Nova Zelândia: Roteiro 4 dias pelos arredores de Auckland
Nova Zelândia: Roteiro 4 dias pelos arredores de Auckland. Como dividir seu roteiro para explorar as magníficas paisagens, trilhas e o litoral deste país da aventura, diversão e relaxamento voce encontra em NZ.
Montamos um roteiro de 4 dias pelos arredores de Auckland:
- 1 – #1 Dia – Rota Costeira, Coromandel, Cathedral Cove, Hot Water Beach e Tauranga
- 2 – #2 Dia – Tauranga, Trilha para Mount Maunganiu, Cachoeira, Hobbit Movie Set e Taupo
- 3 – #3 Dia – Taupo, Tongarino Alpine Crossing e Rotorua
- 4 – #4 Dia – Wai-o-Tapu Thermal Wonderland, OGO Park e Auckland
Kia Ora! Bem-vindo à Nova Zelândia! A terra onde existem longas estradas, mas nenhuma parte do país tem mais que 128 km de distância do mar. Local onde cerca de um terço do país está protegido por parques nacionais. País dono do lago Taupo que possui uma área de 616 quilômetros quadrados, é o maior lago por área de superfície na Nova Zelândia e o segundo maior lago de água doce por área de superfície na Oceania. Além disso tudo, possui cerca de 30% do seu território coberto por florestas naturais.
E pra não dizer que:
- Poluição é praticamente inexistente no país (os kiwis – pássaros típicos do país – agradecem);
- Este é um dos países com os menores índices de corrupção do mundo e com uma das melhores estruturas para turismo;
- A palavra Nova Zelândia em Maori significa “terra da longa nuvem branca”;
- Por lá existem cerca de 5 milhões de habitantes, sendo que há mais ovelhas que pessoas.
Então agora que você conheceu um pouco das curiosidades deste país tão repleto de natureza, Podemos começar a contar um pouco sobre o roteiro de 4 dias, ultra intenso, pelo norte da ilha norte da Nova Zelândia. E para ser mais preciso, uma road trip entre amigos pelas cidades ao redor de Auckland, a maior cidade da NZ.
Começo contando que todo nosso roteiro foi baseado em dicas e locais apresentados como os mais belos do país em rankings diversos. Escolhemos a dedo os sites visitados, pois nao tinhamos muito tempo disponível.
Esta foi uma das mais intensas viagens que já fizemos. Intenso pelo curto tempo, pelas diversas atividades e pela beleza dos locais.
Então vamos ao que interessa e muitas fotos pra ilustrar essa pequena aventura pela terra de fantasias de J. R. R. Tolkien – criador das trilogias Senhor dos Anéis e Hobbit.
Começamos nossa jornada numa quinta-feira à noite quando nosso voo saiu de Sydney (local onde moramos) e fomos em direção à Auckland. Foram 3 horas de voo e aproximadamente meia noite de sexta chegamos nesta cidade.
Como mencionei nossa trip foi entre amigos e por lá, nos esperando, ja estava um de nossos amigos que morava neste país. Ele alugou um carro e nos pegou no Aeroporto. Seguirmos, então, para nossa primeira noite em hostels e motéis de estrada.
Fomos em direção à Thames, um pequena cidade no extremo sudoeste da península de Coromandel. Como havíamos procurado hospedagem em Coromandel e achamos muito caro, decidimos ficar um pouco mais pra baixo desta cidade e aproveitar melhores valores. Feito!
Chegamos na cidadezinha por volta das 2 da manhã e logo ja estávamos prontos para dormir. O dia seguinte seria intenso e precisávamos de algumas horas de sono. Ficamos no Brookby Motel (NZD $110 quarto casal), a melhor hospedagem dessa temporada. Motel super charmoso e cheio de detalhes, com um maravilhoso receptivo e dependências. Pena que ficamos somente algumas horinhas por lá.
