dia numa prainha escondida, a Red Sand Beach. Este e sem dúvidas um belo lugar para visitar. Não deixe de conhecer este pedacinho de Hana.
Quando passava das 17h30 da tarde partimos para nosso retorno a Kihei, e como já estava bem tarde decidimos não arriscar e seguir caminho de volta pela mesma estrada.
O caminho de volta
O visitante tem duas opções de retorno: voltar pela mesma estrada que foi, ou continuar pela estrada pelo lado sul da ilha. Se o turista continuar, ele passara pelo Oheo Gulch e conseguira ver o Kaupo Store, Huakini Bay (com o atípico “bluish grey rocks”) e o Pokowai Sea Arch. Essa rota não e necessariamente a mais rápida para voltar, mas levara o visitante pela Ulupalakua, pelos vinhedos de MauiWine, e pelas encostas de Haleakala.
Se estiver chovendo ou você decidir retornar depois das 15h da tarde, este segundo percurso mencionado não é recomendado. A estrada fica localizadas em altos cliffs que beiram o mar e existem seções não pavimentadas de uma só mão. Além disso, muitas agencias de locação de carros proíbem que usem seus carros nessa área (confirme as informações com a sua locadora).
#6 Dia
Os dias no Hawaii estavam chegando ao fim, mas ainda tínhamos algumas rotas para percorrer. E para este decimo primeiro dia, seguimos em direção ao ponto mais alto de Maui, o vulcão Haleakala.
Partimos as 10h da manhã em direção ao ponto mais alto deste vulcão. Dirigimos de Kihei até a entrada principal do parque (Centro de Informações ao Visitante) e lá chegamos as 11h30. Deste local até o ponto mais alto ainda existe mais estrada e o percurso dura aproximadamente 30 minutos. Seguimos a estrada bem pavimentada e sinalizada (não existe necessidade de usar carro 4×4 nesta rota).
Chegamos ao topo e logo nos ambientamos para muitas fotos. Exploramos o local e ficamos por lá até umas 13h da tarde.
Dica importante a ser seguida. Quando fizer visita a este tipo de local (picos de vulcões – isso aplica-se também ao vulcão de Big Island, o Mauna Kea) leve ou vá vestido com roupas mais quentes, pois a temperatura no alto fica até 20 a 30 graus mais baixa.
Pegamos nosso caminho de volta e seguimos em direção a Paia, a penúltima parada em Maui. Nesta pequenina cidade de Maui escolhemos um ótimo local para nosso almoço, nos refizemos da manhã com “pouco ar” no alto do vulcão e após tudo isso saímos para andar um pouco pelo local.
Estávamos quase fechando nosso roteiro nesta ilha havaiana, mas ainda precisávamos de mais um pouco de ar puro e sol. Seguimos então para a última parada, Ho’okipa Beach Park. Neste local tivemos a grata surpresa de encontrar um grupo enorme (mais de 50) de tartarugas descansando na areia. Foi um final digno de Maui. Um momento lindo de viver e ver!
Depois deste ponto seguimos para o aeroporto pois nosso voo para Oahu (Honolulu) já estava marcado para sair.
As 20h embarcamos rumo a Honolulu e a nossa última ilha no Hawaii.
Chegamos no aeroporto por volta das 21h e nos dirigimos para nossa acomodação (reservamos novamente um condomínio – um apartamento particular em Waikiki).
Chegamos, acomodamos nossas coisas e seguimos para bater penar nos arredores e na rua de compras e entretenimento mais famosa de Waikiki, a Kalakaua Ave. Rodamos algumas lojas, conhecemos o ambiente e por volta das 23h voltamos para o nosso apartamento.
Fechamos dessa forma nossa rota do dia.
Review de hotel: Royal Moana Condomínio (4 estrelas)
Boa estrutura de apartamento e com um preço bem bom para a localização luxuosa de Waikiki Beach.
$550 (dólares americanos) para um apartamento de 1 quartos (cama de casal e duas de solteiro), sala, cozinha, um banheiros e varanda.
