Roteiro em Hue
A Antiga Capital do Vietnã
Hue está localizada entre as cidades de Hanói e Ho Chi Minh (bem no meio do Vietnã) e é conhecida como “A cidade imperial”. Entre 1802 e 1945, Hue foi a capital da dinastia Nguyen, a última da história do Vietnã. Centro político e econômico na época, Hue foi planejada e, hoje, é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A cidade é cortada pelo Rio Perfume e o destaque entre os monumentos é a Cidade Imperial, uma cidadela murada construída com os modelos da Cidade Proibida de Pequim, na China.
Além dos muros, a cidadela também é cercada por um canal e é possível acessá-la por apenas duas pontes. A construção de Hue foi repleta de simbolismos: tudo está relacionado com os pontos cardeais e os cinco elementos da natureza.
Depois de uma breve explicação sobre esta cidade vietnamita, vamos ao nosso roteiro na antiga capital.
#1 dia: Trecho Hanoi – Hue
Para o quinto dia no Vietnã (confira o post completo da nossa viagem entre Vietnã e Camboja aqui) começamos bem cedinho as atividades, mais precisamente às 4 da manhã. Seguimos de transfer (U$ 18 dólares) do hotel para aeroporto de Hanoi (terminal doméstico). O voo partiu às 6h30 em direção à nossa segunda cidade base, Hue.
Chegamos no aeroporto por volta das 7h45, e às 8h30 já estávamos na recepção do nosso hostel – Than Tien – Friendly Hotel. O translado entre aero e hostel foi feito também com transfer contratado direto com o hotel (U$ 12 dólares).
Desembarcamos do transfer, aguardamos nosso horário de check in e, durante essa espera, fizemos muitas perguntas na recepção, para então definirmos o que faríamos nos próximos dois dias nesta cidade.
Deixamos malas no quarto, nos arrumamos e saímos para um pequeno reconhecimeto de terreno e busca de mais informações sobre passeios e dicas do que fazer. Já passava das 11h e a fome bateu. Era hora de almoçar e decidir o nosso futuro.
Entramos, então, em mais 3 agências na região da rua dos bares (local muito próximo do nosso hotel) e saímos de uma dessas agências com o tour de full day para o dia seguinte agendado! Conseguimos um pequeno desconto em relação ao valor do hotel e resolvemos fechar. Depois de decidido, seguimos para um almoço rápido pela região, e em seguida retornamos para o hotel.
A ideia do quinto dia era também fazer algum tour privado, já que tínhamos somente half day, ou sair pela cidade andando para conhecer um pouco da vida. Acabamos decidindo pela segunda opção.
Por volta das 14h, saímos do hotel em direção ao Rio Perfume e seus arredores. Seguimos pelas ruelas e vielas e finalizamos nosso pequeno walking tour do dia. Por volta das 17h, decidimos então fechar o dia com um belo jantar e algumas cervejas locais.
Observações sobre Hue:
- A cidade tem atrações pontuais, que em um pequeno resumo são: Imperial Citadel, Thien Mu Pagoda, o passeio de barco pelo Rio Perfume (The Dragon Boat) e as Tumbas (7 no total);
- As ruas com mais bares e vida noturna são: Chu Van, Pham Ngu Lao e Doi Cong. Todas ficam nos arredores do hotel que ficamos, que também é a melhor localização para hospedagem;
- Caso o viajante tenha mais dias na cidade (mais de 2 noites), existem passeios complementares: The DMZ Tour (leva o viajante para um zona histórica – zona demilitarizada), Paradise Cave ou Phong Nha Cave (dois tours diferentes de full day para fora da cidade e que levam para zonas de cavernas) e por fim os tours privativos (você contrata um motorista e eles te leva para destinos fora da cidade – countryside, incluindo uma praia: Thuan An Beach);
- A cidade em si não é uma das mais bonitas que conhecemos, e o ideal (na nossa opinião) é fazer um dia de full day tour pelos principais pontos (seja de tour fechado, privativo ou tuk tuk) e para um segundo dia, caso você faça a mesma opção que fizemos, escolher um tour para fora da cidade (cave, tumbas ou praia);
- Para o tour de dia interio nos principais pontos de Hue existem algumas rotas vendidas pelos hotéis/agências e elas fazem basicamente os mesmo pontos com algumas excepções. O valor fica sempre em torno de 35 a 40 dólares (sempre que falamos dólares lembrem-se que eles trabalham com cotação de dólares americanos). Algumas agências vendem valores separados (exemplo passeio + entradas) e outras já informam o preço total com entradas inclusas. Optamos pelo pacote fechado da agência Deluxe Group Tours (pagamos U$ 35 dólares);

Na busca por informações encontrei dois tours bem pontuais (não fiz e não sei dizer se são bons, mas achei interesante):
Opções de saída e entrada na cidade de Hue:
De carro:
Desde Hoi An – aproximadamente 3 horas e meia
Desde de Hanoi – aproximadamente 15 horas
De trem:
Desde Hoi An – aproximadamente 2 horas e meia
Desde Hanoi – aproximadamente 14 horas
Desde de Ho Chi Minh – aproximadamente 14 horas e meia
De avião:
Desde Hanoi: 50 minutos
Desde Ho Chi Minh: 1 hora
Caso você esteja indo de Hue para Hoi An, como nós fizemos, as opções são:
- Carro privativo com paradas em pontos determinados: 45 a 59 dólares;
- Ônibus privativo com paradas específicas: 10 a 12 dólares;
- Ônibus regular direto para Hoi An: 5 dólares (saídas às 8h e 13h de Hue).
