
O que fazer em Petrópolis
Roteiro na Cidade Imperial
Petrópolis não é somente minha cidade natal, é também um destino incrível! A cidade foi residência de veraneio do imperador Dom Pedro II e boa parte da família real naquela época e ganhou o apelido de Cidade Imperial anos depois. Criamos um roteiro em Petrópolis completinho para você conhecer alguns dos atrativos desta cidade.
Petrópolis é o destino perfeito para um feriado prolongado, um bate-volta de final de semana ou uns dias de férias. A cidade tem localização privilegiada, entre o Rio de Janeiro e diversas cidades de Minas Gerais, e é destino que possui atividades para todos os gostos.
Obviamente, lembrando que se você fizer um bate-volta não conseguirá fazer uma visita à todos os pontos descritos abaixo, mas com a lista já fica o gostinho de quero mais para o visitante voltar à Cidade Imperial.
Porém, antes de enumerarmos o que fazer em Petrópolis, vamos abordar algumas perguntas recorrentes sobre a cidade:
- Clima em Petrópolis
- Quando visitar Petrópolis
- Como chegar na Cidade Imperial
- Outras dicas práticas para o seu passeio na cidade
Informações Extras sobre Petrópolis
Petrópolis significa cidade de Pedro em homenagem ao Imperador D. Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”).
É frequentemente chamada de “Cidade Imperial”, por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso.
Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo classificação do IPEA para cidades de médio e grande portes.
Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, 809 metros de altitude, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.
Os principais povos a participar da formação étnica/cultural de Petrópolis foram os alemães e os portugueses (principalmente da região dos Açores). Outros povos como italianos, franceses, ingleses e libaneses também tiveram expressiva participação na formação da cidade.
A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. A cidade possui um grande acervo de teatros, museus, e palácios que remetem a este período.
Ainda hoje a cidade possui o segundo maior festival de cultura alemã do Brasil, a Bauernfest, perdendo somente para a Oktoberfest no sul do país. (fonte Wikipedia)
E tratando-se de turismo a cidade vai bem obrigado!
Em 2016, Petrópolis recebeu 6,6 milhões de turistas, o que representou um aumento de 6,6% em relação aos anos anteriores. (fonte: Tribuna de Petrópolis)
Além de todos os atrativos turísticos e históricos que a cidade têm para oferecer há anos, nesses últimos tempos o turismo cervejeiro tem recebido muitos incetivos, inclusive depois da volta da Cervejaria Bohemia à cidade.
“Em 2012, acontece um dos marcos mais importantes e históricos da cervejaria Bohemia: a reabertura da fábrica na cidade imperial de Petrópolis. O local é inteiramente revitalizado, dando lugar a um museu temático com direito a restaurante.” (Bohemia)
De olho no interesse dos brasileiros por viagens temáticas, uma grande empresa de turismo do Brasil, fechou uma parceria com a Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro para criar roteiros de experiência, que engloba visitas às fábricas de cerveja em Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Rio.