Oahu

#1 Dia
Nosso primeiro dia na ilha de Oahu e décimo segundo dia no Hawaii foi marcado por uma grata surpresa.
No dia anterior à noite compramos o nosso luau que foi escolhido depois de uma pesquisa. Quando estamos programando a viagem, procuramos indicações dos melhores luais do Hawaii e o Paradise Cove foi o que mais achamos com bons reviews e comentários. Fechamos este e partimos para conhece-lo.
Antes desta experiência, pela manhã e parte da tarde nosso roteiro foi acordar cedinho, seguir em direção à Pearl Harbour, aproveitar este ponto de interesse de Oahu, parar para um café no caminho e seguir para o outlet. Sim, também somos consumistas hehe! Programamos as compras para esta última ilha devido ao peso e quantidade de bagagem disponível nos voos internos e escolhemos o Waikele Premium Outlets.
Ficamos no outlet mais ou menos umas 3 horas e depois da perdição nas compras seguimos para aquele que seria o evento do dia: o nosso luau no Paradise Cove.
Chegamos um pouco mais cedo do que o horário nos permitia entrar, portanto fomos fazer hora na prainha da frente do local. Sentamos por lá e ficamos 1 hora aproveitando o sol e o mar. Quando já passava das 16h30 da tarde fomos para o guichê e pegamos nossos cartões para acessar o local. As 16h50 já estávamos entrando no local do luau.
Review de luau: Paradise Cove (5 estrelas)
Uma grata surpresa no que diz respeito à estrutura do local e entretenimento oferecido. Definitivamente os norte-americanos sabem fazer show! Ficamos no local das 17h até as 21h e neste tempo todo estávamos sendo entretidos com alguma atividade. De dardos, passando por mini shows de dança até a atividade principal do show no palco, tudo foi muito bem organizado e impecável. A comida estava muito bem servida e saborosa e a estrutura de bar também muito boa.
$97 por pessoa (dólares americanos) para uma entrada básica com direito a buffet, $12 dólares no cartão, que podia ser gasto em coquetéis ou objetos na lojinha de souvenir, agua e café a vontade.
Depois do show seguimos de carro para nosso retorno a Waikiki e encerramos nossas atividades do dia.
#2 Dia
Este dia foi reservado para conhecermos North Shore e arredores. E foi exatamente o que fizemos!
Acordamos bem cedinho e seguimos de carro em direção a esta parte da ilha de Oahu.
Nossa rota foi feita partindo de Waikiki, seguindo pela região leste da ilha e subindo para as praias do norte.
No trajeto passamos por muito pontos de interesse e, claro, muitas praias.
Saímos cedo da nossa acomodação e dirigimos ate Nu’uanu Pali Lookout, a primeira parada do dia. Deste ponto continuamos em direção a Kane’ohe e ao norte.
Já subindo a costa leste da ilha de Oahu, nossa segunda parada foi Chinaman’s Hat. Continuamos o trajeto e fomos seguindo o mar e a costa havaiana. As praias foram passando pela nossa vista. O próximo destino foi Kahana Bay. Fotos e mais fotos, seguimos para Hau’ula Beach, La’ie e Turtle Bay.
Ja localizados na pontinha norte de Oahu, a próxima parada foi Sunset Beach. Que local! Que praia! Por la dispensamos mais tempo, fotos e fôlegos. Ficamos neste ponto em torno de 2 horas aproveitando o sol e o mar.
Depois de plenamente satisfeitos do local, seguimos para a parte final deste percurso. Porem antes de chegarmos nas próximas praias, paramos para um lanche rápido num food truck de beira de estrada. E adivinhem…um trailer brazuca com coxinha, pastel e guaraná! Pronto viagem a North Shore completa! Nos fartamos e seguimos.