#2 dia: Hue – Full Day City Tour
Reservamos o sexto dia no Vietnã, e segundo em Hue, para um city tour em Hue. Fechamos um passeio com uma agência local (A Travelmate), e às 8h15 já estávamos dentro da van em direção aos pontos de interesse desta cidade.
Nossa primeira parada foi no Mercado Central de Hue, local bem movimentado e cheio de bugingangas e alimentos. Este é um mercado bem típico e igual ao de muitas cidade grande. Por lá os moradores compram e vendem de tudo.
Rodamos um pouco dentro do mercado, e em torno de mais ou menos 30 minutos já estávamos de volta a van, e prontos para seguirmos para o próximo destino.
Às 9h já estávamos nas dependências da Citadel, uma das locações mais valorizados de Hue e para a história do Vietnã.
Este é um local de grande importância pois foi onde estabeleceu-se durante um certo período o reinado deste país, ou seja, era a capital do Vietnã na época.
Passamos pela entrada e imediatamente encontramos o Palácio Real (Supreme Harmony Palace) . Por lá nos deparamos com uma arquitetura típica e muitos detalhes da época da realeza. Logo após muitas explicações da nossa guia e diversas fotos, seguimos para o outro ambiente da Citadel, a Forbidden City.
Nesta parte da Citadel pudemos encontrar o jardim e as dependências onde viviam os demais integrantes da realeza nesta época. Porém, durante a guerra do Vietnã e com as muitas bombas lançadas, diversas construções foram distruídas. Ficamos nessa área por 1h30, mais ou menos, e então voltamos para a van. De lá nos dirigimos para o principal Pagoda da cidade, e dos principais do país – Thien Mu (significa: Heavenly Lady) Pagoda.
Em Hue são mais de 300 pagodas, porém este é a estrela da cidade. Ele fica às margens do Rio Perfume, e possui 7 andares (este número é sagrado para o Budismo). Por lá também é possível encontrar o carro e fotos de uma história famosa para o mundo e para os vietnamitas: o monge que queimou o próprio corpo como ato de protesto ao regime da época (veja mais sobre a história aqui).
Subimos a escadaria do local, tiramos algumas fotos e depois desta visita seguimos em direção ao Rio Perfume para o passeio de barco (Dragon Boat). O tour de barco dura em torno de 30 minutos e partindo do Pagoda fomos na direção do centro da cidade. Nesse momento já era hora do almoço e fomos para um restaurante (almoço incluso/bebidas à parte). Entre 12h e 13h ficamos no restaurante e após o almoço seguimos em direção as tumbas mais famosas de Hue.
No total são 7 tumbas imperiais, porém no nosso intinerário só visitamos duas.
A primeira visita foi à Minh Mang Tumb. Esta foi a tumba do segundo rei do Vietnã, o monarca mais popular do país. Por lá encontramos um belíssimo espaço com as construções e a natureza (lagos e muito verde).
Caminhamos pelo local e recebemos muitas explicações da nossa guia. Depois de aproximadamente 40 minutos retornamos para a van para então seguirmos para a última etapa do tour e a segunda tumba do dia.
Khai Dinh é o nome da segunda Tumba que visitamos. Este local foi construído pelo 12º rei do Vietnã, e segundo nossa guia o mais impopular e mais europeu dos reis (este monarca sofreu muito influência francesa na sua formação durante o período que viveu neste país).
Esta tumba é também considerada a que mais tem influência européia na sua arquitetura. Encontramos um lindo espaço e com uma decoração interior de impressionar os visitantes. Muitas escadas e um estilo mais escuro foi o que encontramos por fora e muitos detalhes de pedraria e ornamentação por dentro.
No teto do prédio principal existe uma pintura enorme e existe uma história por trás desse detalhe. Conta a “lenda” que esta pintura foi fei com os pés. Histórias à parte o local é bem bonito.
Por volta das 15h45 nossas opções de visitação tinham terminado. Seguimos para a van e então fizemos nosso retorno para o centrinho de Hue e finalmente para nosso hotel.
Chegamos no hotel às 16h, deixamos os equipamentos de filmagem e foto no quarto e saímos novamente, porém agora para fechar nosso transporte do dia seguinte – entre Hue e Hoi An.
Tudo certo e organizado, seguimos para o último happy hour de Hue. Cerveja, pizza e pub. Estava findo o dia.
Links Importantes
- Site Oficial do Turismo no Vietnã
- Hoi An Cyclo Tour
- Cham Island Diving
- Cham Island Snorkeling & Tour
- Family Cooking Tour – Hoi An
- Heaven & Earth Bicycle Tour Hoi An
- Hoian Diving Center Hoi An
- Hoi An Cooking-Eco Tour
- Bay Mau Eco Cooking Tour Hoi An
- Hoi An Village Experience
- Yellow City Food Tours Hoi An
- Electric Scooter Tours Hoi An
- Agência de Turismo Ho Chi Minh
- Agência de Turismo Ho Chi Minh 2
- Saigon Skydeck
- Passeio de Barco em Ho Chi Minh
- Sightseeing Tours Vietnã
- Tours Voluntários em Hanoi
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar por que esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.
Parabéns pelo post! Ótimo roteiro!