
Viagem a Sunshine Coast e Brisbane, Australia: Roteiro de 3 dias:
Um final de semana prolongado em Sunshine Coast e Brisbane: São 100 quilômetros de costa, praias deslumbrantes, vilas elegantes e cidades costeiras movimentadas.
O clima e as atrações disponíveis em Sunshine Coast, região que está situada a pouco mais de uma hora de Brisbane, são perfeitas para um final de semana cheio de ação ou para uma bela escapada tranquila em qualquer época do ano.
Sunshine é composta por 4 sub-regiões, cada uma com um destaque e atrações mais que exclusivas. Praias espetaculares e muitas vezes “virgens” estendem-se por quilômetros. Sejam elas para nadar ou pontos maravilhosos para a prática de surf.

Em Noosa Head, um dos mais importantes pontos desta região, a Hastings Street apresenta aos visitantes muitas opções de restaurantes e lojas sofisticadas, todas a poucos passos da praia.
Em Noosa, o viajante mais aventureiro pode aproveitar a caminhada costeira no Noosa National Park. Este é sem dúvida um programa imperdível e com cenários sem igual nesta região. Dica do SOUL Viajero: NÃO DEIXE DE FAZER!
Ainda na região de Sunshine outros locais (praias) são destaque: Sunshine Beach, Sunrise Beach, Marcus Beach, Peregian Beach e Coolum Beach.
De Mooloolaba até Marcoola fica o coração de Sunshine Coast. Mooloolaba é uma das praias mais acessada nesta região. Uma trilha pela orla leva o turista de Mooloolaba até Maroochydore passando por Alexandra Headland.
Como chegar em Sunshine Coast:
As empresas aéreas Jetstar, Virgin Australia e Qantas atendem Sunshine Coast partindo de Sydney, Melbourne e Adelaide. O viajante também pode voar de Auckland com a Air New Zealand. Caso decida acessar de carro, demora cerca de uma hora e meia para dirigir de Sunshine Coast até Brisbane. O turista também pode pegar o trem de Brisbane para várias estações na área de Sunshine Coast.
Saindo da região de Sunshine, o visitante ainda encontra muitas atrações na capital do estado de Queensland: Brisbane.
Brisbane é a capital do “Sunshine State” (o Estado do Sol) e é abençoada com clima subtropical durante todo o ano. Com comida e vinho premiados, um calendário repleto de eventos, atividades de aventura, refúgios cênicos nos fins de semana e muito para explorar, esta é uma cidade onde há sempre algo para fazer.
Os vôos internacionais chegam no aeroporto de Brisbane a partir de muitos centros pelo mundo. Do aeroporto, é fácil chegar em 20 minutos de táxi ou trem até o centro da cidade. Na city, como é conhecido o coração da cidade, existe um serviço de ônibus gratuito que circula a cada 10 minutos, e um serviço de balsa CityHooper gratuito que viaja ao longo do rio de North Quay para New Farm.
Dicas úteis sobre Brisbane:
Decida quando visitar e o que levar para Bisbane consultando o clima local, confira o link.
Encontre todas as opções de transporte da cidade, confira o link.
Visite um Centro de Informações do Visitante para obter informações mais detalhadas sobre a cidade/região.
Depois de uma breve explicação sobre alguns dos atrativos desta região ensolarada da Austrália, vamos ao nosso roteiro de 3 dias.
#1 dia: Rainbow Beach e Noosa Heads
A nossa trip de final de semana foi recheada de praias e muita natureza. E a primeira etapa foi iniciada com a chegada no dia anterior ao aeroporto de Brisbane e a ida de carro até a região de Sunshine Coast (cerca de 1 hora de estrada).
Chegamos numa quinta à noite e seguimos direto para Coolum Beach, onde estava localizado nosso hotel. Nos acomodamos e resgatamos nossas forças para o dia seguinte.
No primeiro dia de atividades, seguimos para o ponto de interesse de inicial do dia, Rainbow Beach.
Seguimos estrada a dentro em direção norte, subindo o mapa de Queensland. Levamos aproximadamente 2 horas até a parte da praia que escolhemos para passar um tempo.
Paramos num ponto bem central e de entrada de veículos (a praia de Rainbow Beach possui uma faixa de areia bem extensa e que num determinado período do dia, quando a maré está mais baixa, os carros com tração 4X4 acessam e fazem um passeio a beira mar).
Neste local, paramos o carro e seguimos alguns passos até chegar a faixa de areia. Ficamos por ali 1 hora e meia mais ou menos. Curtimos a praia praticamente sozinhos, pouquíssimas pessoas por perto e por muitos momentos só nossa.
Depois de satisfeitos com o mergulho e a praia, seguimos de carro até a pontinha de Rainbow Beach, onde existem muitos campings e de onde partem os ferries para a Fraser Island. Um local muito agradável e com águas calmas, ideal também para mergulho e para passar um tempo.
