Hoi An
Roteiro na cidade mais charmosa do Vietnã
Hoi An é acolhedora, tradicional e possui uma arquitetura encantadora. Esta é, sem dúvida, uma das cidades mais adoráveis do Vietnã.
O centrinho histórico e gracioso de Hoi An é ainda mais agradável e acolhedor. Num passado próximo, o local era um porto importante. Hoje, ostenta a grandiosa arquitetura e um sedutor cenário ribeirinho.
Bares lounge, hotéis boutique, agentes de viagens e um excesso de lojas de alfaiataria fazem parte da cena nesta cidade.
A cidade possui aquele caos turístico, porém ainda sim é um dos destinos preferidos por quem vai ao país.
Hoi An é bem pequeninha: dois a três dias cheios são suficientes. A cidade fica bem no meio do Vietnã e na maioria das vezes entra nos roteiros de quem pretende viajar o país de norte a sul/sul a norte.
O que mais confere charme a este local são as diversas lanternas coloridas que enfeitam e iluminam as ruas de pedra do antigo centrinho.
Como chegar em Hoi An:
Hoi An fica no centro do país, a, aproximadamente, 800 km de Hanói, capital deste país, e 850 km de Ho Chi Minh City.
A passagem por lá é geralmente associada com uma visita a cidade de Hue. O aeroporto mais próximo de Hoi An é o aeroporto de Danang, a 30 km de distância. Por terra, uma das maneiras mais escolhidas pelos viajantes é o transito com os ônibus – a maioria deles tem camas ou bancos. Nós optamos pelo transporte de compartilhado (uma van de 30 lugares – custo U$ 10 pp) entre as cidades de Hue e Hoi An. Fechamos tudo na recepção do hotel, mas também é possivel encontrar opções numa das muitas agências que ficam expalhadas pela cidade de Hue.
Depois de um breve explicação sobre a cidades e seus encantos, além de mostrar como chegar ao local, vamos ao nosso roteiro de 3 dias e 2 noites na cidade que nos encantou.
Mas antes de inciar esse tour por Hoi An através do nosso post, confira, também, todas a nossa rota no Vietnã. Confira nossos posts aqui: link.
#1 dia: Trecho Hue – Hoi An e Walking Tour em Hoi An
Eis que surge nosso sétimo dia (completávamos nessa etapa 1 semana de Vietnã) e a programação do dia começou com nosso transfer entre Hue e Hoi An.
Optamos pelo transporte em uma van de 30 lugares (custo U$ 10 pp) e às 8h30 saímos do hotel em direção à Hoi An. Este tipo de transfer nos dá a opções de algumas paradas durante o caminho, e com isso pudemos conhecer mais atrações e locais no Vietnã.

Levamos mais ou menos 6h de viagem (140 km – demora-se muito nas estradas vietnamitas pois as vias são ruins, o trânsito é ingrato, a velocidade máxima permitida é de 60km/h e fizemos muitas paradas para pontos específicos).
Nossas paradas foram:
- Thanh Toan Tile – Roofed Bridge e Mercado Local
- Lang Co Beach
- Hai Van Pass (topo da serra onde pode-se ver Hue e Danang)
- Marble Mountains
De todos os locais visitados o único que valeu a pena foi a Marble Mountains. Por lá encontramos um espaço bem cuidado e super bonitinho, cheio de cavernas e budas. Este é o local de onde o governo vietnamita extraia grande parte do seu mármore, porém hoje em dia não o fazem mais para conservar o local.
A primeira parada na ponte e mercado é algo dispensável, e além de tudo é um local feio e sujo. A segunda parada, a praia, foi interessante para vermos como são as praias do Vietnã, porém não tivemos muito tempo (só um stop mesmo para fotos e curtir um pouco a atmofera do local), por fim a terceira parada foi um horror. Local bem no alto da serra que passamos entre Hue e Danang e totalmente sem graça e dispensável. Porém como foi um pacote fechado de transporte entre Hue e Hoi An, e existiam essas paradas, tivemos que ir de acordo com o tour.
A quarta parada, como falei anteriormente, foi a melhor e mais interessante. Valeu pelo passeio todo! E ainda conhecemos um pouquinho de Danang.
Na Marble Mountains existe uma taxa de visitação e por lá os valores são assim:
- 40.000 Dong para acessar por pessoa
- 15.000 Dong para subir de elevador (caso você não queira ir de elevador até o topo da montainha, existe a possiblidade de ir de escada)
Neste último ponto ficamos 1 hora, nos demais no máximo 30 minutos. No fim valeu muito a pena pois pagamos U$ 10 dólares por pessoa para um transporte entre as cidades e ainda fizemos um tour regional. Chegamos em Hoi An por volta das 14h30 e nos dirigimos para o hostel – Hoa Binh Hostel. Fizemos check in, largamos malas no local e seguimos para nosso walking tour. Tínhamos muito ainda para ver, e foi a partir deste momento que começamos a conhecer uma das cidades mais bonitinhas e interessantes do Vietnã.
Já havíamos lido que esta era uma parada que não podíamos deixar de fazer, e assim foi! Dito e feito! A cidade é uma gracinha e cheia de encantos a serem explorados.
Pegamos um mapa no hostel, algumas dicas e lá fomos nós para muita andança. Seguimos para a Old Town, a região às margens do Rio Thu Bon. Por lá existem umas 4 a 5 ruas paralalelas e principais onde encontram-se os pontos de interesse e todo o comércio local. E o que se encontra, principalmente é um comércio focado nos turistas, muitas lojas e as famosas alfaiaterias.

