Noruega: Stavanger e Pulpit Rock
Roteiro de 2 dias
A Região de Stavanger destaca-se pelas muitas atrações cênicas, entre elas o Lysefjord, a praia de Sola e o mundialmente famoso Preikestolen (“a Rocha do Púlpito” ou Pulpit Rock). Preikestolen está localizado a 604 metros acima do nível do mar, sendo a atração mais visitada no condado de Rogaland. A publicação Lonely Planet reconheceu a atração como o melhor visual panorâmico do mundo.
Stavanger é uma cidade universitária e abriga muitas instituições de ensino superior e pesquisa. Esta qualidade reflete-se na animada atmosfera urbana da cidade e na grande variedade de oportunidades para compra e experiências gastronômicas. Em 2008, a Região de Stavanger e Sandnes foi reconhecida como a Capital Europeia da Cultura, confirmando sua variedade de eventos e atividades culturais.
Atualmente, Stavanger é a capital europeia do petróleo e energia e a maior parte dos dividendos da população local são oriundos de atividades relacionadas ao setor petrolífero.
O centro da cidade de Stavanger é bem compacto, o que torna fácil o acesso à maioria das atrações a pé. O centro histórico reúne um dos casarios de madeira mais bem preservados da Europa, com mais de 170 casas de madeiras branquinhas.
Como chegar em Stavanger:
De avião: Stavanger conta com o segundo maior aeroporto da Noruega em volume de tráfego aéreo internacional. De/para o Aeroporto Internacional Sola em Stavanger existem voos diretos de mais de 60 destinos na Noruega. Um serviço de ônibus realiza o translado entre o aeroporto e o centro da cidade de Stavanger. Os ônibus saem a cada 20 minutos e o tempo de viagem é de cerca de 30 minutos.
De ônibus: existem vários embarques diários de ônibus saindo de Oslo, Bergen e Kristiansand com destino a Stavanger. Saindo de Oslo, a duração aproximada da viagem é de 10 horas, de Bergen cinco horas e de Kristiansand quatro horas.
De trem: a NSB oferecem embarques regulares para Stavanger saindo de Oslo via Kristiansand. A viagem dura cerca de oito horas. O trem local que cobre o trajeto entre Stavanger e Egersund embarca a cada hora, permitindo o fácil acesso a área de Jæren.
De barco: se você planeja trazer seu automóvel desde um outro país, é possível utilizar uma balsa que sai de Hirtshals na Dinamarca até Kristiansand, com quatro horas de viagem até Stavanger, ou até Tananger, cerca de 20 minutos de Stavanger. A partir do terminal de embarcações de Stavanger, você poderá escolher entre várias opções de barcos de passageiros para as áreas de Ryfylke, bem como todas as ilhas nas proximidades de Stavanger.
1º dia: Reconhecendo Stavanger
Minha chegada em Stavanger foi no período da manhã (no aeroporto de Stavanger), e as 13h já estava com o carro alugado em mãos indo em direção ao hostel.
Veja mais sobre minhas hospedagens na Noruega no post Roteiro Completo pela Noruega.
Para o viajante que não vai alugar carro a melhor opção é pegar o ônibus da Flybussen, no aeroporto, que leva cerca de 20 a 30 minutos até o centrinho, ou pegar o ônibus nº 9, que demora em torno de 1 hora.

Fiz meu check in, deixei as malas e depois de um pequeno descanso já estava nas ruas da pequena cidade caminhando e fazendo reconhecimento local.
Como cheguei em um domingo, muita coisa estava fechada e as ruas estavam desertas. Deu, somente, para sentir um pouco do clima, tirar algumas fotos da cidade, que possui muitos grafites, e parar para comer um fast food rápido no centrinho.
Stavanger tornou-e um ponto de referência no grafite mundial, sendo sede do Nuart, um festival contemporâneo de arte de rua.