Depois dessa visita rápida, voltamos ao centrinho de Rainbow Beach (local onde passamos na ida para a praia), paramos nosso carro e andamos um pouco para conhecer o local.
Já satisfeitos em conhecer o local, voltamos para o carro e seguimos estrada a dentro novamente, agora em direção ao sul e para Noosa Heads.
Mais 1 hora e 45 minutos de carro, aproximadamente, e estávamos num dos locais mais interessantes do estado de Queensland.
Chegamos, paramos nosso carro num estacionamento gratuito (Lions Park Car Park – 4 horas gratuitas), que fica um pouco mais afastado da praia (nada muito longe, uns 4 minutos a pé), e seguimos para aproveitar a praia e para almoçar.
Sentamos em uma hamburgueria health local, almoçamos e depois partimos para aproveitar o final da tarde na praia. Ficamos em Noosa Main Beach por umas 2 horas vendo o pôr do sol.
Depois do dia intenso, seguimos para nosso retorno ao hotel em Coolum Beach (distância entre Nossa Heads e Coolum Beach é de aproximadamente 15-20 minutos de carro).
Nos refizemos do dia intenso e por volta das 7 da noite saímos para o jantar no centrinho de Coolum. Finalizamos dessa forma nosso primeiro dia.
Review de hotel: Seacove Resort, Coolum Beach
Hotel com infraestrutura razoável (piscina e dependências de estacionamento) e com um preço também razoável para o que oferece. O quarto em si era antigo e com cheiro de mofo, e o que mais nos irritou foi porque tivemos problemas com os cobertores que tinham no quarto (causou-nos alergia). No geral, estava ok, porém com alguns problemas.
AUD $360 (dólares australianos) para um apartamento de 1 quartos (cama de casal), banheiro e varanda.
#2 dia: Noosa National Park e Praias de Sunshine Coast
No segundo dia reservamos nossos esforços para conhecer e percorrer o Noosa National Park, em Noosa Heads. Subimos o mapa novamente e paramos o carro no mesmo local do dia anterior (Lions Park Car Park).
Começamos nossa caminhada em direção a entrada do parque às 9h30 da manhã. Seguimos aproveitando e apreciando o caminho costeiro e conhecendo tudo que podíamos.
Saímos de Noosa Head Main Beach e fomos até Hell’s Gate, nosso ponto final da caminhada. Levamos um pouco mais de 1 hora pois fomos aproveitando o caminho e tirando muitas fotos. Normalmente está é uma caminhada de 40 minutos.
Passamos por muitas praias e pontos de interesse, dentre eles: Granite Bay e a Fairy Pools.
Quando chegamos no Hell’s Gate decidimos retornar, mesmo sabendo que a trilha continuava até a Sunshine Beach (mais 1 hora de caminhada).
Como estacionamos o carro em Noosa Heads, se fossemos até a Sunshine Beach, teríamos que voltar tudo a pé novamente ou pegar um ônibus desta praia até Noosa Heads. E, também, como de Hell’s Gate o visitante pode ter a vista da próxima baia (Alexandria Bay) e de Devil’s Kitchen e na sequência a próxima atração seria Sunshine Beach (e esta pode ser acessada de carro), decidimos ir só até Hell’s Gate.
Mas indicamos, caso você tenha mais tempo, e queira aproveitar todo a trilha continuar nessa caminhada, pois o parque e realmente muito lindo.

Depois de tirar muitas fotos e aproveitar um pouco Hell’s Gate, voltamos a trilha e paramos na Granite Bay para mergulho e para aproveitar um pouco a praia.
Ficamos por lá, mais ou menos, 2 horas, e depois de satisfeitos seguimos caminho de retorno para Noosa Heads.
Era hora do almoço e de hidratar o corpo. Paramos num restaurante local, nos refizemos e continuamos nossos tours do dia. Tínhamos somente um final de semana e aproveitar tudo era nossa intenção.
Seguimos de Noosa Heads até Sunshine Coast. O trajeto de carro foi de aproximadamente 40 minutos até o ponto que escolhemos para começar o tour de praias. Pesquisamos algumas praias famosas e bonitas da região e seguimos rumo à elas.
Nossa rota foi a seguinte: Golden Beach, Kings Beach, Moffat Beach e passamos por todo o litoral até Mooloolaba Beach onde ficamos por 2 horas. Aproveitamos por lá para um sorvete na orla desta praia e para ver o pôr do sol.
Depois de satisfeitos, seguimos caminho de retorno para Coolum Beach. Fomos para nosso hotel, nos refizemos e a noite saímos para o jantar. Fechamos assim o segundo dia na região de Sunshine Coast.












#3 dia: Brisbane
Para o último dia, reservamos esforços para conhecer Brisbane, a capital de Queensland.
Como nosso voo chegou e partiu desta cidade, queríamos também conhecê-la. E foi o que fizemos num domingo de sol intenso e com calor escaldante em Brizzie (como os locais a chamam carinhosamente).