#1 Dia – Rota Costeira, Coromandel, Cathedral Cove, Hot Water Beach e Tauranga
Na sexta-feira, acordamos bem cedinho, por volta das 7, e seguimos de carro para nosso roteiro do dia. Saímos de Thames e seguimos até a primeira parada do dia: Coromandel. Nesta, também, pequena cidade paramos para nosso café da manhã, um café meio almoço, já que passavam das 11 da manhã. Demoramos um pouco mais entre as duas cidades pois fomos parando em vários trechos para fotos. Pontos de serra, de lookouts e praias. No geral, se o viajante fizer o percurso Thames até Coromandel levará cerca de 2h30 sem paradas.

Ficamos na cidade por aproximadamente 1 hora e meia, e quando 1 da tarde se aproximou saimos de lá em direção ao nosso segundo ponto de interesse do dia: Cathedral Cove. De Coromandel até Cathedral Cove levamos aproximadamente 2 horas e 30 minutos (levando sempre em considereção que vamos parando e curtindo a vibe da estrada).
Chegamos no estacionamento principal de Cathedral Cove, local onde é obrigatória a parada dos carros (para carros autorizados eles disponbilizam um pequeno estacionamento na entrada da trilha). De la parte um ônibus de 30 em 30 minutos, e leva os turistas para a entrada da trilha. Este trajeto entre estacionamento e entrada da trilha dura mais ou menos 15 minutos de bus.
Uma vez que chegamos no local, seguimos o caminho em direção à praia que abriga Cathedral Cove – Hahei Beach. Esta e uma trilha de 45 a 50 minutos só de ida. Como havíamos chegado um pouco mais pro final do dia e o último ônibus de volta ao estacionamento era às 18h, tivemos que apertar o passo.
Na ida fomos um pouco mais rápido do que uma habitual caminhada e na volta como tínhamos uma certa folga no tempo voltamos mais lentamente. O local é realmente bonito e vale o sacrifício de andar nesta pequena trilha.
As 18h estávamos dentro do ônibus retornando para o estacionamento, e quando chegamos nos dirigimos para o nosso último ponto de interesse do dia: Hot Water Beach. Porém, um pequeno detalhe nos fez aproveitar menos desse lugar.
Esta e uma praia onde existe atividade vulcânica, então dependendo do horário no dia é possível cavar buracos e aproveitar a água quente que vem do solo. Por isso ela chama-se Hot Water Beach. Mas como não pesquisamos os horários que a maré estaria baixa, chegamos na praia e não era o momento correto para ver esse evento natural. Naquele dia específico era preciso estar na praia às 12h ou 00h.
Mas como tudo é festa quando você está em férias, aproveitamos para uma caminhada na areia. Também aproveitamos um pouco o pôr do sol e, então, seguimos nosso caminho para a cidade dormitório daquele dia. Fomos em direção à Tauranga. Foram, aproximadamente, 2 horas e meia entre Hot Water Beach e Tauranga. Seguimos direto entre os dois destinos, sem paradas, pois ainda tínhamos que comer (um almoço/janta uma vez que não fizemos uma refeição completa quase o dia todo).
Um observacão sobre a Nova Zelândia: absolutamente tudo fecha muito cedo (comércio e restaurantes no geral). Portanto, prepare-se para jantar em torno das 19/20h todos os dias e não ter problemas de encontrar tudo fechado.
Nesta noite reservamos o Bell Lodge Motel & Backpackers Hostel (NZD $180 quarto para 4 pessoas) em Tauranga. Fechamos nosso dia com um belo almoco/jantar num pub local (média de valor por refeição é de $15 a $20 dólares por pessoa).
Nosso resumo de roteiro do primeiro dia foi:
- Thames
- Coromandel
- Cathedral Cove
- Hot Water Beach
- Tauranga

#2 Dia – Tauranga, Trilha para Mount Maunganiu, Cachoeira, Hobbit Movie Set e Taupo
Nosso segundo dia de road trip na terra das ovelhinhas, começou cedo. Às 8 já estavamos de pé e seguimos em direção à nossa caminhada do dia. Reservamos a manhã para conhecer o Mount Maunganiu, um monte que fica no final da principal praia de Tauranga e tem um vista linda.
A subida dura em torno de 1 hora e é um pouco cansativa, porém nada impossível de fazer. Por causa do calor do dia, levamos um pouco mais de tempo, pois fizemos algumas paradas para água e descanso, mas logo estávamos no topo do monte aproveitando a bela paisagem. Lá em cima, tiramos pelo menos 1 hora para sentar, descansar e admirar o local. E que local! E que vista!