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro organizou todos os produtores de cerveja da região, das micro às grandes cervejeiras além dos brewpubs, oferecendo aos visitantes uma experiência única e marcante de imersão na cultura cervejeira e na sua excelente gastronomia. E tudo isto em meio à belíssimas montanhas, cachoeiras cristalinas, ar puro, parques naturais, e tantos outros traços do turismo de montanha e da colonização europeia da região. (fonte)
Portanto hoje é possível fazer turismo histórico, cervejeiro, de natureza, de compras e muito mais na Cidade Imperial.
Saiba mais sobre a Rota Cervejeira em Petrópolis, Circuito Histórico, Circuitos Ecológicos, Atrações em Petrópolis, Onde Comer, Onde se Hospedar, e mais no site Oficial do Turismo de Petrópolis.
Quando visitar Petrópolis
A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em junho/julho, com o início da Bauernfest, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima frio.
Petrópolis é uma cidade de temperaturas mais amenas (em certas épocas podemos dizer clima bem frio), se comparada à cidade do Rio de Janeiro.
O visitante pode usar a programação oficial de eventos para programar sua viagem. Os mais famosos são (confira a agenda oficial aqui):
- Expo Petrópolis
- Bauernfest
- Festival de Inverno
- Natal Imperial
Como chegar em Petrópolis?
De carro você deve seguir pela BR – 040, Rodovia Washington Luís até Petrópolis. Pegue o caminho como se fosse para o Aeroporto Galeão e chegando perto já vai começar a ter placas para Petrópolis. (aproximadamente 40 minutos a 1 hora de viagem)
De ônibus saia da rodoviária Novo Rio pela empresa Viação Única-Fácil. (aproximadamente 1h15 a 1h30 de viagem)
Caso queira hospedar-se na cidade veja mais em: Link Oficial do Turismo de Petrópolis.
Ofertas de Viagem
Separamos as melhores ofertas de viagens dos nossos parceiros para você economizar.
Hora de planejar passo a passo a sua viagem exatamente como você deseja!
Agora é hora de decidir onde hospedar-se. Confira os melhores buscadores e faça sua escolha.
O que fazer em Petrópolis
Descubra o que fazer em Petrópolis! Confira as dicas mais que únicas de uma petropolitana que viveu 17 anos na sua cidade natal! Petrópolis possui muitos passeios de ecoturismo, opções gastronômicas, atividades culturais, história pra contar e muito mais opções para o visitante curtir.
Diante de tantos atrativos e informações, vamos aos locais que você não pode deixar de visitar em Petrópolis:
01. Palácio Quitandinha

Foi construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. O Palácio está localizado no bairro do Quitandinha, bem na entrada principal da cidade (logo depois da Casa do Alemão). Uma curiosidade sobre o lago é que ele tem o formato do mapa América do Sul. O interior do palácio é muito bonito, com vários salões requintados. Atualmente, o Hotel é administrado pela SESC.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
02. Museu Imperial

O museu figura entre os dez melhores do Brasil de acordo com os viajantes do TripAdvisor. O local guarda relíquias da época do Império, como a coroa e trajes reais de D. Pedro II. O Museu está localizado no Centro Histórico de Petrópolis. Para entrar no Museu é preciso calçar uma pantufa – as crianças adoram!
O Projeto “O Museu é nosso”: entrada gratuita para petropolitanos e moradores de Petrópolis, todas as quartas-feiras e último domingo do mês.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
03. Catedral São Pedro e Alcântara

A construção em estilo neogótico francês data de 1884, e o projeto inspira-se em catedrais no norte da França. No interior da catedral estão guardados os restos mortais da Princesa Isabel e seu marido Conde D´Eu, de Dom Pedro II e da Dona Tereza Cristina. A Catedral está localizada no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
04. Avenida Köeler

Tombada pelo Patrimônio Histórico, em 1964, e totalmente arborizada esta avenida é um dos recantos mais bonitos de Petrópolis. Guarda casarões do tempo do império. A Köler está localizada bem em frente à Catedral São Pedro de Alcântara no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
05. Casa de Santos Dumont

Batizada de “A Encantada”, por estar localizada no Morro do Encanto, a casa foi construída para ser a residência de verão do aviador. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus que só se pode acessar começando com o pé direito. A casa está localizada no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
06. Palácio de Cristal

Sua estrutura pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D’Eu. Hoje recebe eventos culturais e exposições diversas. É um dos pontos turísticos mais visitados de Petrópolis. O Palácio está localizado no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
07. Obelisco

Foi construído em homenagem ao primeiro centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade e também em homenagem aos alemães. O Obelisco está localizado no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
08. Grande Hotel

Após 45 anos com as portas fechadas, o Grande Hotel Petrópolis reabriu suas portas, no final de 2011. Na Região Serrana do Rio de Janeiro, o empreendimento padrão quatro estrelas é tombado pelo patrimônio histórico. O Hotel está localizado ao lado do Obelisco no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
09. Palácio Rio Negro

Serviu de residência de verão para diversos presidentes da República, desde 1903. O Palácio está localizado na Avenida Köler no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
10. Avenida Ipiranga

Importante avenida localizada ao lado da Catedral têm como atrações os seguintes pontos: Igreja Evangélica Luterana de Petrópolis, a casa que pertenceu a Rui Barbosa e a casa da família Tavares Guerra (Casa da Ipiranga ou Casa dos Sete Erros) que leva a fama de ser mal-assombrada. Esta avenida está localizada no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
11. Relógio das Flores

