Oslo
Roteiro de 2 dias
Oslo é a capital e maior cidade da Noruega. Está localizada no sudeste do país. Foi fundada em 1048 e em 1624 a cidade foi imensamente destruída por um incêndio.
Poucas capitais do planeta podem gabar-se de unir tão bem seus aspectos urbanos com a natureza. A vida de Oslo está intimamente ligada ao mar.
Oslo é uma cidade moderna e diversa e cada um de seus espaços tem algo de especial. Todos os lugares mais interessantes podem ser visitados a pé ou por transporte público.
Como chegar:
O aeroporto internacional de Oslo é o principal da Noruega, agrega diversos voos da SAS e conecta a cidade a boa parte das grandes cidades da Europa, como Amsterdã, Londres, Frankfurt, Londres, Roma, Paris e Lisboa. Como não há voos diretos entre a Noruega e o Brasil, pense em utilizar estas cidades como conexão. Daqui partem aviões para praticamente todas as cidades norueguesas com aeroporto, incluindo Tromso, Alesund, Trondheim e Bergen. Do aeroporto ao centro de Oslo são apenas 20 minutos de trem com companhias como Flyoget e NSB, modernas e com inúmeras partidas. Se optar por um táxi, é recomendável ir ao balcão de táxis do aeroporto, que lhe encaminhará a um serviço com preços fechados e confiáveis.
Via ferroviária a melhor opção é com a NSB, que conecta a cidade a vários destinos pelo país. A estação central Oslo Sentralstasjon, também conhecida como Oslo S é a mais prática, mas não a única da cidade. Já as linhas rodoviárias da NOR-WAY ligam Oslo a praticamente todas as cidades da região e também aos maiores centros do país. Fique atento, pois algumas rotas não funcionam entre o fim do outono e o início da primavera, tanto pelas condições climáticas como pela baixa demanda.
Atividades de Verão
O fiorde Oslofjord é perfeito para excursões de barco, natação e passeios pelas ilhas. A cidade é cercada por florestas, que oferecem excelentes condições para o ciclismo e caminhadas. O Parque de Verão de Oslo destaca-se pelos terrenos que permitem a prática do downhill e pelo parque de escaladas.
Atividades de Inverno
Uma visita durante o inverno permite que você combine a agitação da vida noturna com o esqui, ar puro e a tranquilidade das florestas. A poucos minutos da cidade, o Parque de Inverno de Oslo conta com 11 teleféricos e 18 pistas para o esqui e Snowboard.
E depois de uma pequena descrição da capital da Noruega e de alguns de seus importantes aspectos, vamos ao nosso roteiro.
Após uma road trip pelos fiordes da linda Noruega, iniciamos nossa despedida deste país que só surpreendeu positivamente.
Nossa última parada na rota dos fiordes (fjords) foi em Bergen, porta de saída de muitos tours e do mais famoso passeio da Noruega, o Norway in a Nutshell (um circuito que une trem, barco e ônibus pelos fiordes noruegueses).
De lá pegamos um trem da madrugada (mais barato por sinal) e seguimos para a capital deste país nórdico.

Oslo é considerada uma das cidades mais caras do mundo. Então prepare seu bolso para essa diversão, caso você deseje visitar esta capital!
Chegamos na estação central de trens – Oslo S. – por volta das 7h da manhã.

Isso mesmo, madrugamos!
Mas essa foi a forma mais econômica que encontramos para visitar a cidade.
Alugamos um Airbnb e combinamos com o dono do espaço que chegaríamos bem cedo.
Deixamos nossas malas no apartamento e saímos para explorar a cidade, ou melhor, tentar, pois naquela hora muita coisa estava fechada.
Seguimos para um café num 7eleven, compramos um belo energético (porque aja disposição depois de passar a noite num trem) e decidimos buscar um centro de informações turísticas.
Existem um centro de informações dentro da estação de trens Oslo S. e para lá que fomos (para localização acesse o link).
Horários:
Janeiro–Abril | Segunda–Sábado | 09:00–18:00 | |
Domingo | 10:00–16:00 | ||
Maio–Junho | Segunda–Domingo | 09:00–18:00 | |
Julho–Agosto | Segunda–Sábado | 08:00–19:00 | |
Domingo | 09:00–18:00 | ||
Setembro | Segunda–Domingo | 09:00–18:00 | |
Outubro–Dezembro | Segunda–Sábadov | 09:00–18:00 | |
Domingo | 10:00–16:00 |
Oslo Visitor Centre está localizado em Østbanehallen próximo à Oslo Central Station. Existem duas entradas: a partir de Jernbanetorget (praça com a escultura do tigre) ou a partir do hall dentro da estação.
Primeiro dia:
Às 9h da manhã, quando abriu o local, pegamos mapa e algumas informações importantes para explorar ao máximo a cidade em apenas 1 dia.
Com mapa em mãos decidimos começar pela área dos museus.

