Roteiros na Tailândia
Reunimos as melhores dicas e roteiros de 4 blogueiras de viagem
A ideia principal neste post é mostrar para nosso leitor roteiros e dicas de 4 blogueiras, e também apresentar ideias para sua próxima aventura na Tailândia.
Nos textos você poderá encontrar muitos locais comuns entres os roteiros, mas também alguns lugares bem peculiares que somente uma de nós visitou e teve o prazer de conhecer.
O interessante deste panorama é revelar que existem pontos turísticos que são muito acessados/procurados, pois são comuns a todos, e possivelmente servirão de base para a construção do seu roteiro. Porém existem outros bem particulares que servirão de dica para a construção da sua aventura, dando um ar diferenciado à sua visita neste país único.
Depois de uma breve explicação sobre a ideia deste nosso post, vamos à alguns aspectos importantes que precisam ser destacados desta região.
Oficialmente conhecido como Reino da Tailândia, a Tailândia possui uma área de aproximadamente 513 mil quilômetros quadrados. Localizada no coração do Sudeste Asiático, este país divide fronteiras: a norte com Myanmar e Laos, a leste com Laos e Camboja, ao sul com o Golfo da Tailândia e Malásia, e a oeste com o Mar de Andaman e com a extremidade sul de Myanmar.
A Tailândia é um local único no mundo! Amigável e divertida, culta e histórica, o país irradia um tom dourado, desde os templos cintilantes e praias tropicais até o sempre reconfortante sorriso tailandês. Um destino onde emoções históricas e rica cultura enriquecem o espírito e a alma. Para conhecer melhor a Tailândia, caminhe nas montanhas do Norte, observe os templos históricos da Região Central, explore as vilas do Nordeste, ou desfrute de uma ilha tropical do Sul. A Tailândia tem tudo e para todos os gostos!
Clima
A Tailândia desfruta de climas tropicais com 3 épocas específicas:
- Quente e úmido: de março a maio com temperatura média de 34ºC
- Muito úmido: de junho a outubro com temperaturas que oscilam entre 24ºC e 34ºC
- Tropical: de novembro a fevereiro (estação temperada) é a melhor época para visitar este país, com temperatura média de 25ºC
IMPORTANTE!
Calor não significa ausência de chuva! O clima da Tailândia é regido pelo sistema de monções, e dependendo da época, pode chover bastante. O segredo é escolher o lugar certo para fugir das chuvas.
Confira o guia do site Melhores Destinos sobre qual a melhor época para visitar a Tailândia.
Dicas Úteis
Bangkok é a capital e cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, cultural e histórico do país. O principal aeroporto é o Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi que é capaz de receber mais de 45 milhões de passageiros por ano. Os Aeroportos domésticos também desempenham um importante papel.
Para viajar pela Tailândia, os ônibus são também utilizados para chegar de um destino a outro, uma vez que percorrem por todas as cidades.
Existem sete linhas ferroviárias de Norte a Sul, Nordeste, Leste e Oeste com várias opções para os passageiros. Existe um serviço ferroviário regular que liga Bangkok à Singapura via Kuala Lumpu e Butterworth na Malásia conectando-se depois às maiores cidades da Tailândia. Para viagens de luxo, existe um trem direto, o serviço do Expresso Oriental e Ocidental. Para maiores informações visite o site.
A Tailândia dispõe de hotéis e resorts luxuosos. Também possui uma grande variedade de hotéis que variam de acordo com seu bolso. As hospedagens na Tailândia variam de estadias mais simples em casas rurais até resorts cinco estrelas.
Moeda e Vistos
A moeda na Tailândia é o Baht. As moedas consistem em 25 Satang, 50 Satang, 1 Baht, 2 Baht, 5 Baht e 10 Baht. As notas são de 20, 50, 100, 500 e 1000 Thai Baht.
