Roteiro de bate-volta à Malmö partindo de Copenhague
Malmö, na Suécia, é a terceira maior cidade do país, depois de Estocolmo e Gotemburgo. O centro é movimentado, mas a cidade é bem pacata. Neste post vamos lhe apresentar um roteiro de bate-volta à Malmö partindo de Copenhague, a capital da Dinamarca.
Quando pensamos nesta cidade sueca algumas perguntas são feitas de maneira recorrente, e vamos tentar responder todas elas por aqui. Dentre algumas podemos destacar: como ir de Copenhague à Malmö, onde fica Malmö, o que fazer em Malmö (basicamente em 1 dia somente) e quando visitar a cidade.
Onde fica Malmö
Malmö está localizada no extremo sul da Suécia, do outro lado do estreito de Öresund, em Copenhague, na Dinamarca. Um turbilhão de diversidade, uma mistura de velhos e novos, Malmö é uma das cidades mais ecléticas da Escandinávia. Arranha-céus em espiral pairam sobre movimentadas praças centenárias e fachadas de tijolos despretensiosas abrigam um tesouro de criações artísticas modernas.
Malmö fica aproximadamente 40 minutos de trem ou 1 hora de ônibus de Copenhague, capital da Dinamarca. Fundada no final de 1200, Malmö pertencia originalmente à Dinamarca, tornando-se sueca em 1658. Hoje, a cidade abriga mais de 316.000 pessoas, um verdadeiro caldeirão de culturas, com moradores vindos de mais de 170 países.
Como ir de Copenhague à Malmö
Existem três opções:
- Carro: o visitante pode alugar um carro e nós sugerimos nossos parceiros (veja mais aqui)
- Ônibus: a empresa que faz esse trajeto é a Grahundbus e a parada deste ônibus é em frente ao The Royal Danish Teathre (veja mais informações abaixo)
- Trem: o trem que vai até Malmö sai da København H (estação central de Copenhagen) a cada 20 minutos. A chegada é na estação de Malmö Central (Lokgatan). Veja mais informações aqui.
Quando ir à Malmö
Pertencente à província de Skåne, que cobre a ponta mais meridional da Suécia, o clima em Malmö é um pouco mais ameno do que no resto do país. Localizada à beira do mar, é uma cidade com bastante vento. Mas, em geral, você encontrará verões quentes e agradáveis e invernos relativamente temperados.
Porém, como a maioria das cidades européias, o ideal é visitar na época do verão (entre junho e setembro). Principalmente os países nórdicos que possuem temperaturas muitos frias no inverno (dezembro à março), o aconselhável é visitar em tempos mais quentes para aproveitar parques e a vida ao ar livre.
O que fazer em Malmö
Abaixo você vai encontrar um roteiro completinho de 1 dia para visitar a pequena cidade sueca. Como o centro histórico é compacto, ele é facilmente percorrido à pé. Por este motivo, apenas um dia é mais que suficiente para conhecer Malmö.
Depois de responder algumas perguntas e clarear um pouco a ideia sobre esta cidade sueca, vamos ao nosso roteiro de um dia em Malmö partindo de Copenhague.
No dia anterior, (confira o post de 3 dias em Copenhague) visitamos o Centro de Informações Turísticas de Copenhague para pedir ajuda e informacões sobre a melhor forma de irmos até o país vizinho (Suécia), mais precisamente à cidade de Malmö. Obtivemos a dica de um ônibus que sai da praça Kongens Nytorv em dois horários: 7h45 e 10h.
Questionamos também sobre a forma mais barata e esta foi a indicada! Decidimos, portanto, “aceitar” a sugestão.
Nossa ideia inicial era sair bem cedinho e pegar o ônibus nesta praça no primeiro horário, mas, devido a alguns problemas no hostel que estávamos hospedados, tivemos que pegar o das 10h e aproveitar um pouco menos do país vizinho.
A empresa que faz esse trajeto é a Grahundbus e a parada deste ônibus é em frente ao The Royal Danish Teathre (veja, na imagem abaixo, que esta linha passa, também, em outros pontos da cidade de Copenhague, você pode embarcar nesses outros locais – exemplo: Nørreport, Hovedbanen, etc.) . Procure pela placa com o número 999 (o número do ônibus).
A viagem de ônibus dura aproximadamente 1h e o valor é de 100 DKK (ida e volta). O desembarque é na Praça Gustav Adolfs Torg, em Malmö.
Você também pode ir de trem para Malmö, siga as indicações abaixo:
Dependendo da estação que estiver hospedado (eu estava próximo à Kongens Nytorv), pegue esta linha de metrô e vá até Nørreport, Kobenhavn H, ou qualquer outra estação da linha DBS Oresund Regionaltog (um sistema de trens que percorre Helsingor até Malmö, e passa pelo aeroporto de Copenhague). Veja mais sobre a rede de trens no link.
Compre os tickets nos guichês de atendimento, nas máquinas, ou, se preferir, antecipadamente, pelo site da empresa através do site da empresa Öresundståg.
De trem a viagem dura de 50 minutos a 1h15min e custa em média, pois depende da classe que comprar, 250 DKK (ida e volta).