O trajeto de Coolum Beach até Brisbane começou cedo, às 9h da manhã, com uma pequena parada no lookout (mirante) desta cidadezinha para fotos, e continuou até o centro de Brisbane. Aproximadamente 1 hora entre os dois pontos, e às 10h30/11h já estávamos percorrendo de carro o CBD (centro) da cidade.
Como visitamos Brisbane num domingo e o centro estava vazio, decidimos não o percorrer a pé num eventual walking tour. Seguimos, então, alguns quarteirões com o carro, fizemos o reconhecimento local e seguimos para o próximo ponto de interesse: Mount Coot-tha.
Este local abriga um ótimo mirante e o visitante pode ver a cidade toda. Possui, também, uma boa infraestrutura e um café-restaurante no topo.
Por lá ficamos mais ou menos 30/40 minutos e depois de muitos vídeos e fotos, continuamos nossa rota. Fomos, então, em direção à South Bank, o bairro mais badalado da capital de Queensland.
Confira o mapa turístico de Souht Bank aqui.
Paramos o carro no estacionamento do Brisbane Convention & Exhibition Centre ($ 15 dólares australianos) e fomos caminhando até a área de lazer onde estão localizadas as principais atrações desta região.
Andamos bastante pelo local, aproveitamos o espaço para muitas fotos e finalizamos a visita depois de umas 2 horas por lá.
Os principais pontos gratuitos de South Bank são: a roda gigante, o templo nepalês, o letreiro de Brisbane, a praia artificial da cidade e as dependências para lazer do local (área gramada, túnel de flores e espaços para sentar e brincar).
Confira as atrações e o que fazer em Southbank neste link.
Satisfeitos e bem cansados, devido ao sol forte do dia, seguimos de volta para o carro e dirigimos em direção a próxima parada do dia: Kangaroo Point.
Em busca de dicas sobre a cidade, lemos sobre este ponto. Vimos também que o legal é acessá-lo numa caminhada entre Southbank e esta região, fazendo uma rota pelo rio. Porém, como estávamos de carro e o dia muito quente, decidimos fazer uma visita rápida acessando com nosso carro mesmo.
Paramos no local, tiramos algumas fotos e nos demos por satisfeitos. Seguimos então para o almoço. Escolhemos o Outback para esse dia, e fomos de carro até o local, que fica um pouco afastado do centro.
Depois de refeitos e alimentados, seguimos para nossa última parada do dia: Shorncliffe Pier. Estávamos à procura de um local sossegado, com vista para o mar e que pudéssemos ver o pôr do sol. Buscamos informações nos guias locais e achamos esse ponto perto de Brisbane.
O local e muito interessante e por lá ficamos mais ou menos 40 minutos. Para acessar esta cidadezinha, o viajante precisa dirigir em direção norte, Sunshine Coast, e colocar no gps o nome da cidade: Sandgate.
Fechamos dessa forma nossa rota na cidade de Brisbane, e a nossa viagem de final de semana prolongado na região de Sunshine.
Depois deste ponto seguimos em direção ao aeroporto, que fica, aproximadamente, 20 minutos de carro deste local.
Em Brisbane, o resumo dos locais que visitamos são:
- CBD (centro da cidade)
- Mount Coot-tha
- South Bank
- Kangaroo Point
- Sandgate e seu Shorncliffe Pier
As atividades que o turista pode aproveitar na região do CBD (centro da cidade) em Brisbane:
- Estação Central (Central Station)
- Anzac Square
- Post Office Square
- Catedral of St. Stephen
- Eagle Street Pier
- City Botanic Garden
- Parliament fo Queensland (o Parlamento do estado de Queensland)
- Queensland Club
- The Mansions
- Treasury Building (atual casino e antigo prédio do Tesouro)
- Queen Street Mall
- Brisbane Arcade
- King George Square
- City Hall
- Clock Tower
- Museum of Brisbane
- Kurilpa Bridge
As atividades que o turista pode aproveitar na região de South Bank, em Brisbane:
- GOMA (Gallery of Modern Art)
- State Library
- Queensland Cultural Centre
- Queensland Art Gallery
- Queensland Museum & Science Centre
- Queensland Performing Arts Centre
- South Bank Parklands com as atrações: Letreiro de Brisbane, Wheel of Brisbane, Peace Pagoda, a Praia Artificial e a incrível vista para o centro de Brisbane













Links Importantes
O que fazer em Rainbow Beach – Site do Turismo de Sunshine
O que fazer em Rainbow Beach – Site Oficial do Turismo de Queensland
Scenic Helicopter Tours – Brisbane
City Botanic Gardens – Brisbane
Sir Thomas Brisbane Planetarium
Site Oficial do Turismo de Brisbane
Site Oficial do Turismo de Sunshine Coast
Site Oficial do Turismo de Queensland
Site Oficial dos Parques Nacionais de Queensland
Hot Air Balloon Brisbane Flights
Brisbane Hot Air Balloon Flights
Day Tours – Brisbane Australia
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar porque esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.