Localizado em frente ao prédio da Universidade Católica de Petrópolis e ao lado da Casa de Santos Dumont. Foi Inaugurado em 1972 em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil. Este relógio está situado ao lado da Casa de Santos Dumont no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
12. Casa da Princesa Isabel

Foi comprada em 1876 e nas escadarias da varanda foi tirada uma das últimas fotos que reúne a Família Imperial em terras brasileiras, dias antes da Proclamação da República. Esta casa está localizada na Avenida Köeler no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
13. Monumento à Dom Pedro

O monumento/estátua representa o Imperador Dom Pedro II do Brasil. Este monumento está localizado na Praça D. Pedro II no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
14. Museu de Cera

É o primeiro no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, no qual personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição. O Museu está localizado ao lado do Relógio das Flores no Centro Histórico de Petrópolis, próximo aos principais pontos turísticos da cidade.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
15. Castelo de Itaipava

É o único castelo em estilo medieval das Américas. Endereço: BR 040, Km 56 em Itaipava (distrito de Petrópolis).
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
16. Casa do Alemão

A tradição começou em 1945, com a abertura de uma fábrica especializada em biscoitos amanteigados. Em pouco tempo seus produtos já se tornaram famosos na região serrana do Rio de Janeiro. Posteriormente, com a entrada do casal europeu Kern, que introduziu os produtos de salsicharia e de confeitaria, a empresa cresceu e se transformou definitivamente na Casa do Alemão. De lá para cá, passaram-se cerca de 70 anos.
Peça o delicioso pão com linguiça servido com mostarda alemã. Experimente também os deliciosos biscoitos amanteigados e o croquete. A Casa está localizada na entrada principal da cidade de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK
17. Casa D’Angelo

Tradicional restaurante/choperia funciona desde 1914, com gastronomia variada e seleta com cafés, amanteigados, lanches, chope e mesas em área externa. A Casa D’Angelo está localizada na Praça D. Pedro II no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK
18. Cervejaria Bohemia

Foi fundada pelo alemão Henrique Kremer em 1853, tornando-se a primeira cerveja pilsen a ser produzida no Brasil. Localizada na parte histórica da cidade, o Centro Cervejeiro abre suas portas para dividir todo o conhecimento do universo da cerveja. A Cervejaria Bohemia está localizada no Centro Histórico de Petrópolis.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
19. Cervejaria Itaipava

Visita monitorada gratuita às linhas de produção das cervejas do Grupo Petrópolis, em Itaipava, com degustação e lojas de produtos temáticos. Endereço: Rua Trajano de Paula Filho, 199 – Pedro do Rio, Petrópolis.
Visitação:
- Terça a quinta-feira às 15h;
- Sexta-feira às 10h e 15h;
- Sábado às 9h30, 13h e 15h.
Para o agendamento é necessário nome completo e RG de todos os visitantes. Máximo de 40 participantes por horário.
Dúvidas e agendamento:
(24) 2103.8000 ou 2223.9000 – beertour.ptr@grupopetropolis.com.br.
PARA INFORMAÇÕES DE VALORES E HORÁRIOS, CLIQUE NO LINK.
20. Rua Teresa

Próxima ao Centro Histórico é conhecida nacionalmente como um incomparável shopping a céu aberto, com roupas e acessórios de moda a preços de fábrica.
A Rua Teresa funciona, geralmente*, nos seguintes dias/horários:
Segunda-feira: 14h às 18h
Terça-feira a Sábado: 9h às 18h
Domingo: 10h às 17h (FACULTATIVO), exceto aos feriados.
* Consulte dias e horários de funcionamento em feriados ou datas especiais.
PARA INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK.
*Note que neste trajeto muitos pontos mencionados no TOP 20 de atrações não estão marcados no mapa, pois estes pontos estão no mesmo perímetro de outros (confira nos textos os itens próximos uns dos outros).
Você Também Pode Gostar de Ver
Links Importantes
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.
Muito legal Parabéns!!!!!!
Obrigada pela mensagem Sandro.