Confira abaixo os trabalhos criados no Festival Nuart 2016 e crie seu tour de Street Art!
O Festival de 2017 acontecerá entre os dias 31/08 até 02/09.
Depois dessa pequena caminhada (meu hostel ficava a uns 15 minutos a pé do centro) retornei e encerrei meu dia.
Não foi um dia de muitas andanças e visitas, exatamente, porque tudo estava fechado.
2º dia: Pequeno City Tour em Stavanger e Trilha em Pulpit Rock
Para o segundo dia fizemos um pequeno e rápido city tour pela manhã na cidade de Stavanger, e depois seguimos para a primeira trilha na Noruega: Pulpit Rock.
Na cidade de aproximadamente 130 mil habitantes as opções de atrações são:
- Catedral de Stavanger
- Ovre Holmegate
- Torre Valberg
- Gamle Stavanger
- Monumento das 3 Espadas
- Museu do Petróleo
- Região do porto
Passamos por algumas das opções, tiramos fotos e seguimos para nossa primeira aventura em terras norueguesas.
De carro seguimos para a Pulpit Rock. O trajeto dura, mais ou menos, 1 hora e meia e possui uma parte que deve ser feita de balsa.
Caso não esteja de carro a melhor opção é pegar um ônibus que leve até a entrada do parque. O viajante adquiri os ticket do bus através da empresa Tide. Os horários você pode conferir acessando este link e para comprar o ticket acesse este link.
Outras empresas fazem o transporte para Pulpit, confira mais informações nos sites oficiais: Rodne, Pulpit Rock Tour e The Fjords.
Valores:
Estacionamento do parque do Pulpit Rock: 150 NOK
Bus de Stavanger para Pulpit Rock (empresa Tide): 320 NOK
Informações turísticas em Stavanger:
Domkirkeplassen 3 – 4006 Stavanger – Tel.: +47 51 85 92 00
1 junho – 31 agosto: segunda – domingo: 9h as 20h
Resto do ano: segunda – sexta: 9h as 16h
Sábado: 9h as 14h
Fechado em feriados
(Você pode alugar uma bike no centro de informações turísticas – leve um documento e 200 NOK para depósito)
São 3.800 m de caminhada num hiking tranquilo e com estrutura. Pegamos um dia ensolarado e relativamente quente. Começamos nossa caminhada as 11h da manhã e terminamos em torno das 18h (3 horas de caminhada para ir e 3 horas para voltar).
Preikestolen (Pulpit Rock) é uma das atrações mais visitadas na Noruega, e um dos sítios mais fotografados. Em 2011 foi nomeado uma das mais espetaculares vistas do mundo pela CNN GO e pela Lonely Planet. Visitar este este popular fiorde, localizado a 604 metros sobre o Lyssefjord é uma experiência fantástica junto à natureza.
Depois de conhecer uma das mais deslumbrantes plataformas de visualização do mundo, seguimos nossa road trip para mais uma aventura na Noruega. Nosso destino agora era a cidade de Odda.
Confira, também, os demais posts sobre nossas rotas na Noruega:
> Roteiro Completo pela Noruega – Road trip de Stavanger à Bergen
> Roteiro de 2 dias em Odda e Trolltunga
Dica Importante: fique sempre atento a época que você irá viajar para a Noruega, se você for no outono/inverno europeu provavelmente não terá todos a trilhas liberadas ou terá que contratar um guia para os trajetos. O ideal é visitar o país no verão (junho a setembro) se a ideia é fazer hiking e esportes ao ar livre e caso queira ver aurora boreal é melhor ir no inverno e procurar os melhores meses através de informações do país e de agências especializadas.
Links Importantes
- Site de Turismo do Lysefjord
- Museu do Petróleo de Stavanger
- Catedral de Stavanger
- Site Oficial do Turismo de Stavanger
- Roteiro/Dicas de uma local em Stavanger
- Tide (empresa de ônibus para Pulpit Rock)
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.