Nesta etapa ainda queríamos mais. Mais praias e picos de surfes. Fomos atrás! Próxima parada uma das mecas do surf mundial: Banzai Pipeline. Por la foram mais algumas fotos e entao continuamos para aquelas que seriam as últimas paradas: Pupukea Beach Park e Waimea Beach Park. Nesta última decidimos ficar até o sol se por. Ficamos por lá até umas 18h30 da tarde admirado praia e o lindo sunset.
Findo os pontos escolhidos para este dia, retornamos para Waikiki (o trajeto de Waimea Beach até Waikiki levou aproximadamente 1h e meia).
Ainda não satisfeitos de tanto conhecer, chegamos em Waikiki e seguimos para um local de compras em Honolulu, Ala Moana Center. Este e um dos bons pontos de compras nesta ilha havaiana. Além desse recomendamos também o Outlet mencionado anteriormente (Waikele Premium) e a avenida a beira mar de Waikiki (Kalakaua Ave).
Em torno das 22h retornamos para nossa acomodação e encerramos as atividades do dia.
#3 Dia
E o último dia de atividade e passeios do Hawaii havia chegado. Neste momento o coração já estava partindo, mas as pernas ainda aguentavam. E o os olhos queriam conhecer mais e mais.
Nosso roteiro deste dia foi dedicado a pontinha sul da ilha de Oahu e a uma caminhada ao vulcão.
Saímos da acomodação as 8h em direção ao primeiro ponto de interesse: Diamond Head.
Neste local encontramos um parque com uma trilha bem leve para acesso ao pico do vulcão mais famoso de Oahu.
Começamos a trilha as 8h45 e chegamos ao ponto mais alto as 9h20 (25 minutos de subida). O trajeto é pavimento em sua grande maioria e tem acessos fáceis de utilizar.
Depois de muitas fotos no pico, onde conseguimos ver Honolulu, Waikiki e alguns outros locais, voltamos a base. Todo o trajeto durou aproximadamente 1 hora (ida, volta e parada técnica para fotos no alto do vulcão).
Um detalhe para informar e que neste parque e preciso pagar uma taxa de $3 dólares por carro para parar no estacionamento, e caso você chegue a pé, pagará apenas $1 dólar para acessar.
Depois desta pequena trilha, seguimos para um café rápido e logo em seguida começamos o circuito de praias do dia.
Nossa primeira parada depois de Diamond Head foi Hanauma Bay. Um local lindo para passar o dia, porem existe uma taxa de acesso para carros e pessoas. A praia NAO e gratuita. Para acessar o estacionamento cada veículo paga $1 dólar e para entrar no parque o valor e de $7,50 por pessoa.
Paramos para fotos e seguimos para os demais pontos. Próximas paradas foram:
- Koko Crater
- Halona Blow Hole
- Sandy Beach Park
- Makapu’u Lighthouse
- Makapu’u Beach
- Waimanalo Beach
No penúltimo ponto (Makapu’u Beach) paramos para aproveitar a praia por mais ou menos 1 hora. Este e um dos locais mais bonitos neste percurso. Por lá o visitante encontra uma praia de aguas azuis e um lighthouse de fundo para completar o cenário.
Depois de percorremos todos estes locais, nossa manha tinha chegado ao fim. Nos dirigimos para o retorno a Honolulu e para a última praia da temporada Havaiana: Waikiki Beach. Ainda tínhamos aproveitado esta praia apesar de estarmos hospedados ao lado.
Ficamos por lá 1 hora mais ou menos e seguimos para nosso almoço. Neste momento ja passava das 15h da tarde e precisávamos repor e comer.
Finalizado o almoço, fomos caminhando até nossa acomodação. Descansamos um pouco, nos refizemos e as 18h, aproximadamente, dirigimos novamente para o outlet do anterior (Ala Moana Center). Comprinhas e mais comprinhas, fechamos nossa viagem neste ponto. Encerramos as atividades mais cedo, pois no dia seguinte tínhamos um voo as 8h30 da manhã e precisamos acordar as 5h.
#4 Dia
Último dia e hora de partir. Seguimos de Waikiki até o aeroporto (levamos aproximadamente 15 a 20 minutos de carro) e encerramos nossa viagem neste dia.
