Salvador
Roteiro de 2 dias: Cidade Alta e Cidade Baixa
Salvador é o maior polo turístico da Bahia, e um dos destinos mais procurados do Brasil.
Não é por acaso: a multiplicidade cultural, fruto da fusão de raças e costumes, deu origem a uma das mais fascinantes metrópoles do mundo. Você pode ver sentir essa mistura no semblante do povo, no sincretismo religioso, na musicalidade, na riqueza folclórica e da nossa história. Rica e provocante na sua culinária de origem em povos tão diversos quanto os europeus, africanos e indígenas.
Salvador também é famosa por realizar a maior festa de rua do planeta: o carnaval, que atrai turistas do mundo todo e do Brasil.
Por isso tudo, a cidade é considerada “a capital cultural do país”, berço de grandes nomes no cenário artístico, nacional e internacional.
E como qualquer grande capital, Salvador precisa de muito mais do que dois dias para ser explorada, mas foi esse tempo que tivemos para conhecer alguns dos seus principais pontos de interesse.
Nosso roteiro incluía como foco principal a ilha de Morro de São Paulo e como as hospedagens são muito caras no réveillon decidimos passar duas noites em Salvador e depois partir para Morro, onde ficamos 1 semana.
Vamos então ao nosso roteiro curto na capital baiana.
Chegamos em Salvador num voo da Azul no aeroporto internacional da cidade. Nosso transporte oficial nesta cidade foi o Uber, e nesse percurso entre aeroporto e centro da cidade, pra ser mais exata Pelourinho, foi desta forma.
São 25 km entre o aeroporto e o centro e o valor desta “corrida” saiu mais ou menos 40 reais.
Escolhemos o Pelourinho por questões geográficas, por facilidade de andar a pé pelo centro e porque no último dia iríamos sair do terminal marítimo que fica localizado ao lado do Mercado Modelo, e consequentemente ao lado do Pelourinho e Elevador Lacerda.
Chegamos na pousada por volta do meio dia e como nosso quarto ainda não estava pronto, deixamos as malas e saímos para bater perna.
Roteiro na Cidade Alta (centro histórico) – Primeiro Dia
O centro histórico de Salvador, com suas igrejas e sobrados coloniais, encanta os seus visitantes.
Tombado como Patrimônio Histórico Nacional e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, abriga o Pelourinho, o Santo Antônio Além do Carmo, o Mercado Modelo e o Solar do Unhão – construção do século XVII onde estão o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Parque das Esculturas.
Nosso ponto de partida foi a Ladeira da Saúde, onde ficava nossa pousada, atravessamos a Av. J. J. Seabra (uma rua de comércio popular de Salvador) e subimos a Ladeira de Ferrão. Assim que terminamos de subir esta ladeira já estávamos a dois passos do coração do Pelourinho.
Na Ladeira de Ferrão passamos por um ponto de interesse: o Teatro XVIII.
Ainda caminhando em direção ao Largo do Pelourinho, passamos pelo Museu da Cidade.
Quando nos deparamos com o Largo do Pelourinho era momento de muitas fotos e de conhecer um dos pontos turísticos mais visitados e conhecidos de Salvador e da Bahia.
Nesse trecho existem alguns pontos de referências e de interesse, são eles: Conjunto de Casas do Senac, Teatro Sesc Pelourinho, Praça do Reggae, Fundação Casa Jorge Amado e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Depois de algum tempo admirando e tirando muitas fotos seguimos em direção à Baixa do Sapateiro. Neste ponto podemos destacar mais um local: o Museu Casa do Benin.

Continuamos caminhando e agora chegamos à Igreja e Ordem Terceira do Carmo. Logo ao lado o Museu do Carmo.
Tiramos algumas fotos da porta da Igreja e continuamos pela Rua do Passe. Nesta rua os destaques são: Igreja do SS. Sacramento da R. do Passo, a Casa das Sete Mortes e o Largo Jubiabá.
Findo este pequeno circuito, seguimos novamente em direção ao Largo do Pelourinho e subimos a Rua Alfredo de Brito, um local cheio de lojinhas de artesanato, restaurantes e bares. Através dela chegaríamos ao nosso próximo destino: o Terreiro de Jesus.
O Terreiro de Jesus é uma grande praça recheada de locais históricos e importantes, dentre eles podemos destacar: Igreja de São Pedro dos Clérigos, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Afro-brasileiro, Antiga Faculdade de Medicina, o Chafariz do Terreiro, o Seminário de São Dâmaso e a Catedral Basílica.
Deste ponto seguimos para a Praça da Sé, outro local cheio de histórias pra contar.
Ali percebemos alguns pontos importantes: Museu de Santa Casa de Misericórdia, Igreja da Misericórdia, Memorial das Baianas e o Palácio Arquiepiscopal.