Os brasileiros que desejam visitar a Tailândia precisam apenas de um passaporte com validade de no mínimo 6 meses e o certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Não há necessidade de visto para viajar à Tailândia se a permanência não exceder mais de 90 dias. Para maiores informações contate a Embaixada da Tailândia ou o Consulado da Tailândia (fonte).
Para facilitar sua vida e para ajudar na escolha do que fazer nesse paraíso asiático, reunimos 5 ótimos roteiros e dicas especiais que servirão de guia para sua viagem. Confira todos, escolha o seu preferido ou reúna as melhores dicas e e faça um personalizado para você aproveitar a Tailândia.
#1 ROTEIRO SOUL Viajero – O melhor do sul da Tailândia e a capital Bangkok
Numa viagem à Ásia de 32 dias em 2014, o SOUL Viajero visitou a Tailândia durante 11 dias e percorreu os seguintes locais: Phuket, Phi Phi Island e Bangkok.
O cronograma desta viagem pelo país foi o seguinte:
Phuket – 2 dias (sendo somente um 1 de passeios e aproveitando as praias da região e o segundo já para o translado até o porto de onde partem os ferries para as ilhas Phi Phi)
Phi Phi Islands – 6 dias (sendo 5 dias de passeios e o último para o translado entre Phi Phi e Phuket de ferry e a ida de avião para Bangkok)
Bangkok – 3 dias (sendo 2 dias de passeios pela cidade e o terceiro dia para o translado entre hotel até o aeroporto e nossa ida para Bali)
Essa foi nossa primeira experiência na Ásia, e para uma primeira visita até que ficamos bem satisfeitos com nossa divisão de dias e atividades. Porém, certamente numa revisão mais detalhada ou num eventual retorno ao país, incluiríamos alguns outros destinos que acreditamos ser igualmente interessantes, tais como: Krabi, Kho Lipe, Koh Tao, Koh Samui e Chang Mai.
Em Phuket acreditamos que talvez mais 1 ou 2 dias seria legal para conhecer melhor a cidade, apesar de não ter muitas atrações diferenciadas por lá. Porém, dois dias acreditamos que seria o suficiente.
Em Phi Phi os dias foram mais que bem aproveitados e a quantidade foi satisfatória.
Em Bangkok também curtimos o melhor da cidade em 2 dias cheios e foi ótimo o tempo que ficamos.
Com base nestas cidades/regiões mencionadas e que percorremos, as atrações que consideramos imperdíveis são:
Phuket
Phuket é a maior ilha da Tailândia! Com 540 km² de extensão, este pedaço de terra é quase do mesmo tamanho de Singapura. Os locais imperdíveis e que visitamos nesta ilha são: praia de Karon e praia de Kata.
Karon é a terceira maior praia de Phuket. Com excelentes pontos de snorkel e mergulho, a praia também conta com uma boa variedade de resorts.
Kata é uma boa opção os viajantes que estão em família. Por lá o turista encontra uma boa estrutura de restaurantes e acomodações próximas à praia. Entre maio a outubro os surfistas lotam a praia em busca da onda perfeita.
Como chegar: Para acessar esta ilha a melhor opção é avião. O aeroporto de Phuket possui voos diretos saindo da Europa, Oriente Médio e outros destinos na Ásia, sem ter que passar pela agitada capital Bangkok. Partindo de Bangkok ainda existe a opção de usar o sistema rodoviário (porém é muito tempo para percorrer – passa das 10 horas de estrada). Os ônibus de Phuket, com ar-condicionado e sem ar-condicionado, saem do Terminal Rodoviário de Bangkok (Southern Line) todos os dias. Para mais informações acesse o site.
Phi Phi Islands
Phi Phi (pronuncia-se Pi Pi) é um dos destinos mais famosos e disputados na Tailândia. Possui águas em um tom de azul-turquesa, uma vida marinha em abundância, areias brancas, e muito verde ao redor. A paradisíaca e famosa ilha do sul da Tailândia serviu de cenário para o filme “A Praia”, com o ator Leonardo DiCaprio.