Na volta, descemos por outro caminho (essa trilha você pode subir e descer por caminhos diferentes) e aproveitamos para disfrutar de mais visuais de cair o queixo.
No retorno para o carro ainda fizemos um pitstop para um lance e seguimos para o próximo destino: Omanawa Falls.
Essa segunda parada é uma polêmica à parte, e vou explicar a causa. Quando procuramos informações sobre o local vimos que era um ponto lindo, porém não podia ser acessado, estava interditado há algum tempo. Mesmo assim fomos até o local para confirmar se o mesmo não estava aberto. Quando chegamos nos deparamos com o acesso do lookout violado e o acesso princiapal da cachoeira fechado.
Entramos na parte do lookout, tiramos algumas fotos e nos demos por satisfeitos. Vimos muitas pessoas na cachoeira, mesmo com todos os aparatos que impediam o acesso. Vimos também algumas meninas tentando pular as grades e as entradas para acessar o local. Um total desrespeito e falta de senso de segurança. Enfim, fizemos nossas fotos e seguimos novamente para o carro, para então dirigirmos para o último sightseeing do dia. Hobitton estava nos esperando.
Para esta última parada fizemos a compra dos tickets com antecendecia no site e reservamos o horário de 17h45. Deixamos para um dos últimos períodos disponíveis para que não tívessemos problemas para chegar.
O trajeto entre Tauranga atá Matamata é de 1 hora, e às 17h chegamos no Hobbiton Set. Ainda ficamos um tempinho esperando para o início do tour e às 17h45 em ponto saimos em direcão ao set onde foram filmadas as trilogias mais famosas do cinema.

Este e um passeio bem tranquilho e que dura 2 horas, aproximadamente. Saímos em direção ao set e percorremos, com um grupo determinado e uma guia local, todo o espaço onde foram feitas as filmagens. Muitas explicações, muitas fotos e muitas abóboras gigantes. Quando finalizamos o passeio nos foi oferecida uma cerveja local e um pequeno descanso no pub dentro do set.
O dia de atividades terminou nesse retorno ao carro. Fomos então em direção à nossa cidade dormitório: Taupo. Nesta noite reservamos o Taupo Urban Retreat (NZD $80 dolares quarto para casal).
Para nosso terceiro dia na ilha norte, reservamos um trekking mais duro e que duraria todo o dia, então precisávamos descansar o corpo.
Nosso resumo de roteiro do segundo dia foi:
- Tauranga Mount Maunganui
- Omanawa Falls
- Hobbit Movie Set
- Taupo

#3 Dia – Taupo, Tongarino Alpine Crossing e Rotorua
Neste dia todas as nossas forças ficaram reservadas para a trilha que fizemos. O dia foi completo com essa travessia chamada de Tongariro Alpine Crossing. Mas antes de contar sobre este trekking, vamos aos detalhes importantes e que nos atrapalhou um pouco no planejamento da viagem.
Erramos nessa etapa pois não buscamos informações detalhadas antecipadas da travessia, e não compramos com antecendência o ticket para o shuttle (mas felizmente conseguimos comprar o shuttle na hora) entre o Ketetahi Car Park e o ponto inicial da trilha (Mangatepopo Car Park).
Essa rota é a maneira mais comum de fazer a trilha. O viajante acessa o local de carro (e geralmente é dessa forma que a maioria das pessoas chega ao local), para o veículo no Ketetahi Car Park e segue com o shuttle para o início da trilha, no Mangatepopo Car Park. É neste ponto, Mangatepopo Car Park, que a trilha/caminhada começa efetivamente.
Itens que o site oficial indica que o turista leve:
- Comida e grande quantidade de água e líquidos, especialmenete no verão
- Casaco e calça à prova de vento e água
- Botas para uso em solo vulcânico
- Roupas quentes
- Chapeu e luvas
- Protetor solar e óculos escuros
- Um Kit de primeiros socorrros
- Mapa
- Telefone Celular
Está é sem dúvida uma trilha dura para aqueles não tem preparo físico, são idosos ou estão acima do peso. Existem trechos de dificuldade baixa, porém outros de grande dificuldade e necessitam de muita força física para atravessar.