Nosso voo de volta a Sydney (local onde moramos) levaria quase 10 horas. Viagem bem aproveitada e repleta de locais fascinantes. Mahalo, Hawaii! Obrigado, Hawaii!
Links Importantes
BIG ISLAND
- Luau at Mauna Kea Beach Hotel
- Kilauea After Dark
- Waipio Ride the Rim (quadricículo)
- Dive & Manta
- Paradise Helicopters
- Blue Hawaiian Helicopters
- Guided Tours
- Lava n zip Zipline & Volcano Tour
- Volcanoes Waterfalls Nature (small group guided tours)
- Dolphin Discoveries Snorkel and Dolphin Adventures
- Snorkel & Surf
- Snorkelling Adventures
- Safari Helicopters
- Honu Sports Dive
- Umauma Falls & Zipline Experience
- Big Island Buggy
- Hawaii Island Tours
- Kula Kai Caverns
- Skydive
- Helicopter Tours Sunshine Helicopters
- Air Tours Fly First Class
- Mauna Kea Summit Adventures
- Dolphin/Manta Snorkel
- Volcanoes Maunakea Waterfalls Nature Tours
- Manta Guarantee
- Snorkel – Ocean Sports
MAUI
- Haleakala National Park Sunrise Tours
- Heavenly Hana Tour
- The Incredible Journey Hana
- Hana & Haleakala Revealed – Temptation Tours
- Old Lahaina Luau – Tradicional hula & feast
- Drums of the Pacific Lu’au – Hyatt Regency
- Maui Diving Scuba Center
- Learn to Surf – GooFy Foot
- Windsurf, Kite and Surf Lessons – Maui’s Windsport School
- Lessons & Board Rentals – Surf, Stand-up and Boogie
- Rivers to the sea – Private surf lessons
- Lanai Ferry – Maui/Lanai Passenger Ferry
- Maui Princess Dinner Cruise
- Dolphins Lanai
- Ultimate Snorkel Lanai Dolphin Excursions
- ATV Tours – Mini Jeeps
- Zipline – Pi’iholo Ranch Adventures
- Northshore Zipline
- Hike Maui – Waterfalls Rain Forests
- Rappel Waterfalls
- Beautiful Maui Tours
- Ziplines Adventures Course
- Pineapple Tours
- Fishing Tour
- Bike Tours
- Maui Ocean Center Aquarium of Hawaii
- Bike Down a Volcano
- Fishing Tours
- Reefdancer – Maui’s Ultimate Reef Viewing Adventure
- Jet ski & Fly-board
- Hiking Adventures
- Maui Stargazing
- Parasail in Paradise
- Air Tour Volcano & Air Tour Moloka’i
- Dolphins with the experts
- Bike down the Volcano Haleakala
- Maverick Maui Helicopters Excursions
- Boss Frog’s – Snorkel, bike & beach rentals
- Sail Maui – Molokini & Lanai
- Molokini with the experts
- Experience Molokini in Solitude – Ki Kanani
- Alii Nui Snorkel & Sailing
- Snorkel Snuba Molokini & Turtle Town
- Maui Dive Shop Hawaii
- Parasail in Paradise
- Molokini Rafting
OAHU
- Polynesian Cultural Centre
- Oahu Tours
- Shore Excursions
- Pacific Aviation Museum Pearl Harbour
- Kailua Beach Adventures
- Hoku Hawaii Tours
- Bike Hawaii: bike, hike, kayak, sail e snorkel
- Fishing Hawaii
- Oahu Tours – Gray Line
- Shark Cage Tours
- Dolphin Quest
- Magic of Polynesia
- Sea Life Park
- Paradise Cove
- Dolphin Star
- Wet’ n’ Wild
- H2O Sports
- Magnum Helicopters Doors Off
- Pearl Harbour
- Kualoa – Jurassic Valley
- Dive Oahu & Surf
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar porque esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.