As principais ruas para ver as atrações e o comércio são:
- Tran Phu
- Nguyen Thai Hoc
- Bach Dang
- Nguyen Phuc Chu (que fica do outro lado do rio)
- Nguyen Thi Minh Khai
E as transversais:
- Le Loi
- Hoang Van Thu
- Tieu La
- Tran Quy Cap
Percorremos todos os pontos de interesse da Old Town:
- Cantonese Assembly Hall
- Duc An Old House
- Hoi An Craft Workshop
- Japanese Covered Bridge
- Museum of Folk Culture
- Museum of Trade Ceramics
- Phuc Kien Assembly Hall
- Phung Hung Ancient House
- Tan Ky Old House
- Tran Family Chapel
- Tradicional Art Performance House
Todos os pontos mencionados acima são pagos. Existe um ticket único que pode ser comprado nos vários guichês espalhados pelas cidade e com ele o turista pode visitar 5 atrações.
– 120 Dong (5 atrações) espalhadas na Old Town
Nosso city tour do primeiro dia foi bem intenso e ficamos das 15h até as 21h só aproveitando as ruas de Hoi An e seus encantos. Ainda tivemos bastante sorte pois, nesse período que visitamos a cidade, estava acontecendo um festival de comida internacional e a tudo estava enfeitado e a cidade cheia de atrações.
Fechamos o dia satisfeitos e cheios de fotos para levar de recordações.
#2 dia: Cham Islands (Hoi An)
Ufa! Nosso primeiro dia da segunda semana de Vietnã começou com um tour de full day para uma das ilhas próximas de Hoi An – Cham Islands.
Fechamos um pacote de transporte + alimentação e saímos do nosso hostel às 8h em ponto. Em torno das 8h45 chegamos ao ponto de onde partem os barcos para esta ilha. Saímos em direção Cham Island e logo já estávamos desembarcando no centrinho (25 minutos de transporte entre Hoi An e Cham Islands).
Fizemos um pequeno city tour, melhor dizendo island tour. Após esses 30 minutos retornamos ao barco e seguimos para a praia onde passaríamos o dia. O tour inicial pela ilha é completamente sem graça mas não pudemos dispensá-lo devido ao intinerário. Na praia ficamos em torno de 2 horas e meia. Por lá nos foi servido o almoço (comida local variada e simples) e aproveitamos para descansar o corpo e as pernas depois da andança do dia anterior. Às 14h30 saímos da praia e fomos em direção à Hoin An.
Fechamos o dia com um jantar no centrinho e um pouco mais de caminhada pelas ruas coloridas desta cidade.
#3 dia: Hoi An – Da Nang – Siem Reap (Camboja)
O nosso nono dia tinha chegado e com ele a programação final em Hoi An. Para este dia reservamos algo mais light e curto, devido ao check in do hostel às 11h.
Acordamos às 7h, tomamos nosso café e às 8h já estávamos prontos para o tour de bike que nós mesmos conduzimos pelos arrozais e região mais afastada do centrinho.
Alugamos a bike em uma loja na frente do hostel ($200 dong) e seguimos pela rua principal, onde estava localizado o hostel. Sem muito roteiro seguimos em direção à saída da cidade e buscamos cenários coloridos e bonitos para fotos.
Seguimos pelas pequenas estradas dos arrozais e logo nos deparamos com alguns tours (ou seja estávamos no caminho certo e em lugares que eram especiais). Seguimos por mais ou menos 1 hora pedalando, e em um determinado ponto, dentro das ruaszinhas que estávamos, encontramos um estabelecimento que prestava serviços de massagem. Paramos e nos demos esse pequeno momento de relaxamento! Foram só 30 minutinhos, porque tinhamos o check out para fazer, mas foi muito válido.
Depois do tour de bike e massagem pela manhã seguimos para o hostel, arrumamos nossos pertences e fizemos nosso check out. Naquele momento era hora de procurar um restaurante para almoçarmos. E foi o que fizemos! Seguimos em direção à Old Town, almoçamos, caminhamos mais um pouco para nos despedirmos da cidade, voltamos ao hostel e então ficamos mais um tempinho aguardando nosso transfer ($300 dong – fechado com o hostel). Seguimos para o aeroporto de Danang (cidade vizinha de Hoi An e que possui o aeroporto mais próximo).
Às 14h nos dirigimos para Danang. Às 17h30 embarcamos para nosso país de número #35, o Camboja. Confira todo nosso roteiro pelo Camboja, acessando este link.
Links Importantes
- Hoi An Travel Guide
- Site Oficial do Turismo no Vietnã
- Hoi An Cyclo Tour
- Cham Island Diving
- Cham Island Snorkeling & Tour
- Family Cooking Tour – Hoi An
- Heaven & Earth Bicycle Tour Hoi An
- Hoian Diving Center Hoi An
- Hoi An Cooking-Eco Tour
- Bay Mau Eco Cooking Tour Hoi An
- Hoi An Village Experience
- Yellow City Food Tours Hoi An
- Electric Scooter Tours Hoi An
- Agência de Turismo Ho Chi Minh
- Agência de Turismo Ho Chi Minh 2
- Saigon Skydeck
- Passeio de Barco em Ho Chi Minh
- Sightseeing Tours Vietnã
- Tours Voluntários em Hanoi
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.