Phi Phi Islands é composto por seis ilhas. Para conhecê-las, os visistantes devem partir de barco de Phi Phi Don – a maior das ilhas e a única habitada deste arquipélago – de Phuket ou Krabi.
Os locais/passeios/atividades imperdíveis são: Maya Bay, Pi-Leh Lagoon, Monkey Beach e Bamboo Island (e todas as ilhas do Passeio de Ilhas de Full Day), o Reagge Bar, fazer uma bela Massagem Thai com vista para o mar e o mirante Phi Phi Point View.
O Passeio de Ilhas de Full Day é o mais famoso e imperdível em Phi Phi. Procure informações pelas várias agências espalhadas pela ilha e pechinche! Existem muitas empresas que operam esse serviço.
O Reagge Bar não é apenas um bar, por lá o visitante encontra um ringue para ver lutas de Muay Thai. Este é um lugar para curtir a noite e tomar umas cervejas locais. As lutas começam com profissionais e depois partem para pessoas aleatórias (platéia) que resolvem subir no ringue e desafiam alguém a lutar também. Quem vence ganha um balde de bebida grátis!
A massagem Tailandesa é conhecida mundialmente e pode ser encontrada em diversos pontos da ilha e em todas as cidades/regiões da Tailândia. Não deixe de fazer!
O Phi Phi Point View é o melhor lugar para uma vista panorâmica da ilha e para aproveitar o pôr do sol. Existem três trilhas possíveis, todas sinalizadas e com o mesmo nível de dificuldade. Nada impossível, mas são uns 30 minutos que exigem fôlego pelo caminho íngreme e escadinhas.
Como chegar: Para acessar estas ilhas a única opção são os ferries.
Saindo de Phuket: Ferries e speed boats partem diariamente da cidade de Phuket (Porto Rassada) com destino a Phi Phi Don (Porto Tonsai). A viagem tem duração de duas horas, aproximadamente, e a passagem pode ser comprada por meio de uma agência de turismo em Phuket – com transporte da porta do hotel até o porto.
Saindo de Krabi: Saídas de Krabi (píer Klong Jilad) acontecem regurlamente. A viagem dura uma hora e meia, aproximadamente, e a passagem pode ser comprada por meio de agências de turismo ou no próprio porto.
Saindo de Ko Lanta: Existem também saídas desta ilha, porém com menos horários. A viagem dura 1h10min, aproximadamente, e a passagem pode ser comprada por meio de agências de turismo.
Bangkok
Bangkok é o lar de, aproximadamente, dez milhões de pessoas e é o centro comercial, cultural e espiritual do país. Por lá a tradição e a modernidade caminham lado a lado. A cidade possui em torno de 400 templos Budistas, magníficos palácios, locais para ver as danças clássicas e inúmeros centros comerciais. Bangkok é considerada uma cidade barata para se fazer turismo, onde o transporte público, as entradas em pontos turísticos e as opções de restaurantes possuem preços muito acessíveis a qualquer bolso.
Os locais/passeios imperdíveis são: o Grande Palácio, Kao San Road, Wat Pho (Buda Deitado) e o Floating Market.
O Grande Palácio é uma das atrações principais de Bangkok. O Grande Palácio Real tem relação não só com a família real, mas com a história do país. Para entrar no Grande Palácio Real você precisa estar vestido adequadamente, o que significa não estar com as pernas ou ombros descobertos.
A Kao San Road é o point de todos os turistas para as noites e muitas hospedagens estão no entorno desta rua movimentada. Sabe aquela imagem criada de Bangkok como uma cidade muito louca, onde tudo é possível e tudo pode acontecer? Kao San Road resume bem isso. O turista encontra por lá: restaurantes, lojinhas, bares, boates, várias barraquinhas com muita bugigangas, casas de massagens e até locais de shows eróticos e prostituição.