Seguimos a pé pela avenida Karl Johans (uma das principais ruas do centro de Oslo) e logo já estávamos na área portuária, na Rådhusplassen (City Hall Píer 3), onde saem os barcos para esta parte da cidade, a Bygdøy (lá concentram-se muitos museus).
Para chegar até esta área, você pode ir de ferry (o valor é de 60 NOK round trip, ou seja, ida e volta, e deve ser pago no Pier) ou pode ir de bus (ônibus da linha 30 que sai da região central da cidade, ponto ao lado da estação de trens e metrô Oslo S.).
Nós escolhemos o barco!
Valor do Ferry para os Museus:
60 NOK – ida e volta pago no Píer
60 NOK – só ida ou só volta pago no Ferry
40 NOK – só ida ou só volta pago no Píer
Museus situados em Bygdøy:
- Viking Ship Museum
- Norsk Folkemuseum
- Kon-Tiki Museum
- Polar Ship Fram
- Norwegian Maritime Museum
- Holocaust Center
Chegando no City Hall Pier 3 você encontra um guichê e adquire o bilhete de ida e volta.
Partimos por volta das 10h30/11h e em menos de 20 minutinhos já estávamos no local de destino.
Esta região da cidade (chamada Bygdøy) abriga 6 grandes sítios importantes.
Por lá você pode ser escolher o que mais lhe interessa e entrar.
Caso você fique mais dias na cidade e vá entrar em muitos museus e atrações sugiro verificar a opção do Oslo Pass.
Nós decidimos entrar no Museu do Povo – Norsk Folkemuseum – e depois iríamos ao Museu Viking –Viking Ship Museum (que na verdade era nossa primeira opção).
O Museu do Povo me interessou devido a uma atração famosa, a Igreja de Madeira (Stave Church), e foi por causa dela que entrei no local.
Obviamente que existem várias outras atrações, mas ver este local era meu foco.
Por lá você encontra um grande espaço com réplicas em tamanho real das instalações dos povos antigos deste país.
São mini fazendas, casas e toda a estrutura típica daquela época.
Valor da entrada do Museu do Povo – Norsk Folkemuseum:
Inteira – 95 NOK
Meia – 65 NOK (estudantes da União Européia)

Caminhamos pelas ruas do museu a céu aberto e depois de mais ou menos 1 hora já estávamos prontos pra o outro museu, o Viking.
Neste espaço de museus é possível fazer tudo a pé, sendo assim saímos do Museu do Povo e seguimos para o Viking, caminhando. Porém ao chegarmos neste museu nos decepcionamos um pouco. Esperávamos ver mais coisas, e tivemos uma “grata” surpresa: o maior barco viking do local ficava bem na entrada. Um local totalmente aberto. Pelo hall de entrada, sem pagar, podíamos ver o barco.
Decidimos não entrar!
Ficamos um pouco no local, vimos o barco pelo saguão do museu e seguimos para nosso retorno.
Voltamos a pé até o píer e em menos de 20 minutos já estávamos retornando ao centro de Oslo.
Nesse momento como havíamos passado a noite num trem e começamos muito cedo nosso roteiro, decidimos voltar ao Airbnb e descansar algumas horas para mais tarde sair novamente e aproveitar mais da cidade.
Depois de mais ou menos 3 a 4 horas, quando o sol já estava caindo, saímos novamente.
Nosso destino nesse momento era o The Norwegian National Opera & Ballet, um dos pontos símbolo da cidade de Oslo.
A Ópera de Oslo (em norueguês Den Norske Opera & Ballett; Operahuset) é o centro de artes cênicas mais importante da Noruega e está situada em frente ao fiorde de Oslo.
Inaugurada em 2008, foi projetada pelo estúdio de arquitetura Snøhetta, autor de outras obras como a embaixada norueguesa em Berlim e a Bibliotheca Alexandrina em Alexandria do Egito.
Este é o maior centro cultural da Noruega desde o começo do século 14. Possui 3 palcos e mais de 1 mil assentos.
A característica de maior destaque no edifício é a cobertura que se inclina para cima a partir das águas do fiorde de Oslo. O telhado é também uma praça pública onde é possível caminhar. Durante o verão, você verá pessoas tomando banho de sol e fazendo piquenique no local.
Lá dentro, admire a Wave Wall, uma parede de carvalho de 13,2 metros que circunda os 3 espaços de apresentação da Ópera.
A construção foi decorada com 8 projetos de arte. Entre os destaques estão os painéis de Olafur Eliasson e a cortina do palco principal, que lembra uma folha de alumínio franzida.
Aprenda como as óperas e balés são dirigidos com uma visita guiada de 50 minutos pelo prédio e bastidores. Suba no palco principal, visite o workshop de fantasias e veja onde os elaborados cenários são pintados. Os passeios são realizados diariamente e devem ser reservados com antecedência. Algumas visitas guiadas incluem ensaios no palco (informações).
É possível vislumbrar alguns dos “mecanismos” da Ópera sem agendar o passeio.
Chegamos ao local, depois de uma pequena caminhada entre o apartamento que estávamos, e logo já estamos admirando sua beleza e tirando muitas fotos. O pôr do sol refletindo nos vidros e na arquitetura da Ópera é de “cair ou queixo”.
Depois de quase uma hora por lá, partimos para mais visitas. Seguimos em direção à Karl Johans novamente, pois mais cedo tínhamos passado por lá, e dessa vez admiramos cada pedacinho dessa rua movimentada e cheia de história para contar.