Continuamos pela Rua Misericórdia, passamos pela Prefeitura e finalmente chegamos ao elevador mais famoso do Brasil, o Elevador Lacerda, que liga cidade alta à cidade baixa. Neste local você ainda encontra o Memorial dos Governadores e o Palácio Rio Branco.

Como não tínhamos a intenção de visitar a cidade baixa neste dia e era véspera de ano novo, deixamos nossa “descida” de elevador para a parte da noite, quando iríamos ao show da virada e aproveitaríamos para usá-lo de forma gratuita, pois neste dia específico não é cobrada a tarifa de uso (0,15 centavos por pessoa somente ida ou volta).
Retornamos todo o trajeto em direção à pousada, pois já tínhamos feito todo o circuito da cidade alta. Já era hora de relaxar, colocar os pés pra cima e tirar uma rápida soneca, para então podermos aproveitar os fogos e a virada com shows na Praça Cairu (praça localizada embaixo do Elevador Lacerda, que fica ao lado do Mercado Modelo).
À noite, por volta das 19h, saímos novamente em direção ao Elevador Lacerda e aproveitamos a virada com o show gratuito na cidade. À meia noite uma queima de fogos encerrou nossa noite.
Roteiro na Cidade Baixa, Barra e Rio Vermelho – Segundo Dia
Para o segundo dia reservamos uma visita ao pontos na cidade baixa e uma visita ao bairro boêmio do Rio Vermelho.
Acordamos cedinho para aproveitar o café da pousada e por volta das 10h saímos andando em direção ao Pelourinho e ao Elevador Lacerda. Descemos o elevador e caminhamos até o Mercado Modelo, ponto de interesse na cidade baixa.
Como era o primeiro dia do ano, o mercado estava fechado e decidimos pegar um Uber em direção ao bairro da Ribeira.
Fizemos um pequeno tour de carro pelo bairro, tiramos algumas fotos e solicitamos que o motorista nos deixasse num outro ponto muito famoso da cidade de Salvador, a Igreja do Senhor do Bonfim.
Chegamos ao local e encontramos uma “multidão”. Domingo e primeiro dia do ano, muitas pessoas acompanhavam a missa.
Tiramos algumas boas fotos na imensidão de fitinhas do Senhor do Bonfim colocadas nas grades da igreja, e, depois de algum tempo por lá, seguimos, novamente de Uber, para a praia da Barra, ou para ser mais exata, para o Farol da Barra.
Praias
Em Salvador, você encontra praias para todos os gostos, numa orla de cerca de 50km. Alguns trechos são iluminados, têm ciclovias, praças de esportes e restaurantes onde se pode degustar as delícias da culinária baiana.
Na Cidade Baixa está localizada a Praia da Barra, onde estão as praias famosas internacionalmente, como o Porto da Barra, ladeado por dois fortes do século XVII, e o Farol da Barra, com piscinas naturais na maré baixa. A noite da Barra é famosa, não só pela iluminação da praia, que permite um banho noturno, mas também pelos bares da orla.
Da Barra, seguindo um dos circuitos do carnaval, você chega a Ondina e logo depois, ao Rio Vermelho. Praias de águas transparentes e apropriadas ao surf ou simplesmente para um futebol com os amigo. Mais à frente as praias de Amaralina, Pituba, Corsário, Jaguaribe, Piatã e Placaford, muito procuradas para a prática de esportes, com praças, quadras e ciclovias.
Na sequencia vem Itapuã, antada em prosa e verso por poetas como Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi. Depois surgem Stella Maris e Flamengo, muito procuradas para o surfe.
Dia quente e com um sol no “pico” chegamos à Barra. Caminhamos pela orla, e, em meio a muitos turistas e moradores que aproveitavam o clima favorável, seguimos para o Farol. Neste local foram algumas fotos e um agradável passeio no entorno do monumento.
Nesse momento era hora de uma parada estratégia para almoçar e curtir a culinária local.
Depois de algumas cervejinhas e um peixe, caminhamos até a outra extremidade da praia para algumas fotos. Deste ponto decidimos que o dia estava finalizado.
Novamente solicitamos o Uber e seguimos para a região do Pelourinho, onde estávamos hospedados.
Um pouco de descanso e pernas pro alto, decidimos que à noite iriamos conhecer o bairro da boemia baiana, o Rio Vermelho.
Um local muito agradável e que recomendo muito!
Seguimos novamente com nosso transporte oficial, Uber, e nos direcionamento para conhecer o bairro e sua infinidade de opções de bares, restaurantes e casas de shows.
Nosso cardápio da noite foi regado à pizza e caminhada pelo bairro.
Finalizado o jantar e o passeio, retornamos a pousada.
Fechamos dessa forma nosso roteiro curto e otimizado pela capital baiana.
O dia seguinte estava reservado para o café da manhã e o transfer para Morro de São Paulo, nosso próximo e principal destino na Bahia.
Links importantes
Secretaria de Turismo da Bahia
Hostel Pedacinho da Bahia (hostel que ficamos hospedados no Pelourinho)
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.