O Templo Wat Pho é um dos templos mais importantes da Tailândia. Ele é popularmente conhecido como “Templo do Buda Deitado” e fica perto do Grand Palace. A atração principal é a estátua do buda deitado de 46 metros de comprimento por 15 metros de altura, toda coberta com folhas de ouro.
O Floating Market (Mercado Flutuante de Damnoen Saduak) é uma atração mais afastada da cidade (aproximadamente 100Km Bangkok) e é o mais antigo e tradicional da Tailândia. O passeio é comprado com agências de turismo (procure indicações na recepção do seu hotel ou hostel) e pode ser conjugado outras atrações. Mesmo sendo uma experiência polêmica (muitos não gostam), o Mercado Flutuante ainda é um passeio muito interessante.
Como chegar: Avião é a maneira mais prática e rápida de chegar à Bangkok. Não há voos diretos das principais capitais brasileiras. Uma opção para quem está em outras partes do país – Chiang Mai, ao norte – e precisa chegar em Bangkok é através do sistema ferroviário. Ônibus é mais uma opção para quem deseja gastar menos e também está com tempo disponível (e já está em solo tailandês).
Bangkok serve como um importante HUB internacional de viagens aéreas, com o Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi (BKK) hospedando mais de 40 milhões de visitantes e passageiros em trânsito a cada ano. Dezenas de companhias aéreas nacionais e internacionais levam passageiros para Bangkok a partir das principais cidades da Ásia, Europa, América do Norte e Austrália.
Confira as redes sociais do SOUL Viajero:
#2 ROTEIRO Vamos Fugir Blog – Explorando o sul, a pérola do norte (Chang Mai) e a capital
Estivemos na Tailândia em 2016 durante um mochilão que incluía também Camboja e Vietnã. No total foram 30 dias de viagem, sendo 17 só na Tailândia. De forma bem resumida, nosso roteiro ficou assim:
Bangkok – 6 dias (3 na ida e 3 na volta) Chiang Mai – 3 dias
Krabi – 4 dias (ficamos hospedados em Railay beach) Koh Phi Phi – 4 dias
Mas como em toda viagem a gente acaba aprendendo com os erros, se um dia tivermos a oportunidade de voltar, faríamos a distribuição dos dias de forma um pouco diferente e deixaríamos mais tempo para as praias e menos para Bangkok.
Não que a capital não seja interessante, mas para o nosso estilo de viajante, ilhas paradisíacas (como Koh Tao, Koh Lipe ou Koh Samui, por exemplo) são mais atraentes e fariam mais sentido que uma cidade grande, mas é tudo uma questão de perfil mesmo.
Mas tendo como base estas cidades que listamos acima, as atrações que consideramos imperdíveis em cada local são:
Bangkok
Não deixe de conhecer a Kao San Road e a Rambuttri Road, que são cheias de bares, restaurantes e feirinhas interessantes. O Grand Palace, o Templo Wat Pho que é onde fica o Buda reclinado, o Mercado flutuante e um bate e volta para conhecer os Templos de Ayutthaya.
Como chegar: Bangkok não é só a capital da Tailândia, mas também o hub de todo o Sudeste Asiático, o que significa que seu avião muito provavelmente vai passar por ali em algum momento da viagem.
Chiang Mai
O Templo Wat Phrathat Doi Suthep é o mais famoso (e lindo!) da cidade. Aproveite também para visitar um santuário de elefantes (mas pesquise bem e tenha certeza de que o local faz um trabalho real de conservação e não de exploração dos animais). Reserve um tempinho para passear pela Old City e descobrir cantinhos interessantes e, se der sorte que pegar um final de semana na cidade, dê uma passada no Saturday ou Sunday Market.
Como chegar: é possível ir de trem até Chiang Mai saindo de Ayutthaya ou mesmo avião diretamente de Bangkok.