Saindo da Dinamarca, o trem ainda “está em terra”, passando pela Ponte de Øresund, mas lá pela metade do trajeto, simplesmente “tudo fica escuro”, isso porque o trecho mais próximo da Suécia é feito por “baixo do mar”.
O desembarque é na Estação Central de Malmö.
Seguimos de ônibus até a Suécia, ou melhor, até Malmö. Nossa viagem foi um pouco confusa, devido à fiscalização de fronteira.
DICA MUITO IMPORTANTE: leve seu passaporte, pois na fronteira entre os dois países a fiscalização pedirá para conferir!
No momento que paramos para a fiscalização um homem estava sem o seu passaporte e ele teve que descer do ônibus. Isso atrasou nossa viagem ainda mais, em torno de 40 minutos à 1 hora.
Ofertas de Viagem
Separamos as melhores ofertas de viagens dos nossos parceiros para você economizar.
Hora de planejar passo a passo a sua viagem exatamente como você deseja!
Agora é hora de decidir onde hospedar-se. Confira os melhores buscadores e faça sua escolha.
Chegamos à Malmö já na hora do almoço e partimos logo para as andanças, já que teríamos pouquíssimo tempo para explorar o local.
O ônibus de retorno sai as 16h15 da mesma praça, e com todo esse atraso só teríamos mais ou menos 3h30 para conhecer “tudo”.
A cidade é pequenina, mas mesmo assim foi um pouco corrido.
Fomos direto ao Centro de Informações ao Turista (o centro fica ao lado da Estação Central de Malmö – achar não foi tarefa difícil, a cidade é bem pequena), claro, meu lugar favorito em viagens!
Coletei mapas, pedi dicas de um roteiro compacto e seguimos.
Malmö Turistbyra – Centro de Informações ao Turista
Tel.: +46 040-34 12 00
A primeira parada reservamos para a principal atração da cidade: o Turning Torso.
Turning Torso é um arranha-céu localizado na cidade de Malmö, na Suécia, no lado sueco do estreito de Öresund. Foi desenhado pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava com base em uma de suas esculturas, chamada “Twisting Torso”.
A torre tem uma altura de 190 m e 54 andares. Após sua conclusão ganhou o título de “edifício mais alto da Escandinávia”, sendo o segundo maior edifício residencial da Europa, atrás apenas do Triumph-Palace em Moscou com 264 m de altura. (Fonte Wikipédia).
Com mapa em mãos, caminhamos da região da estação central até a área do Turning Torso.
Aproveitamos a orla (Sundspromenaden) deste local e tiramos muitas fotos. Deste ponto é possível ver Copenhague e a Ponte de Øresund.
De lá seguimos andando, conhecendo os detalhes da cidade e chegamos a outro ponto importante: a Malmöhus Malmö Museer (Museu de Malmö).
O Museu de Malmö reúne vários museus em um belo cenários: o castelo renascentista mais antigo existente na Suécia. Além de conhecer a história do castelo, você verá exposições de fotografias e arte nórdica contemporânea, um aquário com peixes tropicais e poderá até entrar num submarino.
Não é difícil locomover-se entre os museus, já que os salões de exposições são agrupados perto uns dos outros, no interior do castelo e ao longo da Rua Malmohusvagen.
No Museu de Arte de Malmö, você poderá ver de obras de arte nórdicas do século XVI aos dias de hoje.
O Museu de História Natural volta-se para o reino animal, com uma girafa em tamanho real e mostras de 12 mil espécies de pássaros.
No lado de fora, perto da entrada do castelo, fica a Kommendanthuset, ou casa do Comandante.
O Museu de Malmö fica a pouca distância, a pé, de muitas atrações do centro da cidade, como o Kungsparken e a Stortorget. (Fonte: Expedia)
Saímos do Castelo de Malmö e seguimos passando por: Stadsbiblioteket, Malmö Live, Lila Torg e novamente (pois já havíamos passado na ida para o Turning Torso), pela Stortorget. Esta é a praça mais antiga de Malmö, e é o coração da cidade. Por lá você pode visitar alguns dos edifícios mais importantes da cidade (dentre eles o prédio da Prefeitura), participar de eventos culturais e comer ao ar livre em muitos cafés e restaurantes.
Nesse momento houve uma parada técnica para almoçar, resgatar as energias e descansar um pouco os pés.
Depois de refeitos continuamos pelas ruas de Malmö. Para ser mais precisa, seguimos pela Södergatan até à Praça Gustav Adolfs Torg e depois “nos perdemos” pelas ruas de compras e centrinho.
Passamos pela Ponte Davidshalls, uma ponte com estátuas dos sapatos de atores suecos famosos.
Depois de andar pelo centro e admirar mais um pouco a arquitetura local seguimos para a Praça Gustav Adolfs Torg novamente, pois já era hora de retornar à Copenhague.
Algumas informações relevantes de Malmö: link.
Além dos pontos que mencionei que passamos, existem outros locais indicados no mapa oficial de turismo que não tivemos tempos para ver, são eles:
Você Também Pode Gostar de Ver
Links Importantes
Museu de Arte Moderna de Malmö
Site Oficial do Turismo de Skane (região onde encontra-se Malmö)
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos dicas e o passo a passo para você planejar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais querer parar.
Não deixe de viajar porque está sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro, e você se preocupa somente em fazer as malas, viajar e relaxar.