Nela você encontra os seguintes pontos: Oslo Cathedral, o Parlamento, Historical Museum – National Gallery, The National Theatre, City Hall e o The Royal Palace (o palácio que fica bem no “final desta rua”).
Depois desta bela caminhada até o The Royal Palace, finalizamos o dia e retornamos para o apartamento.
Segundo dia:
Para nosso segundo dia reservamos somente passeio pela manhã, pois nosso cruzeiro saindo de Oslo partiria logo após o almoço.
Saímos bem cedinho, por volta das 8h/9h, com a intenção de visitar o Vigeland Sculpture Park.
Fomos em direção à estação central de Oslo, a Oslo S., e compramos ticket de metrô para a estação de Majorstuen (linha vermelha – veja mais no link). A viagem dura aproximadamente 7 minutos (veja rota).

Para mais informações de outras rotas acesse o link e escolha seu meio de locomoção
Valor do ticket: acesse o link.
Chegamos ao local e logo identificamos sinalização, e com mapa em mãos também ficou mais fácil.
Andamos até a entrada principal do parque e seguimos para explorá-lo.
O Parque Vigeland (Vigelandsanlegget) é uma área que fica situada no Parque Frogner, em Oslo, Noruega. Está localizado a 3 km do centro da cidade e cobre uma área de 320000 m2. É um local popular para exposições e atividades ao ar livre, como piqueniques e banho de sol.
Vigelandsparken é uma das atrações mais visitadas na Noruega com mais de 1 milhão de visitantes por ano.
É constituído por 212 esculturas em bronze e granito da autoria do escultor norueguês Gustav Vigeland (1869-1943). As esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc.
Na entrada principal do parque existem quatro grandes portões, que dão acesso a uma ponte, um obelisco, uma fonte e uma área recreativa para crianças. Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade.
O parque fica aberto o ano todo e é uma famosa área de recreação.
Fonte: Wikipedia e Visit Oslo
Permanecemos no parque até quase o horário do almoço e depois de finalizada nossa visita retornamos para o centro onde estávamos hospedados. Dessa vez seguimos de bonde. O bonde para na porta do parque. Ficou mais cômodo pegá-lo.
O bonde (tram) leva um pouco mais de tempo, em torno de 20 minutos, mas compensa pois dessa forma você anda um pouco menos até a estação, e também consegue apreciar a cidade da janelinha, coisa que eu adoro fazer!
Chegamos no centro de Oslo, almoçamos e seguimos para o local que alugamos para então omar um belo banho e partir para o porto, local que pegaríamos o cruzeiro até Copenhague, nosso próximos destino.
Os navios de cruzeiro que operam na rota Copenhague – Oslo, e vice-versa, oferecem ótimas acomodações, restaurantes e bares, música ao vivo, casino, área de bem-estar e lojas tax free. A empresa que opera esse trajeto é a DFDS Seaways.

Para mais informações sobre o cruzeiro, veja nosso post de Copenhague.
Foi assim que fechamos nosso roteiro de 2 dias na capital da Noruega e nossa rota por este país lindo de viver!
Abaixo alguns mapas importantes do transporte de Oslo:
Links Importantes
- Site da Comune de Oslo
- Preços do Transporte Público de Oslo
- Mapas dos Transportes Públicos de Oslo
- Parque de Vigeland
- Museu The Fram
- Site Oficial do Turismo de Oslo
- Nobel Peace Center
- Cruzeiros Sightseeing em Oslo
- Serviço de Sightseeing em Oslo
- Museu Norskfolke
- Centro de Estudos do Holocastro e Religiões Minoritarias
- Tour em Oslo
- Museu Kon-Tiki
- Bike Tours em Oslo
- Adventures Rooms em Oslo
- Bar de Gelo em Oslo
- Museu The Munch
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.