Krabi – Railay Beach
Tire o dia para relaxar nas águas transparentes de Phra Nang Beach ou Ton Sai Beach e volte a tempo de ver o pôr do sol em West side! Outras atrações imperdíveis por lá são os passeios para 4 Ilhas, Hong Island e o passeio noturno com planktons.
Se tiver mais tempo e quiser mais aventura, não deixe de fazer a trilha para o Point View e a Lagoon, que são lindos!
Como chegar: O jeito mais rápido é seguir de avião até Krabi e de lá pegar um barco, mas também existem barcos saindo de outras ilhas que levam até lá.
Koh Phi Phi
Não deixe de dar um passeio a pé pela ilha e conhecer as praias de Ton Sai e Loh Dalum Bay, onde você pode alugar um caiaque e ir para Monkey Beach. Para o pôr do sol, caminhe até o incrível View Point, de onde é possível ver várias praias de ilha. À noite, a dica é pegar uma baladinha ou assistir aos shows pirotécnicos que rolam em Long Beach.
Quanto aos passeios de barco, os imperdíveis são Maya Bay, Bamboo e Mosquito Island.
Como chegar: A ilha não tem aeroporto, por isso as opções são pegar um Ferry boat em uma das ilhas vizinhas ou voar até Pukhet ou Krabi e pegar um barco até Koh Phi Phi.
Consulte mais informações sobre a Tailândia no blog Vamos Fugir clicando aqui.
Confira o site e as redes sociais do Blog Vamos Fugir:
#3 ROTEIRO Roda Mundo – Ilhas e Full Moon Party, as clássicas Krabi e Phuket e a capital
Estivemos na Tailândia no Réveillon entre 2016/2017. Passamos dez dias no país, o suficiente para nos apaixonarmos e sonharmos com a volta.
Organizamos o roteiro da seguinte forma:
Bangkok -2 dias
Krabi – 2 dias
Koh Phi Phi – 3 dias
Koh Phagan – 2 dias
Phuket – 2 dias
Depois de uma breve ilustração dos locais e tempo por onde passamos, abaixo descrevemos os locais imperdíveis em cada cidade/ilha.
Bangkok
Lugares para visitar: Palácio Real de Bangkok (Grand Palace onde está o Wat Phra Kaew, templo do buda esmeralda), Wat Pho (Templo do buda reclinado) e Wat Arun (Templo do amanhecer, Temple of dawn), também incluiríamos um dia inteiro em Ayutthaya (90 km a norte de Bangkok).
Krabi
Lugares para visitar: Railay Beach e Seven Island Tour. Curtimos muito conhecer Krabi e a famosa Railay, só gostaríamos de ter passado mais tempo. Acreditamos que 3 dias teriam sido ideais.
Koh Phi Phi
Lugares para visitar: Bamboo Island, Pileh Bay, Monkey Beach, Mirante da Ilha (Phi Phi View Point) e Long Beach (praia gostosa para curtir o dia).
Maya Bay também é maravilhosa, porém no momento encontra-se interditada.
Na nossa opinião Phi Phi é o must see da Tailândia, praias lindas, muitos restaurantes e lojinhas bacanas, vida noturna, um pacote completo!
Koh Phagan
Lugares para visitar: Koh Tao. O forte dessa cidade são as festas, local onde ocorre a famosa Full Mooj Party, que atraia milhares de turistas anualmente.
Particularmente não curtimos muito a vibe da festa (muitas drogas e desorganização). Caso você seja uma pessoa tranquila, que não curte tanto esses destinos de festas, acreditamos que talvez valha a pena retirar Koh Phagan do seu roteiro, visto que ela fica do outro lado de Phi Phi (são aproximadamente seis horas na van de um lado a outro).
Phuket
Lugares para visitar: James Bond Island, Hong Island e Similan Island. Phuket não nos surpreendeu muito. Acredito que deveríamos ter consultado alguns roteiros e dicas antes de ir e ter deixado Phi Phi por último. Depois de uma visita à Phi Phi o coração fica comprometido! No nosso ponto de vista, trocaríamos Phuket por Koh Lipe ou Chiang Mai (ambas não conhecemos).