A primeira parte leva em torno de 1 hora, e conseguimos fazer os primeiros 4 quilômetros nesse tempo. Quando acessamos a segunda parte o nível de dificuldade aumentou consideravelmente. Durante as 2 à 3 horas seguintes encontramos muita subida e trechos mais íngremes.
Quando chegamos no meio da trilha (depois de 4 horas caminhando), atingimos o ponto mais bonito e interessante, Esmerald Lakes. Está é a parte onde a maioria dos turistas param por mais tempo para fotos e para aproveitar a atmosfera local. Partimos dalí para os últimos quilômetros da caminhada. Nessa etapa final existe um pequeno trecho de subida (o último de subida), e até o final da trilha o segue é somente descida (nessa hora que os joelhos gritam).
Chegamos ao final da trilha às 18h30. Foram exatamente 8 horas de caminhada, muitos cenários e alguns arranhões.
Quando chegamos na entrada do parque ainda tivemos que andar mais uns 10 minutos até o car park onde deixamos nosso veículo. Desse local partimos para o hotel em Rotorua, a penúltima cidade dessa road trip.
Nesta noite reservamos o Rob Roy Motel (NZD $170 quarto para 4 pessoas).
Dicas finais sobre a trilha:
- Compre com antecendêcia de pelo menos 48 horas o ticket do shuttle entre os estacionamentos (veja esse site) (existem outros shuttels disponíveis, procure no Google);
- Use botas/calçados especiais para trekking (existem trechos bem difícies que um tênis comum não aguenta);
- Leve itens como: água, comida, papel higiênico (existem banheiros químicos pelo percurso, porém sem estrutura básica), protetor solar e itens de inverno (luvas e gorro);
- Caso você não consiga comprar antes, chegue no Ketetahi Car Park até umas 8h para poder comprar na hora e não ter problemas.
Todos os trechos da trilha:
- Ponto de partida Mangatepopo Car Park até soda springs – 1 hora de caminhada fácil;
- Soda Springs até a cratera sul – 1 hora de subida. A descida até o topo do Monte Ngauruhoe começa na parte sul da cratera, esta é um subida perigosa e difícil com trecho sem marcar na trilha. Durante essa parte do percurso a sugestão é seguir a trilha de lava sólida (permita-se nesta etapa fazer 1 hora e meia de subida). Tome cuidado com as pedras soltas e com as pessoas que estiverem na sua frente;
- Cratera sul até o topo da cratera vermelha – 1 hora de subida difícil. Tome cuidado extra no cume da cratera vermelha, especialmente se os ventos estiverem fortes. Este é um cume estreito e esta é a parte mais íngreme da trilha. O topo inicial do Tongariro é no meio da descida para a cratera vermelha (esta parte é opcional) (permita-se 1 hora e meia nesse trecho);
- Cratera vermelha até as piscinas esmeraldas leva em torno de 10 minutos, porém precisa de atenção especial, pois esta é uma descida difícil e arenosa;
- Das piscinas esmeraldas até o Lago Azul leva em torno de 20 minutos com uma caminhada fácil pela cratera central. Atenção: não pode nadar em nenhuma das piscinas!
- Do Lago azul até o Ketetahi Hut é 1 hora de descida fácil;
- Do Ketetahi Hut até o Car Park são 2 horas de descida, tome cuidado porque os degraus podem torna-se difícies em alguma partes;
- Do Ketetahi Car Park até o estacionamento de segurança são mais 700 metros de caminhada.
Nosso resumo de roteiro do terceiro dia foi:
- Taupo
- Ketetahi Car Park
- Rotorua

#4 Dia – Wai-o-Tapu Thermal Wonderland, OGO Park e Auckland
Para o quarto e último dia reservamos atividades mais leves devido ao dia anterior. Acordamos um pouco mais tarde, fizemos check out do hotel que estávamos e seguimos para nosso café da manhã. Nesse dia fomos de Café do MCDonalds, rápido e barato, e então seguimos para a primeira atividade deste dia: Wai-o-Tapu Thermal Wonderland. Esse local abriga um parque onde as principais atrações são: crateras colapsadas, piscinas borbulhantes de lama vulcânica, fumarolas, hotsprings coloridos e geysers.