Como ir para locais/cidades/ilhas: Phuket (avião, Phi Phi (ferry) e Bangkok (avião).
Confira o site e as redes sociais do Blog Roda Mundo:
#4 ROTEIRO – Explorando o melhor das praias
Conhecemos a Tailândia em 2015 e ficamos, aproximadamente, de 15 dias neste país. O nosso roteiro foi basicamente aproveitar as praias e as belezas naturais! Conhecemos também a capital e exploramos a cultura local nesse período.
Abaixo exemplificamos de maneira resumida um pouquinho do que conhecemos:
Bangkok – 3 dias
Krabi – 1 dia
Kho Phi Phi – 3 dias
Kho Samui – 4 dias
Depois de uma breve ilustração dos locais e tempo por onde passamos, abaixo descrevemos os locais imperdíveis em cada cidade/ilha.
Bangkok
Dedicamos 3 dias por lá, durante esse tempo conhecemos os diversos templos que a cidade possui, tais como o Wat Phra Kaew, Grand Palace e Wat Pho.
Andamos e conhecemos vários restaurantes na famosa rua Khao San Road e aproveitei para fazer uma tatuagem de bamboo com um monge.
Krabi
Depos da capital seguimos rumo as praias e a primeira foi Krabi. A nossa intenção por lá era somente ir até Railay Beach e foi isso que fizemos. Aproveitamos um passeio de bate volta de 1 dia para conhecermos essa praia linda e assim no outro dia já partimos para Koh Phi Phi.
Koh Phi Phi
Este é um dos paraísos da Tailândia, lugar lindo, de água clarinhas e calminhas e uma vibe indescritível!
Passamos 3 dias por lá e nosso principal objetivo era fazer o passeio que dormia no barco – “Sleeping Aboard” em Maya Bay, que sem dúvidas foi umas das experiências mais bacanas que já tivemos.
Foi muito bom ter aquela praia linda toda para o nosso grupo. Nós dormimos em sacos de dormir na areia da praia, e acordamos com o nascer do sol. Foi demais!
Em Koh Phi Phi também fizemos um passeio de um dia que ia para as praias de Monkey Beach, Bamboo Island e Mosquito Island.
A nossa sugestão é que deixem Koh Phi Phi para o final da viagem pois depois de conhecer este pedacinho de Tailândia, as outras praias se tornarão menos atraentes.
Koh Samui
Depois de Phi Phi seguimos para a praia de Koh Samui e ficamos 4 dias.
Nesta ilha aproveitamos para descansa. Mesmo porque, na verdade não achamos as praias tão paradisíacas como em Kho Phi Phi. Resolvemos, então, somente curtir o momento e aproveitar a proximidade com a ilha que tem a festa da Full Moon. Esta foi a festa onde assamos a virada do ano e foi muito interessante e divertida!
No nosso último dia, fechamos um passeio de 1 dias para conhecer um parque nacional dessa região, o Song Pee Nong Beach. Andamos de caiaque e foi tudo muito proveitoso! Depois desses dias em alguns pontos da Tailândia, voltamos para Bangkok, a capital, e seguimos para nosso próximo destino na Ásia.
Nesta viagem para a Tailândia alteraríamos um pouco o roteiro e incluiríamos uma parada em Koh Tao, que temos certeza que é um lugar incrível. Koh Samui é bonita, porém não tem águas cristalinas como em Phi Phi.
Confira o contato e as redes sociais do Blog Diário de Mochileira:
Nossos Serviços
Você escolhe o destino e a gente te guia.
Separamos algumas dicas e passo a passo para você planjar sua próxima viagem. Uma vez que você começar, não vai mais parar.
Não deixe de viajar porque esta sem tempo de planejar. Nós do Soul Viajero criamos o seu roteiro e você se preocupa em fazer as malas, viajar e relaxar.