Pagamos NZ$ 32,50 por pessoa e percorremos as dependências do parque durante aproximadamente 2 horas. O cheiro do local não é dos mais agradavéis, devido ao enxofre e demais componetes químicos dos geysers, mas o parque em si é interessante.
Depois dessa visita a ideia era dar uma passada numa atração de Aventura – OGO – e depois seguir para Auckland. E foi o que fizemos!
No OGO, chegamos com todo gás, porém de todos os integrantes dessa viagens de amigos somente eu encarei a descida (veja os valores aqui).
Esta é um atração bem famosa na Nova Zelândia e de Aventura, onde você, com ou sem amigos, desce dentro de uma bola de plástico gigante (com água ou sem) e segue um percurso predeterminado. Todo o trajeto leva em torno de 3 a 4 minutos. Existem diferentes tipos de percusos (direto, em zigue-zague e um específico mais alto).
Ficamos no local, aproximadamente, 1 hora e, então, seguimos em direção ao nosso último e primeiro destino na Nova Zelândia – Auckland.
Saímos de Rotorua em torno das 2/3 horas da tarde e em 3 horas e meia estávamos dentro da cidade de Auckland. Seguimos direto para o check in no hostel que reservamos. Deixamos nossas malas, saímos para reconhecimento da cidade e para um jantar especial de encerramento da nossa road trip.
Como chegamos na cidade numa segunda de feriado e já anoitecendo, muita coisa estava fechada (não que isso fosse muito fora da realidade para a NZ, pois neste país tudo fecha bem cedinho – comércio e restaurantes).
Andamos pelo centro (Queen Street) e aproveitamos um pouco o clima local. Seguimos para a área portuária e fomos jantar num local chamado WildFire (uma churrasccaria brasileira). Aproveitamos para nosso merecido descanso junto à uma boa comida e ficamos neste local por quase 2 horas.
O dia estava finalizado, mas antes decidimos aproveitar mais um pouco e tomar uma cerveja num pub local. Fechamos nossa noite com amigos, cerveja, vinho e algumas risadas. Estava assim finalizado nosso roteiro pelos arredores de Auckland e o norte da ilha norte da NZ.
Nesta noite reservamos o City Lodge – Backpackers Accommodation (NZD $152 quarto triplo)

Links Importantes
- Site Oficial do Turismo da Nova Zelândia (em português)
- Explore Bay of Islands
- Auckland City Sightseeing
- Auckland Seaplanes
- Skydive Auckland
- Skydive Taupo
- Be AdventureSmart
- Discover New Zealand
- Auckland’s Best Day Tours
- Auckland Whale & Dolphin Safari
- Taupo Bungy
- Driving Creek Railway – Coromandel Town
- Cathedral Cove Boat Tour
- eBike Hire Coromandel
- OGO Rotorua
- Wai-O-Tapu Thermal Wonderland
- Te Puia – Te Whakarewarewa Thermal Reserve
- Mt Tarawera Volcanic Experience
- Paradise Valley Springs
- Lake Taupo
- Guided Tours
- Tours New Zealand
- Rotorua Tribal Tours
- Volcanic Air Helicopters & Floatplanes
- Hobbiton Set
- Tours NZ
- Bike Hire
- 4WD BUGGIES
- Rotorua Duck Tours
- Tarawera Trail
- Polynesian Spa – Hot Mineral Bathing & Spa Therapies
- Waimangu Volcanic Valley
- The Living Maori Village Whakarewarewa
- Skyline
- Mitai Maori Village
- Tamaki Maori Village
- The Complete Guide to Camping on the Coromandel
- Auckland Day Tours
- Auckland Bridge Climb
- Auckland Bridge Bungy
- Thermal Safari
- Tongariro River Rafting
- Whitewater Rafting
- Sailing Lake Taupo
- Cruise Lake Taupo
- Ernest Kemp Replica Steamboat – Lake Taupo
- Taupo Kayak Tours
- Hukafalls Jet
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.